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16 dicas para escrever um email marketing que converte

16 dicas para escrever um email marketing que converte

Você está dando o seu melhor na hora de escrever o texto do seu email marketing, mas mesmo assim não está tendo as conversões que esperava? Elaborar um email marketing perfeito é tanto uma arte quanto uma ciência. Parte disso é entender como criar um texto de alta conversão. A boa notícia é que, quando você terminar de ler este artigo, saberá os segredos de como melhorar as conversões do email marketing para obter mais leads e vendas.

Confira as nossas dicas e aplique-as no seu próximo email marketing:

  1. Escreva uma linha de assunto poderosa

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Se você está se perguntando como fazer um bom email marketing, o melhor lugar para começar é com o assunto do email. O aperfeiçoamento da linha de assunto pode ser a diferença entre os destinatários abrirem seu email, excluí-lo ou, ainda pior, denunciá-lo como spam.

As pessoas abrem seus emails se acharem que serão beneficiadas ou se estiverem preocupadas em perder alguma oportunidade única. Claro, pode parecer muita coisa para expressar em uma única linha de assunto, mas é possível. Preste atenção na sua própria caixa de entrada e verifique o que o faz abrir certos emails, mas não abrir outros.

  1. Arrase no texto de pré-visualização

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Não é apenas o assunto que convence as pessoas a abrir seu email. O texto de pré-visualização também pode desempenhar um papel importante nessa tarefa. Essa é a parte do texto que informa os destinatários sobre o conteúdo do seu email.

Muitas vezes o texto de pré-visualização mostra parte da primeira linha do email. Tudo bem se for assim, mas se o texto mostra instruções sobre como ler o email online ou links que não podem ser clicados para seus perfis nas redes sociais, você está perdendo uma oportunidade. Com um texto de visualização de email de 35 a 140 caracteres essa é uma chance de vender seu produto que você não pode perder.

  1. Escreva para a internet

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Escrever um texto de email marketing é semelhante a escrever um texto para a internet. Isso significa que é importante:

– Seguir uma estrutura lógica;

– Manter os parágrafos curtos;

– Incluir uma ideia principal por parágrafo.

Sinta-se à vontade para usar marcadores e subtítulos para dividir blocos de texto e tornar seus emails escaneáveis.Coloque os pontos principais do seu email antes da dobra, para que seus leitores não precisem rolar a página para serem fisgados pelo seu conteúdo. Atraia a atenção do consumidor o quanto antes.

  1. Não grite, é deselegante e pode ser considerado SPAM

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Evite escrever apenas com letras maiúsculas e inserir vários pontos de exclamação na linha de assunto e no corpo do email. Escrever apenas com maiúsculas é o equivalente a gritar online, e o uso excessivo delas sugere que o email é na verdade um SPAM (email não solicitado). Isso prejudicará sua taxa de abertura de email. E se vários assinantes denunciarem seu email, isso também poderá prejudicar sua entregabilidade ou até mesmo colocá-lo na lista negra dos servidores de email.

O mesmo vale para enviar emails para usuários que não se inscreveram na sua newsletter: além de causar uma péssima impressão, essa prática pode prejudicar os seus envios futuros.

  1. Conheça o seu público

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Conhecer seu público para que você possa escrever um texto de email marketing que atenda às suas necessidades é uma ótima maneira de aumentar as conversões.

Use o que você aprende na análise dos relatórios e nas interações com os clientes para construir suas personas. Quando você conhece seus clientes, é muito mais fácil escrever um texto de email marketing que os faça querer clicar.

  1. Escreva seus textos para pessoas

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Se você realmente quer que os assinantes leiam e cliquem em seu conteúdo, precisa parecer uma pessoa real. Evite falar em marketês e mostre-se interessado nas opiniões e necessidades dos seus clientes, como se estivesse falando com alguém que está sentado do outro lado da mesa.

Não seja chato – não há uma regra que diga que os emails de uma empresa precisam ser secos. Use seus emails para despertar a imaginação dos leitores compartilhando uma visão privilegiada da sua empresa, histórias de clientes ou até mesmo uma história pessoal. Quando seus inscritos puderem imaginar-se em seu lugar, você começará a construir um relacionamento com eles.

  1. Escolha as palavras certas

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Quando você observa os melhores textos para email marketing, uma coisa se destaca. A escolha das palavras é crucial para que a leitura do seu email seja uma ótima experiência e, como a maioria dos emails é curta, cada palavra conta.

Se você quiser despertar a imaginação dos leitores, apelar para as emoções deles e levá-los a agir, você precisa:

– Usar analogias e outras técnicas literárias;

– Encher seu texto com palavras sensoriais para ajudar os leitores a ver e sentir a imagem que você está pintando com suas palavras;

– Mexer com seus leitores e inspirar ações usando palavras poderosas em sua linha de assunto, texto e CTA (call to action).

O que você não diz também é importante para criar confiança. Evite fazer falsas promessas e outras táticas baixas de marketing, ou você se arrisca a perder assinantes para sempre. A linha de assunto precisa corresponder exatamente ao conteúdo do seu email, ou os clientes se sentirão enganados.

  1. Use a psicologia na sua estratégia de email marketing

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Como seres humanos, nossos cérebros estão preparados para reagir de maneiras previsíveis a certos tipos de estímulos. É por isso que o uso da psicologia pode ajudar você a criar um texto de email marketing de maior sucesso e alta conversão.

