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4 tendências de SEO e conteúdo que todo profissional de marketing deve conhecer

O marketing de conteúdo é uma das grandes tendências do mundo da comunicação. Muitas empresas produzem artigos, vídeos e infográficos, entre outros formatos, para atrair novos leads. Porém, uma pesquisa realizada pela BrightEdge entre 252 das 500 empresas no ranking Fortune 500, revelou que nem todo mundo está tendo um bom resultado com o marketing de conteúdo.

Segundo os profissionais de marketing entrevistados (71% deles, para sermos mais exatos), muitos dos conteúdos produzidos não geram engajamento. Apenas 9% dos entrevistados relatam engajamento em mais de ¾ dos artigos publicados, o que é um número preocupante.

Afinal, todos nós desejamos que os nossos conteúdos sejam consumidos, e que também tragam um retorno interessante para a marca. O marketing de conteúdo deve apresentar um desempenho positivo. E a solução para trazer mais engajamento para o seu blog ou site está naquelas três letrinhas mágicas: SEO, ou Search Engine Optimization.

Por isso, hoje trazemos algumas das tendências mais atuais de SEO para marketing de conteúdo para que você aplique na sua estratégia. Confira:

1 – Convergência entre SEO e conteúdo

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Muitas empresas ainda encaram a criação de conteúdo e o SEO como duas práticas separadas, com profissionais distintos cuidando de cada frente. Porém, o conteúdo e o SEO devem andar de mãos dadas para que você tenha um bom resultado com os conteúdos que produz.

Os hábitos de pesquisa revelam informações preciosas sobre as intenções dos consumidores, o que pode fazer com que você produza conteúdo de maneira mais inteligente e assertiva. Pare de produzir conteúdo que não atrai visitas para o seu site, e foque em responder às perguntas dos seus consumidores. Otimizar o seu conteúdo permitirá que os clientes em potencial descubram e consumam o seu conteúdo de maneira orgânica, o que impulsiona 51% do tráfego nos sites, segundo a pesquisa da BrightEdge.

Conversões, engajamento e tráfego são as três métricas mais importantes para rastrear o desempenho do conteúdo, de acordo com a pesquisa realizada entre profissionais de marketing das maiores empresas do mundo.

A convergência entre o marketing de conteúdo e as iniciativas de SEO é o que ajudará as marcas do futuro a alcançar esses objetivos. Isso aumentará tanto as conversões quanto o engajamento, ao levar mais tráfego no seu site.

Por isso, é importante que você invista em SEO antes (e não depois) do lançamento de conteúdo: uma melhor integração desde o início levará a melhores resultados. Considere também a criação de micro conteúdo: pequenos textos são mais otimizados para pesquisas específicas dos clientes do que os conteúdos mais pesados como webinars, relatórios de pesquisa e estudos de caso, por exemplo.

2 – Conteúdos que geram engajamento

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Conteúdo que não é envolvente – em termos de tráfego, conversão e receita – não irá converter ou posicionar bem nos motores de busca. Simples assim.

Para o Google, as métricas de engajamento, como a taxa de cliques e o tempo no site, podem impactar positivamente seus rankings de pesquisa orgânica (embora indiretamente). No Facebook, a história é a mesma. O conteúdo que atrai o maior envolvimento (compartilhamento, comentários e reações) obtém mais visibilidade nos feeds de notícias de mais pessoas.

Para gerar engajamento, compreenda o que os consumidores desejam: agora é hora de criar conteúdo inteligente. Ou seja, crie conteúdo sobre tópicos e tendências relevantes para o seu público, e otimize-o para que seja facilmente descoberto.

Escreva títulos que atraem o engajamento. Entregue o que promete no título: depois de ganhar o clique, seu conteúdo deve ter a melhor resposta, ser o recurso mais útil e ajudar os consumidores a resolver um problema.

A chave para o conteúdo sucesso é alinhar o conteúdo que você cria com as expectativas dos usuários. O objetivo principal deve ser melhorar a vida do seu cliente e só depois disso aumentar as suas vendas.

3 – Conteúdo local

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A revolução hiperlocal já chegou. 51% dos entrevistados na pesquisa da BrightEdge disseram que otimizar o conteúdo para o local era uma prioridade. Ainda assim, quase metade não está priorizando a criação de conteúdo efetivo para o público localizado, que chega até seu conteúdo através de dispositivos móveis.

Quase um terço de todas as pesquisas móveis estão relacionadas à localização, de acordo com ThinkwithGoogle. Se o seu conteúdo não corresponder a essa intenção local, seu conteúdo será mais difícil de encontrar através da pesquisa, o que significa que seu público não o consumirá.

Portanto, é fundamental otimizar seu conteúdo para localização e para dispositivos móveis. Os consumidores esperam conteúdo que seja localizado e otimizado, e eles também esperam que esse conteúdo seja carregado rapidamente.

4 – Buscas por voz

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A busca por voz é a próxima grande tendência. Quer dizer, talvez. Mesmo que as pesquisa por voz somem pelo menos 20% de todas as buscas móveis do Google, e 31% dos entrevistados na pesquisa acreditem que a busca por voz é a próxima grande “moda”, aproximadamente 62% dos profissionais de marketing dizem que não têm planos para se preparar para a busca por voz.

Essa falta de interesse na busca por voz tem o potencial de ser um problema sério. Afinal, até 2020 50% dos consumidores irão interagir com a tecnologia ativada por voz, de acordo com a ComScore. Faltam apenas três anos!

Por isso, é importante alinhar o seu conteúdo com os interesses dos clientes no momento certo da jornada de decisão. Por exemplo, a maior parte das consultas de pesquisa de voz é de natureza conversacional. Sendo assim, entender o motivo por trás de uma pergunta de pesquisa é importante para adaptar seu conteúdo para respostas de voz.

Mantenha sua empresa visível criando conteúdo que responda perguntas sobre palavras-chave e tópicos de alto valor que importam para sua marca. Fornecer respostas rápidas, relevantes e rápidas são essenciais para o sucesso da pesquisa por voz. Estruture seu conteúdo de modo a fornecer o valor de SEO tradicional e garantir que um mecanismo de voz reconheça e entenda o contexto e o significado do conteúdo.

 

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