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10 estratégias de e-mail marketing para usar no Natal

A Black Friday é um dia em que as promoções chamam as pessoas para o comércio e se tornou muito importante para o mercado. No entanto, a partir dele começa a contagem regressiva para o natal.

É a época em que as pessoas começam a procurar presentes para os seus entes queridos e amigos, de modo que se abre uma janela de oportunidade para as empresas faturarem mais e se posicionarem no coração dos clientes. Assim, o marketing é fundamental para tirar o maior proveito.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 10 estratégias de e-mail marketing para usar no Natal, de modo a ampliar a taxa de conversão e criar novas oportunidades de negócios. Confira!

#1 Foque no Natal

Quando falamos em final de ano, já estamos nos referindo ao Natal e ao Ano Novo, no entanto, são duas datas próximas, com significados completamente diferentes. Tenha em mente que o email marketing é uma estratégia de alta segmentação, e precisa ser pensada dessa maneira.

Nos tempos em que a atenção humana é menor que o tempo de atenção de um peixinho dourado, de oito segundos (Microsoft, 2013), é fundamental ser assertivo e direto na comunicação.

Quando colocamos um assunto genérico no corpo, a chance de ser ignorado é muito maior. Por exemplo, confira nossas promoções exclusivas de final de ano.

Esse enunciado evoca o término do ano, porém, no contexto do natal, o ano ainda não acabou. O foco é a data comemorativa. Então, Natal com 30% OFF, exclusivo para você, possui mais chances de atrair o olhar do leitor.

#2 Otimize o conteúdo para multiplataformas

Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Tecnologia da Informação e Comunicação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que 98,1% das pessoas acima de 10 anos de idade, acessaram a internet via smartphones.

Esse padrão se repete tanto na área rural, quanto nas grandes cidades. Dessa maneira, precisamos compreender que todos os clientes, para todas as áreas de atuação, estão com a mão no celular.

Ele se tornou uma ferramenta fundamental para resolver questões do dia-a-dia, tomar decisões de trabalho, ou simplesmente conversar com os amigos.

Não possuímos pesquisas confiáveis sobre a leitura de emails no Brasil através de smartphones, porém, podemos compreender a importância ao nos deparar com a realidade americana, na qual 73% da população lê email apenas pelo celular.

Ainda, 97% das pessoas por uma mensagem uma única vez, lembre-se da capacidade de atenção, e não irão salvar a mensagem para ler em uma tela maior mais tarde. É preciso que o seu conteúdo seja adaptável para ser consumido com naturalidade desde os maiores computadores, até os menores smartphones.

A criação de um layout responsivo é fundamental para o sucesso na sua campanha. Portanto, utilizar uma ferramenta de email marketing especializada nesse processo é essencial para colher bons resultados.

#3 Crie uma landing page otimizada

Tenha em mente que estratégias complementares ao email marketing, também fazem parte dele. Você não irá vender no corpo do email para receber o dinheiro e enviar o produto.

É preciso levar o usuário para fora da caixa de entrada, até uma página de alta conversão, com o copywriting adequado e os produtos altamente personalizados. Tenha em mente que é possível ter mais do que uma landing page, de modo que o seu cliente em potencial é levado para aquelas que representam maior valor.

De nada adianta um email campeão, altamente convincente e com muito valor agregado, se o seu cliente em potencial não consegue seguir com o contato. Ele precisa ter caminhos alternativos à mão, para então tomar uma decisão de compra.

Na outra ponta, a landing page (LP) de entrada também é fundamental. Nesse momento, ao entregar valor, você conquista o email do cliente para incorporá-lo na sua estratégia para o próximo ano.

Por exemplo, utilize LPs que liberam descontos e ofertas exclusivas, com a única exigência de preencher o endereço de email. A melhor estratégia é aquela capaz de unificar diversas metodologias com um único objetivo em mente.

