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17 estratégias para vender mais com o email marketing

Apesar da ascensão das redes sociais nos últimos anos, o email continua sendo 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou o Twitter, segundo um estudo divulgado pela empresa de consultoria McKinsey. 72% das pessoas entrevistadas preferem receber conteúdo por email, enquanto apenas 17% preferem as redes sociais. Portanto, é óbvio onde você deveria estar investindo o seu tempo e dinheiro, não é?

O email marketing é uma maneira poderosa de se conectar com clientes em potencial e realizar vendas. Por isso, trouxemos algumas estratégias eficazes que você deve usar para gerar mais vendas para sua empresa. Continue lendo e veja seus resultados crescerem exponencialmente:

1. Ofereça algo de valor aos seus assinantes

Ofereça algo de valor aos seus assinantes

Todos os dias, dezenas (ou centenas) de empresas tentam chamar a atenção dos consumidores com emails bem diagramados e escritos com todo o cuidado. O que faz com que as pessoas cliquem para abrir determinados emails em detrimento de outros? Elas esperam encontrar valor nesses emails: um brinde, um conteúdo útil ou um desconto expressivo. Entregue isso a elas, e seus emails trarão muito mais resultados.

2. Otimize suas mensagens para dispositivos móveis

Otimize suas mensagens para dispositivos móveis

O futuro é dos smartphones – a venda dos desktops, ou computadores de mesa, estão caindo há anos. As pessoas não estão substituindo seus antigos PCs. Em vez disso, elas usam apenas seus tablets ou smartphones para navegar na internet, checar os emails e fazer compras.

54% dos emails são abertos no celular. Se as suas mensagens de email não forem otimizadas para celular, as pessoas as excluirão. E isso reduz suas chances de converter assinantes em clientes.

3. Reconquiste os assinantes inativos

Geralmente, é mais barato vender para clientes existentes do que conquistar novos. O mesmo se aplica ao email marketing: é mais fácil envolver os inscritos atuais do que tentar conquistar novos inscritos. Os assinantes atuais sabem muito mais sobre você do que os novos.

É normal que uma porcentagem de seus inscritos não interaja com suas mensagens, mas esses assinantes ainda podem se tornar clientes e até mesmo encaminhar seus amigos se você fizer a coisa certa.

Você pode reengajar assinantes inativos realizando enquetes e pesquisas. Prometa-lhes algo com antecedência e certifique-se de enviar brindes (ou materiais digitais) como recompensa por completar as pesquisas ou enquetes. Isso aumentará as conversões. O presente irá motivá-los. Além disso, as pesquisas também permitem que você aprenda mais sobre assinantes inativos.

4. Segmente seus assinantes

Segmente seus assinantes

Segmentar suas listas de email ajuda você a obter melhores taxas de abertura e cliques. Se você tem 1.000 pessoas inscritas em seu mailing, a maioria delas tem diferentes necessidades e interesses.

Vamos supor que você tenha um blog de marketing: alguns assinantes estariam interessados ​​em aprender sobre marketing de conteúdo, enquanto outros querem saber mais sobre otimização de mecanismos de busca. Você não pode satisfazer todos os seus inscritos com um conteúdo porque eles têm interesses diferentes. A segmentação possibilita manter pelo menos 80% de seus inscritos satisfeitos, já que ela ajuda você a enviar o conteúdo que cada assinante está interessado em ler.

5. Use automação

Use automação

A automação de email não apenas converterá leads em clientes em potencial. Ele irá encantar os clientes existentes e incentivá-los a usar seu produto. Isso irá impulsionar upsells, evangelismo e compras adicionais.

6. Personalize seus emails

Personalizar suas mensagens de email aumentará o engajamento e tornará seus emails mais relevantes e úteis para os clientes. Emails personalizados geram taxas de transação 6x mais altas, mas 70% das marcas não os utiliza. Ou seja, se você não está personalizando seus emails, está perdendo muitas oportunidades de vendas.

