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emails automatizados

18 emails automatizados que você poderia estar enviando para seus clientes

Rapidamente os emails automatizados tornaram-se parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz. Graças a eles, você pode alcançar seu público exatamente quando eles precisam e, consequentemente, são mais propensos a comprar.

Se você não está utilizando todo o potencial dos emails automatizados, provavelmente está deixando de aumentar as suas vendas. Mas nunca é tarde para começar! Confira as nossas dicas e inicie já a sua campanha com emails automatizados.

O que são emails automatizados?

Assim como as respostas de ausência temporária que você configura antes das férias, as campanhas de email marketing não precisam ser enviadas manualmente. O uso de autoresponders e fluxos de trabalho de automação de marketing permite enviá-los em intervalos de tempo específicos ou em resposta às ações de seu cliente.

Os emails automatizados podem ser enviados como uma mensagem individual ou como parte de uma campanha de email maior. Por exemplo, ao integrar novos clientes, em vez de enviar apenas um email, você poderia enviar uma série inteira, orientando-os um passo de cada vez, através dos detalhes do seu produto.

Os diferentes tipos de emails automatizados

Como você vai se comunicar com seu público-alvo depende de muitos fatores. Sua indústria, seu público-alvo e seus objetivos de campanha – esses e outros elementos afetarão a maneira como você deve entrar em contato com seus leads e clientes existentes para obter melhores resultados.

Para facilitar sua vida, fizemos uma lista com diversos tipos de emails automatizados! Continue lendo e confira.

1) Email de agradecimento

Email de agradecimento

Enquanto profissional de marketing, você pede constantemente aos seus assinantes que façam algo por você. Inscreva-se na nossa newsletter, faça o download desse e-book, preencha uma pesquisa, compre esse produto, entre outras coisas.

Agora imagine o mesmo cenário no mundo off-line. Se você pede a alguém para fazer algo por você, o mínimo que você pode fazer é dizer obrigado. É simples.

A melhor coisa é que não é tão difícil fazer isso online também. Tudo o que você precisa fazer é enviar um email de agradecimento automatizado logo após realizar uma ação. Para tornar a mensagem ainda mais agradável, você também pode adicionar um cupom de desconto ou frete gratuita. Os emails de agradecimento geralmente são enviados por meio de fluxos de trabalho de automação de marketing ou autoresponders. E eles performam muito bem: as sequências de email de autoresponder de mensagem única (que geralmente incluem agradecimento e emails de boas-vindas) têm uma taxa média de abertura de mais de 90%.

2) Emails de boas vindas

Por que enviar email de boas vindas? Porque eles geram uma taxa média de abertura de mais de 80% e uma taxa de cliques de mais de 25%.

Agradeça aos usuários por se inscreverem. Esse email também é uma boa oportunidade para estabelecer as regras do jogo: você pode informar qual será a frequência de envio e os assuntos que serão abordados em seus emails. Faça com que eles se sintam especiais.

3) Conheça a equipe

Conheça a equipe

Às vezes você vai querer se conectar com seu público. Apresentar sua equipe e as pessoas por trás de sua marca podem ajudá-lo com isso.

Um email do tipo “conheça a equipe” pode ser uma boa maneira de iniciar a conversa com o pé direito. emails automatizados como este são ótimos, pois provam que há um ser humano por trás da marca. Ele está tentando ao máximo, mas às vezes pode cometer um erro ou precisar da ajuda. E será mais fácil pedir um favor se eles o conhecerem pessoalmente!

4) Baixe o aplicativo e mantenha-se atualizado

Baixe o aplicativo e mantenha-se atualizado

Não importa se você tem uma loja online, um serviço de streaming ou um portal de notícias, vai querer que os seus clientes voltem sempre para mais. E não existe maneira melhor do que deixá-los saber que “há um aplicativo para isso”.

Deixe seus clientes saberem que eles podem acessar todas as informações e produtos favoritos mesmo quando estão viajando ou matando tempo nos smartphones. Se você não tiver um aplicativo, certifique-se de que seu site seja otimizado para dispositivos móveis.

