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6 benefícios do Marketing Interativo no Email Marketing

O e-mail marketing se apresenta hoje como uma solução fundamental para a marca que busca alcançar com maior velocidade seus objetivos, como aumentar o número de clientes e vendas. Não é à toa que, diariamente, inúmeros e-mails marketing são enviados para milhares de clientes. A título de informação, a média global de envio de e-mails marketing é de 1,38 milhão.

No entanto, inovar na forma de elaborar e executar a estratégia de e-mail marketing é fundamental para que se obtenha maior sucesso. Uma forma de alcançar isso é colocando em prática o marketing interativo no e-mail marketing.

Para quem ainda tem dúvida, marketing interativo é uma estratégia que busca potencializar o engajamento do consumidor nas mídias sociais, de uma forma geral, bem como nas estratégias de marketing desenvolvidas por uma empresa, como é o caso do e-mail marketing.

Para conhecer alguns benefícios do marketing interativo no e-mail marketing, continue a leitura. Aqui, apresentamos seis.

1. Aumenta o engajamento do seu cliente/potencial cliente

Como destacamos, a essência do marketing interativo é justamente promover a interação entre seu conteúdo e seu público, fazendo com que este desenvolva ações projetadas pela sua estratégia de e-mail marketing. Com isso, você tem um público mais engajado, disposto a desenvolver as ações de interação sugeridas pela sua estratégia de marketing.

Por exemplo, o cliente pode se engajar em seu e-mail marketing respondendo a um questionário sugerido no conteúdo. Pode ainda deixar um comentário em uma página ou site indicado no conteúdo do e-mail marketing.

O engajamento do público é uma boa maneira de se verificar o desempenho de uma estratégia de e-mail marketing.

2. Pode ajudar na conversão de leads

A adoção do marketing interativo no e-mail marketing também pode ajudar sua empresa a converter mais leads em clientes. Hoje, é importante dizer, os consumidores estão sem paciência para táticas antigas de geração de leads, como, por exemplo, pop-ups. Esta estratégia, sem dúvida, tende a afastar mais o consumidor do que atraí-lo para perto da empresa.

Diante disso, a adoção do marketing interativo no e-mail marketing se apresenta como uma estratégia essencial. A sua equipe de marketing pode se utilizar dos fundamentos do marketing interativo para desenvolver uma estratégia de e-mail marketing poderosa, no sentido de melhorar sua conversão sem ter que recorrer às táticas antigas, a exemplo da que citamos.

3. Torna sua estratégia de e-mail marketing mais atrativa

De uma forma geral, a aplicação do marketing interativo no e-mail marketing pode fazer com que tal estratégia se torne muito mais atrativa. Afinal, é um caminho que pode resultar na melhoria da experiência do consumidor, ou melhor, do lead de sua empresa.

Nesse sentido, é importante evidenciar que a aplicação do marketing interativo no e-mail marketing torna o conteúdo mais interessante de se ler e, muitas vezes, pode até mesmo colaborar para que o lead tome uma atitude diante do conteúdo interativo lido.

4. Contribui para o aumento das vendas

Quando se trata de aplicar o marketing interativo no e-mail marketing, uma coisa leva a outra e, neste caso, é um caminho que pode contribuir para o aumento das vendas de sua empresa.

Quando o conteúdo do e-mail marketing é interativo, ou seja, conta com comandos que estimulam o lead a interagir por meio de ações como deixar comentários, responder a um questionário ou fazer qualquer outra ação pedida no conteúdo, ele se aproxima mais da marca e pode comprar seus produtos ou serviços. Com isso, ela aumenta suas vendas.

Aumentando suas vendas, a marca consegue ter mais dinheiro no caixa, o qual pode ser utilizado para a melhoria dos seus processos. Dessa forma, ela consegue obter maior crescimento e em tempo ágil.

5. Ajuda na fidelização dos clientes

Também podemos dizer que a aplicação do marketing interativo no e-mail marketing contribui para a fidelização dos clientes, uma vez que se trata de uma estratégia que tem também como objetivo melhorar a experiência do lead, oferecendo a ele conteúdos relevantes e interativos.

Um exemplo nesse sentido que podemos destacar é: e-mail marketing de ofertas de produtos que contam com conteúdos sobre os itens ofertados, bem como com sugestão interativa de ações que podem ser tomadas pelo cliente ou lead como uma maneira de aproveitar melhor as oportunidades.

6. Seu e-mail pode ter maior alcance

Outro ponto que merece destaque em relação à aplicação do marketing interativo no e-mail marketing é o alcance que essa combinação pode dar ao seu e-mail ou conteúdo.

Atualmente, como sabemos, conteúdos engraçados ou inovadores contam com uma ampla capacidade de viralização, ou seja, de atingir um grande número de pessoas que são usuárias da internet. Assim, um e-mail marketing quando produzido de forma interativa e criativa, pode alcançar a viralização. No entanto, é como dissemos: para isso, é preciso inovar e ser bastante criativo, bem como conhecer bem o perfil do público com o qual está interagindo ou buscando isso.

A viralização de conteúdos, seja em qual formato for, é uma estratégia que pode fazer com que uma empresa aproveita diversos benefícios, dentre eles:

– Maior alcance da marca, bem como dos produtos ou serviços;

– Consolidação da marca em seu mercado de atuação;

– Aumento das vendas, o que pode fazer com que a empresa tenha mais receita em seu caixa, e isso a leva a ter mais capacidade financeira para implementar melhorias em seus processos;

– Aumento do número de leads e, consequentemente, de oportunidades de negócios.

Em síntese, quando bem aplicado no e-mail marketing, o marketing interativo pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos corporativos com maior velocidade. Os benefícios que listamos aqui são apenas algumas das possibilidades que sua marca pode alcançar ao aplicar tal solução em suas estratégias de marketing.

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