7. Envie conteúdo exclusivo

Envie conteúdo exclusivo

A exclusividade é uma poderosa tática de marketing que muitas marcas vêm usando há anos. A Apple usa isso – essa é uma das razões pelas quais é a empresa mais valiosa do mundo, apesar de ter apenas uma pequena participação no mercado de smartphones.

Com exclusividade, você pode conseguir mais assinantes de email e gerar mais vendas. A ideia pode ser criar um conteúdo exclusivo disponível apenas para seus assinantes de email, ou criar um produto apenas para sua lista de email.

8. Realize testes antes de enviar seu email marketing

Você deve testar continuamente suas mensagens de email. Teste o call to action, a linha de assunto, o layout, a personalização, o texto, o título, tudo. Escolha um ou dois elementos e veja como isso melhora as conversões.

É importante saber por que você está testando. Você pode testar o título para taxas de abertura. Você pode testar a imagem para taxas de conversão. E você pode testar o texto da call-to-action para as taxas de cliques.

9. Dê senso de urgência aos seus emails

Dê senso de urgência aos seus emails

Se seus emails colocarem os destinatários sob pressão para agir, você converterá mais inscritos em clientes. A urgência é uma característica fundamental do cérebro humano. Situações urgentes nos fazem agir muito rapidamente.

Uma das formas mais eficazes de criar urgência nos emails é definir um prazo para a sua oferta. Você também pode criar urgência através da escassez – use palavras como “agora”, “instantâneo” e “rápido” para incentivar os usuários a tomarem uma atitude rápida.

10. Use prova social

Use prova social

O conceito de prova social existe desde o começo da humanidade. Nossos ancestrais aprenderam importantes habilidades de sobrevivência imitando um ao outro.

Por exemplo, você vê um restaurante com zero avaliações no Facebook. Então você vê outro restaurante com centenas de avaliações positivas. Qual você escolhe? Sem dúvidas, aquele com mais avaliações. Prova social tem uma enorme influência sobre o que compramos. E suas mensagens de email marketing são um poderoso canal para usar a prova social!

Uma boa maneira de usar a prova social é compartilhar as histórias de sucesso dos clientes com seus inscritos por email.

11. Crie suspense

Crie suspense

Os chamados cliffhangers são usados ​​principalmente em filmes e livros de ficção. Mas os profissionais de marketing digital estão começando a explorar o poder dos cliffhangers.

O que é um cliffhanger? Segundo a Wikipedia, “um final cliffhanger é um artifício que apresenta um personagem principal em um dilema ou confrontado com uma revelação chocante no final de um episódio de ficção serializada”. Ou seja, cliffhangers são o que acontece no final de um capítulo de livro ou de um episódio que deixa você em suspense. As novelas usam muito isso, por exemplo.

Para fazer um assinante abrir seu email e ficar animado para abrir o próximo, você precisa de cliffhangers. Se os inscritos não estiverem animados para abrir seus emails, será difícil mantê-los ativos por muito tempo.

12. Escreva emails simpáticos de boas-vindas

Quando alguém se inscreve na sua lista de emails, é legal recebê-los com uma mensagem simpática. A mensagem de boas-vindas é como a primeira impressão, aquela que fica. Se você não os tratar surpreendentemente bem logo na primeira vez, correrá o risco de ser ignorado quando começar a enviar mensagens.

Você precisa fazer sua mensagem de boas-vindas ter uma impressão duradoura em novos assinantes. Pense em algo valioso que você pode usar para receber novos assinantes em sua lista de email, como frete grátis ou um cupom de desconto.

13. Use um call to action chamativo

Use um call to action chamativo

Um call-to-action (CTA) é o botão ou link que você coloca dentro do seu email que indica aos clientes potenciais onde clicar para comprar seu produto ou iniciar um teste gratuito. O CTA pode conter qualquer frase, como “Compre agora”, “Clique aqui”ou “Consulte gratuitamente”.