#4 Ofereça valor, não produtos

O maior erro de qualquer campanha de email marketing é oferecer produtos, e não valor. Quando a sua mensagem é composta unicamente de links externos e ofertas, as chances de o cliente ignorar são muito maiores.

Ainda, se a linkagem não é feita da maneira correta e em excesso, você corre até mesmo o risco de ganhar uma passagem só de ida para a caixa de spam. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a sua mensagem deve possuir um campo muito claro no qual o seu cliente clica para sair da lista.

Se todo tempo a sua marca opta por oferecer produtos diversos, em algum momento fará a oferta errada, e o cliente pode se cansar e pedir para sair.

Oferecer valor é dar a razões pelas quais o cliente deve fechar negócio com a sua marca e não com a concorrência. É muito mais sobre entregar conteúdo educativo, informativo ou até mesmo exclusivo, para gerar engajamento e confiança, pois são essas duas coisas que realmente criam oportunidades de negócios.

Assim, precisamos reforçar que o segredo de como fazer email marketing é pensar fora da caixa de entrada. Depois que você conquistou a atenção do usuário e ele abriu a mensagem, outras estratégias assumem o papel principal, e o marketing de conteúdo é o mais relevante nesse cenário.

#5 Crie listas de sugestões

Nessa época do ano, além do natal, é muito comum amigo secreto da empresa, ou simplesmente presentear a equipe com uma lembrancinha. Cada caso é um caso, e possui diferentes configurações.

Dificilmente alguém daria um presente caro no amigo secreto, no entanto, a propensão a gastar é maior quando o presente é para um ente querido. Nesse cenário é difícil para a sua empresa saber o que o cliente precisa exatamente.

Em outras épocas do ano, a definição de persona é muito mais acertada. Afinal, conhecendo o público-alvo é possível traçar as preferências e desejos mais íntimos dos clientes em potencial.

No natal, as compras costumam ser para outras pessoas, e a partir desse momento a persona fica desfocada e a empresa perde a capacidade de desenvolver estratégias altamente segmentadas.

Pensando nisso, listas de sugestões cumprem dois papéis: o primeiro é de oferecer valor, ajudando o cliente a escolher produtos divididos em categorias, ou no grau de afinidade em relação a quem recebe o presente, quem sabe até mesmo pelo preço. Em segundo lugar, ofereça os seus produtos de uma maneira mais direcionada.

#6 Preste atenção nos atrasados

Já é um conhecimento público que a maioria das pessoas deixará para comprar na véspera do natal, tanto é que em algumas cidades o horário do comércio é estendido para próximo da meia noite.

Quando falamos de email marketing, é preciso ter em mente que se trata de uma estratégia com maior foco na conversão e engajamento. Se a pessoa está consumindo o seu conteúdo nesse meio, provavelmente está fazendo outras atividades em conjunto, portanto, crie estratégias que demonstrem a preocupação com quem deixa para cima da hora, para que possam se planejar.

Se o seu negócio é puramente online, dificilmente conseguirá enviar o produto a tempo para o natal. No entanto, como muitas pessoas procuram alternativas na véspera, o dia anterior é uma oportunidade para criar ótimas ofertas.

Ainda, como estratégia de diferenciação, é a chance de estruturar os processos logísticos para entregar na maior velocidade possível, com qualidade. A ferramenta de email marketing, nesse momento, serve como um lembrete para o usuário de que a data está próxima e ele ainda não tomou uma decisão.

#7 Inclua um CTA e descomplique o caminho

Campanhas de marketing que não possuem um call to action claro e altamente especializado, estão fadadas ao fracasso. É fundamental que a estratégia possua um conceito chamado continuidade.

Quando o seu email marketing entrega um material de alto valor na caixa de entrada de um cliente, sendo esse um espaço altamente disputado, não faz sentido que a comunicação acabe por ali mesmo. É preciso que haja pelo menos um link para uma landing page de conversão.

Ainda, outro erro frequente, que está associado ao CTA, é o caminho de venda obstruído. O final do ano costuma ser tumultuado. As empresas realizam fechamento. As pessoas começam a viajar e a se reunir.

