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20 coisas que você não sabia que pode fazer com o Google Analytics

O Google Analytics, ferramenta do Google que mede o número de visitas em websites, é cada vez mais popular entre os profissionais de marketing e praticamente desbancou os outros contadores do mercado.

De fácil instalação e com a capacidade de registrar o comportamento de visitantes em blogs, e-commerces e outros projetos na internet, o Analytics conta com uma série de funcionalidades que são desconhecidas da maioria dos usuários.

São ferramentas que podem ajudar muito a entender quem é o seu público e quais são os pontos fracos e fortes do seu projeto. Por isso, hoje trazemos uma lista preparada pelo Marketing Zen de 20 funcionalidades que você deve conhecer no Google Analytics. Confira:

  1. Importar dados de outras fontes

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Precisa de um painel central com todos os seus dados de marketing em um só lugar? O Google Analytics possui uma função de Importação de Dados que permite que você combine dados de outras fontes, dando-lhe um panorama completo dos resultados de seus esforços de marketing.

  1. Ver dados de tráfego em tempo real

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Quantas pessoas estão no seu site agora? Faça login no Google Analytics e você poderá assistir o tráfego de visitantes em tempo real na tela do seu computador. Em quais páginas estão? Onde eles estão demorando? Pode ser extremamente informativo assistir seu tráfego em tempo real.

  1. Descobrir a localização geográfica de seus visitantes

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O GA pode mostrar-lhe onde suas atividades de marketing estão causando impacto. Isso permite que você veja os países e as cidades onde seus visitantes estão localizados. Você pode se surpreender ao saber que sua mensagem de marketing está ressoando com pessoas em locais inesperados – e poderá usar essas informações para ajustar sua estratégia.

  1. Ver quais dispositivos seus usuários estão usando

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O Google Analytics permite que você veja se seus visitantes são principalmente usuários de dispositivos móveis ou de computadores de mesa – o que lhe dá uma visão de como é importante ter um site responsivo. Mas, mais do que isso, o GA permite que você saiba quais os tipos de dispositivos que estão usando, inclusive a marca e os sistemas operacionais.

  1. Conferir os canais do seu tráfego

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Se você tem dúvidas se suas estratégias de marketing têm sido mais bem sucedidas com os motores de busca ou nas mídias sociais, o Google Analytics irá mostrar-lhe exatamente quais canais estão enviando tráfego.

  1. Conferir o caminho que os visitantes percorrem no seu site

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Ao clicar em Fluxo de comportamento no GA, você poderá ver cada etapa que os visitantes percorrem quando visitam seu site, desde a página que os trouxe até qual delas os fez ir embora. Estes dados são inestimáveis, dando-lhe uma visão sobre o que atrai o seu tráfego, o que mantém seu interesse e quais páginas você ainda precisa trabalhar.

  1. Classificar as páginas por popularidade

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Você também pode ver as páginas mais populares e visitadas em seu site. Esses dados fornecem uma compreensão mais profunda do tipo de conteúdo que é bom com o seu público. Talvez as mensagens sazonais do blog tragam tráfego, mas as páginas informativas não – ou vice-versa. Os números preparam sua estratégia de conteúdo para você.

  1. Acompanhar seu desempenho no comércio eletrônico

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Você terá que configurar o rastreamento de comércio eletrônico manualmente dentro do GA – mas, uma vez que você fizer isso, o Google Analytics manterá abas na atividade de vendas em seu site, desde quais são os produtos mais vendidos até eventuais devoluções e reembolsos.

  1. Conferir suas taxas de conversão para outros objetivos

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Mais uma vez, você precisará configurar isso manualmente dentro do GA, mas, uma vez que você estabeleça suas metas, o Google Analytics irá acompanhar o número de visitantes que estão se convertendo.

  1. Rastrear os cliques no seu site

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O Google Analytics realmente acompanhará todos os cliques ​​das páginas do seu site, para que você possa ver o que está funcionando ou não – e ajustar o que for necessário.

  1. Segmentar seu tráfego para obter mais informações

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Você também pode segmentar seu tráfego no Google Analytics, dividindo-o com base na fonte de tráfego. Ao fazer isso, você tem uma visão muito mais detalhada de quais grupos estão fazendo o quê e quais páginas do seu site estão funcionando com cada grupo.

  1. Ver os interesses dos seus visitantes

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Você pode descobrir  informações valiosas sobre cada um de seus visitantes. Seus interesses, por exemplo, e até mesmo suas profissões. Esses dados também podem ser inestimáveis ​​para determinar como ajustar sua abordagem de marketing para atraí-los de forma mais eficaz.

  1. Verificar os resultados de suas campanhas de marketing de longo prazo

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Quer se trate de uma campanha paga do AdWords ou de posts nas redes sociais, você pode acompanhar seus resultados no Google Analytics facilmente. Você só precisará adicionar um código de rastreamento no final da URL e o GA poderá rastrear o tráfego para essa página.

  1. Verificar os resultados de campanhas rápidas

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Com o rastreamento de tráfego em tempo real da GA, você pode assistir ao desempenho de campanhas de marketing curtas para descobrir o que funciona e o que não funciona.

  1. Conferir em tempo real os resultados de posts nas redes sociais

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Você acabou de postar uma nova foto no Facebook? Ou postou uma divulgação do seu site no Twitter? A visão em tempo real do tráfego da GA permitirá que você assista enquanto as pessoas começam a se envolver com seu conteúdo.

  1. Testar alterações no site

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Você pode fazer alterações no seu site e, em seguida, rastrear exatamente como eles estão afetando o comportamento do seu tráfego em tempo real. Eles estão levando a mais conversões, ou menos? As respostas irão dizer-lhe como ajustar o seu site.

  1. Criar seus próprios grupos de canais para rastrear fontes de tráfego

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O Google Analytics oferece categorias de canais para rastrear as origens do seu tráfego, mas você também pode criar seus próprios grupos de canais únicos para rastrear e determinar quais estratégias são mais eficazes para atraí-las para o seu site.

  1. Conferir a velocidade do seu site

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Já que a velocidade de carregamento do site faz parte do algoritmo do Google, esta é uma coisa importante para verificar. Se o Google Analytics indicar que leva mais de três segundos para carregar o site, você precisará tomar medidas para acelerá-lo.

  1. Rastrear o abandono do carrinho

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Uma das coisas mais importantes que a GA pode fazer para sites de e-commerce é ajudá-lo a determinar o ponto em que os visitantes estão abandonando seus carros. É na página de envio? No pagamento? Ao ter acesso a essa informação, você pode tentar lançar campanhas de descontos ou frete grátis.

  1. Rastrear o abandono de formulário

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Se, para você, uma conversão significa preenchimento de um formulário em seu site, o GA pode ajudá-lo a ver quais campos estão sendo preenchidos e em que ponto seu formulário está sendo abandonado. Isso pode ser inestimável na compreensão do comportamento do usuário para aumentar as conversões.

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