Conversão, receita e lucro dependem da eficácia do seu CTA. Mas quantos CTAs você deve ter por mensagem? Você pode repetir o CTA duas ou três vezes porque o tempo de atenção das pessoas é curto. Mas quando você tem diferentes CTAs que pedem coisas diferentes, torna-se difícil converter. Imagine enviar um email a uma pessoa ocupada e pedir para que ela facça muitas coisas ao mesmo tempo – o mais provável é que ela não faça coisa nenhuma.

14. Use a palavra “VOCÊ”

A palavra “você” é uma palavra poderosa. Faz muito sentido adicioná-la aos seus emails. Todo mundo divide sua correspondência em duas pilhas: A pilha A contém cartas que são (ou parecem ser) pessoais. A pilha B contém todo o resto: contas, catálogos, folhetos e anúncios impressos, entre outros. A coisa mais importante que você pode fazer ao criar uma campanha de marketing é certificar-se de que sua carta entra na pilha A. Ou seja, use a palavra “você” se quiser que os assinantes abram o seu email.

15. Integre o email marketing e as mídias sociais

Integre o email marketing e as mídias sociais

O email marketing é ainda mais poderoso quando combinado com o poder das redes sociais. A maioria dos seus assinantes de email estão nas redes sociais – aliás, não esqueça que seus concorrentes também. Entrar em mídias sociais para se conectar com seus inscritos lhe dá a oportunidade de construir um relacionamento mais forte com eles.

As pessoas não tomam decisões de compra com base nas informações obtidas de um único meio. Eles combinam diferentes mídias, como email + mídias sociais + resenhas + blogs + influenciadores. Portanto, é altamente recomendável expandir seus pontos de conexão com os assinantes.

Se você está publicando em plataformas sociais como Facebook, Twitter e Instagram, você deve pedir aos seus assinantes de email que o acompanhem lá. O Facebook permite segmentar sistematicamente seus seguidores e pessoas semelhantes a eles por meio de anúncios – tudo que você precisa fazer é enviar suas listas de inscritos no Facebook.

16. Continue ampliando o seu mailing

O email marketing permite envolver o público de uma forma criativa e personalizada que as publicações nas redes sociais não conseguem. Os emails de prospects e clientes são o maior ativo de marketing digital que qualquer empresa pode ter.

Diante de tantos algoritmos e suas constante mudanças, seu mailing é a única coisa em que você tem 100% de controle. O Facebook pode mudar as regras do jogo e esconder ainda mais as postagens de empresas, por exemplo. Ou o Google pode criar uma atualização de algoritmo que penalize seu blog. O Instagram pode ser ultrapassado por um novo concorrente, exigindo que você crie seu perfil e sua reputação na nova plataforma. O que isso significa? Começar tudo de novo.

Com o email, você sempre pode entrar em contato com sua lista dedicada de fãs que se importam com você e com o que você faz. Mas os emails se esgotam com o tempo. Algumas pessoas vão parar de se importar com o que você faz. Outras vão parar de usar seus emails e criar novos. E tudo isso reduz a qualidade da sua lista. E é por isso que você precisa continuar recebendo novas inscrições de vez em quando. Nunca pare de criar sua lista de email – no momento em que você para, sua lista começa a perder seu valor.

17. Envie seus emails no momento certo

Envie seus emails no momento certo

Levar as pessoas a abrir, clicar e compartilhar seus emails cria um efeito de bola de neve. Isso leva a mais tráfego, mais inscritos e mais conversões de clientes. Você pode ter tudo isso enviando seus emails nos horários certos. Os horários certos são quando seus assinantes atuais provavelmente abrirão, lerão e visitarão seu site. Ou até compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo CoSchedule, os melhores momentos para enviar emails são 6:00, 10:00, 14:00, 20:00, 22:00 e 00:00. Mas não envie apenas emails durante esses horários. Teste outras vezes também e analise as aberturas, os cliques e as visitas que você recebeu.

Gostou das dicas? Você tem algum segredo para vender pelo email marketing? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

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