5) Seu pedido está a caminho

Os emails de confirmação de pedidos e transações são populares entre as empresas de comércio eletrônico. Os clientes que estão esperando que seu pacote seja entregue provavelmente estão ansiosos – e às vezes até um pouco nervosos.

Se você puder fornecer conteúdo útil, por exemplo, sobre como usar melhor o produto, como cuidar dele, o que usar com ele, como trocá-lo, e assim por diante, você pode tornar essa espera muito mais agradável.

6) Dê a sua opinião

Se você quisesse descobrir algo novo sobre seu público-alvo, pra quem você perguntaria? Sua equipe de atendimento ao cliente, sua equipe de vendas ou talvez o pessoal de marketing? Por que não ir direto para a fonte e conversar com seus clientes?

Se você quiser saber mais sobre seu público, apenas converse com eles. Envie um email automático com uma pesquisa e você poderá descobrir rapidamente suas necessidades e preferências.

7) Avalie sua compra

Avalie sua compra

Manter-se em contato com os clientes mesmo depois da compra é uma excelente maneira de impressioná-los. Você pode fazer isso pedindo que eles avaliem a compra em seu site – basta enviar um email pós-compra automatizado solicitando que deixem um comentário.

Pedir resenhas de produtos tem outra vantagem: você pode usar as informações coletadas para tornar suas mensagens de marketing ainda mais convincentes com prova social!

8) Conheça os produtos com melhor classificação

Exibir seus produtos com melhor classificação tem muitas vantagens. Por um lado, é ótimo para persuadir novos leads a fazer sua primeira compra e iniciar a conversa Também é útil descobrir em quais categorias de produtos eles estão interessados.

Os emails que usam a classificação do cliente também estão fazendo uso da prova social. Como 88% dos clientes confiam nas resenhas online, é natural que você queira usá-las em sua comunicação para torná-la mais eficaz.

9) Recomendações para você

O objetivo do marketing é agregar valor e apresentar ofertas relevantes para o seu público. Isso significa produtos ou serviços que não apenas resolvem seus problemas, mas também aqueles que eles desejam.

Se você realmente deseja agregar valor aos seus clientes, precisa prestar muita atenção em como eles interagem com sua marca. Quais produtos eles observam quando navegam no site e quais eles compram. Você precisa ligar os pontos e fazer recomendações que sejam adaptadas às suas necessidades.

10) Atualizações no Blog

Atualizações no Blog

Se você está no mercado do comércio eletrônico, é provável que tenha um blog. Não apenas para escrever posts, mas para atrair novos públicos para o seu site ao responder suas dúvidas e resolver seus problemas.

Esteja ciente de que se você vai ter um blog, também deve enviar atualizações automáticas para sua lista de emails. Os emails RSS automatizados obtêm 20% mais taxas de abertura do que os seus boletins informativos típicos.

11) Convites para webinars

Uma das melhores táticas para construir relacionamentos autênticos com seus clientes são os webinars. Eles ajudam você a criar credibilidade, autoridade e o melhor de tudo: você mostra à sua audiência que sua empresa tem como objetivo ajudá-la, não apenas vender para ela.

O sucesso dos seus webinars será diretamente proporcional ao número de usuários que se registram para o seu evento. Para garantir que você atraia o maior público possível, use todos os canais e táticas disponíveis, incluindo publicidade paga e email marketing. Os emails são particularmente úteis ao organizar seminários online, porque você pode enviá-los automaticamente a qualquer pessoa que possa estar interessada em participar de sua apresentação.

12) Lembretes de eventos

Lembretes de eventos

Simplesmente convidar seus seguidores para o evento não adiantará se você realmente quiser que eles convertam. Não faz mal enviar um lembrete automático para informar que o evento está prestes a começar e explicar como ele pode acessá-lo.

Envie um email alguns dias antes se o evento for off-line e no mesmo dia se estiver acontecendo online. Certifique-se de reservar tempo para conversar com os usuários e responder qualquer questionamento que eles tiverem. As chances de fazerem negócios com sua empresa aumentarão significativamente.

