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5 dicas imperdíveis para multiplicar seus negócios em tempo real

Vivemos em um mundo altamente conectado, onde a troca de informação acontece de forma instantânea e massiva através da Internet. Mas não são apenas a conversa e a interação entre usuários que vêm caracterizando este cenário marcado pela incessante mutabilidade de sua estrutura. Muitos negócios têm aproveitado as facilidades oferecidas pela rede para melhorar seu desempenho frente ao público.

A título de exemplo, o e-commerce, ou comércio eletrônico, apresentou faturamento de quase 60 bilhões de reais no último ano. O sistema de vendas não-presencial se mostrou um grande atrativo por aliar variedade com a comodidade no serviço oferecido ao cliente. Afinal, nada pode ser mais confortável do que realizar e receber suas compras sem precisar sair do lar.

De olho na tendência de crescimento desta modalidade de negócios, mais e mais empresas vêm ingressando no mundo digital para oferecer seus produtos e serviços. O objetivo central destas companhias é aproveitar a natureza instantânea da internet para multiplicar seus rendimentos em tempo real. Os resultados em curto e médio prazo podem surpreender. Além disto, as possibilidades não se limitam ao comércio eletrônico, já que a rede permite aprimorar praticamente qualquer tipo de negócio existente.

Se você possui um serviço ou produto e pretende aumentar sua abrangência através da web, continue a leitura do nosso artigo. Abaixo listamos 5 dicas imperdíveis para multiplicar seus negócios em tempo real com ajuda da internet.

1) Invista no Marketing Digital

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Já se foram os tempos em que um anúncio em revista ou televisão eram o ápice da publicidade de uma empresa. Além de muito custosos, os anúncios tradicionais careciam da capacidade de segmentação precisa trazida pelas tecnologias digitais.

Se o seu negócio possui um bom posicionamento em buscadores como o Google, por exemplo, o provável é que o retorno para o seu investimento seja maior e mais imediato do que nas propagandas tradicionais.

Técnicas como o SEO, a otimização para motores de busca, são essenciais para gerar conversões no mundo digital. É claro que para isto é essencial que o seu serviço ou produto já possua um site estabelecido na internet. Mesmo negócios que não possuem na rede o seu foco de funcionamento investem em páginas online para trazer informação e novidade aos seus potenciais clientes.

Por conta disto, lembre-se de que o seu local na rede é o seu cartão de visitas virtual, e pode ser sua maior fonte para contato e captação de novos clientes.

2) Facilite a sua vida com o uso de aplicativos

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Se o seu foco principal é o aumento de vendas, fique atento aos aplicativos que podem incrementar a produtividade no funcionamento do seu negócio. Muitas empresas já adotam o uso do WhatsApp para melhorar o relacionamento em tempo real com o cliente. Também podem ser usadas ferramentas mais sofisticadas como o Skype para este fim. Já para a comunicação interna entre a equipe do seu negócio, pode ser usado o aplicativo gratuito Slack.

Se o que você busca, no entanto, é um melhor gerenciamento de dados dos seus clientes, o Pipedrive pode ser uma boa opção. O sistema possui até mesmo uma versão para pequenas empresas, com custos mais modestos de aquisição. O aplicativo é uma das melhores ferramentas para gestão de relacionamento com o cliente, permitindo acompanhar o estágio do “funil de vendas” em que se encontra cada potencial comprador.

Outra ferramenta gratuita que pode ser de grande utilidade para sua equipe é o Trello. Com ele é possível organizar as tarefas diárias do seu negócio. Também é possível inserir notas e lembretes no programa, além de compartilhar arquivos através do Google Drive e Drop Box. O aplicativo reduz a necessidade de envio de e-mails e uso de planilhas para a comunicação interna, melhorando o diálogo em tempo real da sua empresa.

3) Use as redes sociais a seu favor

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Hoje em dia nenhuma marca de sucesso perde a chance de melhorar o relacionamento com seus clientes através das redes sociais. O engajamento, fruto da abrangência do meio, já é algo sem comparativos no ambiente off-line. Plataformas como Twitter e Facebook permitem não apenas manter um diálogo com o seu público, mas também permitem criar campanhas atrativas para divulgação do seu negócio.

O melhor é que tudo isto acontece em tempo real. Com um bom planejamento de campanha para redes sociais é possível aumentar o alcance da sua marca de forma exponencial. Além disto, as redes sociais fomentam a propaganda boca-a-boca. Um serviço ou produto indicado por uma pessoa de confiança pode ser fator determinante para que as pessoas invistam na sua marca.

E não é só através do alcance orgânico que sua empresa ficará mais conhecida. Através da ferramenta Facebook Ads você pode usar os dados da rede para exibir anúncios para o seu público alvo. É possível segmentar os usuários por localidade, gênero, idade e até gostos ligados a uma determinada palavra-chave.

4) Fique de olho nas métricas

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Tenha sempre à sua disposição uma ferramenta para medir os alcances digitais do seu negócio. Um relatório de estatística para o seu site pode ser muito útil em termos de análise demográfica, por exemplo. O serviço pode fazer parte do seu servidor de hospedagem ou ser usado de forma gratuita através do Google Analytics.

Monte com o auxílio desta, e de outras ferramentas de acompanhamento de métrica, uma sólida base de dados, com atualizações diárias. Invista também em pesquisas de satisfação para melhor entender as necessidades do seu público alvo.

5) Entenda a importância do E-mail Marketing

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Se você sabe para quem deseja vender e aquilo que deseja comunicar, vale investir em uma campanha através de mailing. A técnica ajuda tanto na prospecção de clientes, quanto na comunicação com fornecedores e parceiros.

É muito comum iniciar este processo através do próprio site da empresa. Um exemplo é quando deixamos para o usuário a opção de cadastro para recebimento de novidades. Promoções e sorteios também podem ser uma boa forma de iniciar uma lista de endereços interessados em seus serviços e produtos.

Para quem deseja investir nesta opção, a Nitro Marketing Digital possui uma ferramenta especialmente desenvolvida especialmente para a função. O Nitronews E-mail Marketing e possui até mesmo integração com Twitter e Facebook para melhorar a eficácia do mailing. A ferramenta não apenas possui fácil manuseio, mas também entrega 30 tipos de relatórios diferentes para você.

Mas não se esqueça de que o recurso deve ser usado de forma ética. Os destinatários da sua campanha devem ter autorizado o recebimento de sua propaganda eletrônica. O cliente é o seu maior patrimônio, e por isto deve ser respeitado. Portanto, aproveite o e-mail marketing como ferramenta para criar um relacionamento com seu público alvo.

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