A jornada do consumidor, portanto, deve ser o mais descomplicada possível. Essa, por si só, já é uma estratégia campeã.

O consumidor atual não quer perder tempo pesquisando alternativas ou navegando por páginas em sequência até encontrar o produto desejado. Se o seu objetivo é vender, leve direto para uma página de vendas.

#8 Implemente estratégias multicanais

Até aqui, você já deve ter compreendido que o email marketing é uma estratégia dentro do marketing digital, e só funciona quando opera em conjunto com outras modalidades, assim como qualquer outra.

Integrar a campanha com um sólido planejamento de redes sociais, é uma maneira de ampliar o alcance da marca. Essa integração pode ser feita de várias maneiras.

O CTA, elaborado anteriormente, pode levar para uma página de prova social. Esse é o termo dado para as páginas onde outros usuários deixam comentários e avaliações sobre produtos ou serviços.

Ao instigar o seu cliente a fazer o mesmo, gera engajamento e convence outras pessoas de que a sua oferta é realmente diferenciada e vale a pena ser analisada.

#9 Recorra aos testes A/B

Uma das maiores vantagens de uma campanha de email marketing é a capacidade de coletar dados. É possível compreender os melhores horários e dias da semana para entrar em contato, assim como a quantidade de pessoas que efetivamente abrem a mensagem.

Os testes A/B fazem parte de uma metodologia onde duas campanhas rodam simultaneamente, coletando dados. A que possui um melhor desempenho, segue para a próxima fase, enquanto a de menor efetividade é otimizada, para então ser novamente colocada a prova.

O interessante é que isso pode ser feito inúmeras vezes, de forma que dia após dia a sua estratégia tende a melhorar e ser mais eficiente.

Por exemplo, teste dois assuntos diferentes para um conteúdo exatamente igual.

  • Natal com 50% OFF;
  • 50% de desconto no Natal.

Assim, como as duas mensagens são idênticas, você saberá qual assunto performa melhor. Ao ter essa definição, começa a mexer nos outros critérios. Tenha em mente que as diferenças são sutis, pois se forem muito grandes, você perde a capacidade de analisar de forma pragmática e objetiva.

#10 Utilize uma ferramenta especializada

Estratégias de email marketing podem ser altamente eficazes, ou um fracasso. Pode posicionar a sua marca como referência na área de atuação, ou se tornar uma publicidade de interrupção, que cansa o consumidor.

Para acertar, é preciso usar metodologias e plataformas consolidadas e aprovadas pelo mercado.

Tenha em mente que o consumidor não tem tempo para esperar a sua mensagem carregar, portanto, é preciso aliar os recursos visuais a um layout acertado, com a agilidade necessária para ser consumidor.

As próprias plataformas de email compreendem essa necessidade, e tendem a jogar mensagens pesadas, incoerentes ou cheias de links desconexos, direto na caixa de SPAM. Se isso acontece, significa desperdício de recursos na certa.

Ainda, para alinhar o conteúdo às plataformas responsivas, pode ser exigido profissionais altamente qualificados em UX, ou experiência do usuário. Como alternativa de melhor custo-benefício, essas ferramentas possuem um alto valor.

O email marketing, por si só, pode não levar a lugar nenhum. É preciso incorporar outras metodologias para uma campanha realmente eficiente. O marketing de conteúdo, por exemplo, é indissociável.

Dessa maneira, estar na caixa de entrada do seu cliente é ter passe livre para entregar materiais importantes e que agregam soluções genuínas nessa data tão importante. Tenha em mente que se você possui o endereço do usuário, ele entregou uma das informações mais importantes nos dias de hoje, um dado pessoal.

Com essas 10 estratégias de email marketing para usar no Natal, a sua empresa pode se posicionar como uma marca relevante na área de atuação, não apenas para a data, mas para todo o ano que se inicia.

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