13) Emails de reativação

Mesmo que seja algo importante para elas, as pessoas muitas vezes desistem das coisas que começam. Eles param de correr, param de comer de forma saudável ou de assistir a sua série de TV favorita. O mesmo vale para seguir marcas. Eles podem ser fãs, mas podem parar de visitar seu site ou ler seus emails.

Isso não significa que você precisa aceitar esse fato. Você pode fazer algo: use a automação de email para executar uma campanha de reengajamento. Envie um email toda vez que alguém deixar de abrir suas mensagens por um determinado período de tempo. Lembre-os por que se inscreveram e recompense-os com um incentivo especial que roubará seus corações novamente.

14) Seu cupom vai expirar em breve

Seu cupom vai expirar em breve

A maioria das empresas de comércio eletrônico tenta recuperar seus clientes com cupons de desconto. Há, no entanto, um problema com códigos de desconto, cupons e outros incentivos semelhantes. Se eles forem usados ​​com muita frequência, eles não apenas reduzirão suas margens, mas também vão deixar seu público mal acostumado.

É por isso que você precisa usar cupons com sabedoria. Se eles são valiosos, não podem ser entregues como panfletos. Você deve não apenas oferecê-los com menos frequência, mas também lembrar seus usuários quando a data de vencimento do código se aproximar. Usar a automação de marketing para enviar um lembrete automático sobre o vencimento do cupom é uma boa tática que pode ajudar você a aproveitar ao máximo seus incentivos.

15) Acompanhamento pós-evento

Não descanse imediatamente após o fim do evento ou conferência que você realizou. Esse é o melhor momento para se aproximar das pessoas que participaram e efetuar vendas.

Parte desse trabalho pode ser feito com a ajuda da automação de email. Uma mensagem de agradecimento, uma oferta de demonstração, um relatório que você prometeu ou uma pergunta sobre a experiência do público podem ser excelentes pontos de partida para conversas. O melhor de tudo é que esse tipo de comunicação não é intrusivo.

16) Emails de aniversário

Emails de aniversário

No mundo de hoje, aniversário significa presentes. Mesmo que não estejamos felizes em ficar um ano mais velhos, esperamos receber algo interessante. Seja da nossa família, dos amigos ou até de nós mesmos.

Ao enviar uma mensagem de feliz aniversário, você pode desejar tudo de bom e oferecer um bom desconto para que eles possam se satisfazer fazendo compras com você. Tudo o que você precisa fazer é coletar os aniversários de seus inscritos!

17) Emails de abandono de carrinho

Mais de 68% de todos os carrinhos de compras online estão abandonados, de acordo com um estudo da SaleCycle. É um problema sério para a maioria das empresas de comércio eletrônico, mas não é impossível corrigir: é possível recuperar carrinhos abandonados usando os chamados emails de abandono de carrinho.

Eles podem melhorar sua taxa de conversão, especialmente se seus clientes estiverem genuinamente interessados ​​na oferta. Os emails de abandono de carrinho funcionam bem porque são oportunos e relevantes. Se você quiser que eles tenham um impacto ainda maior, também pode adicionar frete grátis ou um cupom de desconto a uma dessas mensagens, e verá que alguns de seus clientes terão prazer em fechar negócio.

18) Mensagens de Upselling

Mensagens de Upselling

Os profissionais de marketing sempre querem mais. Eles querem que os usuários comprem com mais frequência, coloquem mais produtos em suas cestas e gastem mais quando fizerem o pedido. Não é de surpreender, já que estamos nos esforçando para obter um ROI mais alto.

Uma tática bem-sucedida que pode ajudar a obter resultados mais altos é chamada de upselling. Isso é mais comum com o uso de elementos adicionais que aparecem na hora de fechar uma compra, mas também pode ser usado em suas mensagens de automação por email. Tudo o que você precisa fazer é enviá-las no momento certo. Emails de upselling são populares entre sites de hospedagem, como Booking.com ou Airbnb, e o objetivo é convencer os assinantes a gastar mais em seus serviços. Mas não pense que eles só funcionam nesse segmento, você também pode aumentar seu faturamento com essa tática!

Gostou das dicas de emails automatizados? Você já utiliza a estratégia? Conte pra gente nos comentários!

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