Alguns dos fatores que fazem os leitores lerem e clicarem incluem:

– Medo de perder (FOMO, ou “fear of missing out”), porque nunca queremos perder nada. Por isso os descontos por tempo funcionam tão bem. Use escassez e urgência em seu email e mais pessoas irão clicar nas suas ofertas. Outro sentimento que funciona muito bem é a curiosidade;

– Escolha de cores, já que cores diferentes provocam diferentes reações. Você pode usar isso efetivamente nos botões do CTA, por exemplo;

– Imagens de rostos podem provocar as emoções mostradas nesses rostos ou direcionar o olhar para o CTA;

– A prova social (reviews, avaliações e outros materiais escritos por consumidores reais) diz aos leitores que pessoas como eles acham que sua empresa é ótima, o que os torna mais propensos a ler seus emails.

  1. Seja relevante

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Evite o marketing genérico e comece a trabalhar com o marketing segmentado. Afinal, você não enviará o mesmo email para um novo assinante e para um cliente fiel, certo?

O envio de emails relevantes melhora as taxas de abertura e cliques, portanto, a segmentação é essencial. Por isso, preste atenção a cada informação que o cliente compartilha com você, seja nas redes sociais ou através de pedidos anteriores. Isso o ajudará a criar conteúdo cada vez mais segmentado e relevante.

  1. Conheça seu objetivo

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Ainda sobre a segmentação, é uma prática recomendada ter um único objetivo – a única coisa que você deseja alcançar – para cada email. Isso ajudará você a focar seu texto naquilo que deseja que os leitores realizem. Lembre-se: se você tem várias metas, não tem uma meta real.

Por isso, ao planejar seus emails, concentre-se na ação principal que você deseja que os leitores realizem e edite seu texto com base nisso. Nem todo email precisa ter o objetivo de vender algo. Você pode enviar emails para compartilhar notícias sobre a sua empresa e fortalecer seu relacionamento com o leitor, por exemplo.

  1. Personalize sua campanha de email marketing

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Leia qualquer artigo sobre como escrever um texto de email marketing e você verá dicas de  personalização. É verdade que usar os nomes das pessoas nas linhas de assunto e no texto do email marketing chama a atenção dos consumidores, mas há mais na personalização do que isso.

A segmentação também afeta a personalização, porque cada segmento está procurando algo diferente nos seus emails. Você pode enviar emails diferentes dependendo da idade, sexo e localização do seu público-alvo, estejam eles procurando por produtos para comprar ou conteúdos para consumir.

  1. Deixe que os leitores conheçam você

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Outro aspecto da personalização é permitir que os assinantes saibam quem você é. A maioria das pessoas gosta de receber emails onde eles podem ver uma foto do remetente e onde há um remetente pessoal em vez de genérico. Mostre para eles que a sua empresa é feita por pessoas e humanize a sua marca.

Quando você adota essa abordagem, ajuda os assinantes a estabelecer uma conexão com você, que é o primeiro passo para ganhar conversões.

  1. Unifique seu conteúdo

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Nas melhores campanhas de email marketing, tudo está alinhado. O texto cumpre a promessa da linha de assunto, e o email cumpre a promessa do formulário e da landing page na qual os inscritos se registraram.

Por exemplo, se você estiver entregando um e-book para atrair leads, provavelmente terá uma foto do livro no formulário de opt-in e na landing page. Quando você envia o email de confirmação, provavelmente inclui o título do e-book e a mesma imagem novamente. Isso tranquiliza os leitores e mostra que eles estão recebendo o que foi prometido, o que começa a construir um relacionamento de confiança.

  1. Recompense seus leitores

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Qualquer guia de email marketing aconselhará você a recompensar os leitores por abrir seu email. Esse processo começa quando eles abrem o email e veem o que eles esperam depois de visitarem sua landing page ou lerem a linha de assunto.

Mas, para reforçar isso, você precisará de um bom texto para mostrar os benefícios obtidos e a comprovação desses benefícios. Muitas vezes, os emails podem incluir algumas estatísticas ou serem vinculados a um estudo de caso que dê aos leitores outro motivo para permanecer na sua lista. Ou você pode simplesmente oferecer um presente extra para agradecê-los por se inscreverem. Quem não gosta de ganhar alguma coisa, mesmo que seja algo simples como um chaveiro, uma caneta ou um desconto?

  1. Promova a ação

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Além da linha de assunto, o CTA é a parte mais importante da sua campanha de email marketing, porque é ali que os assinantes vão clicar, tomando a ação que você gostaria que eles tomassem.

Por isso, destaque o seu botão de call to action com um texto inspirador e uma cor contrastante, para que ele seja visto facilmente pelos seus leitores.

  1. Roube grandes ideias

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Não se preocupe: esse tipo de roubo é perfeitamente legal.

Você pode obter inspiração para emails de alta conversão inscrevendo-se nos boletins informativos dos seus concorrentes, ou em outros boletins informativos que interessam a você, para ver se eles estão fazendo algo que realmente chama a atenção. Adicione-os ao seu próprio arquivo pessoal para que você possa adaptá-los de acordo com sua própria estratégia de email marketing.

Outros lugares para encontrar boas ideias são sites como Quora ou Reddit, onde você pode conferir os tópicos sobre os quais as pessoas estão falando ou pesquisando. Use-os como inspiração para criar emails que abordem os principais problemas do seu público-alvo, oferecendo soluções.

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