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6 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais

Conquistar likes e novos seguidores no Facebook e em outras redes sociais não é uma tarefa difícil, e anúncios e campanhas bem elaboradas podem ajudar sua empresa a conquistar isso. Mas o grande desafio é criar um relacionamento com o esse público conquistado.

E nesse caso você não pode se contentar com um relacionamento qualquer; é preciso criar uma relação forte e duradoura com os seguidores, que devem ver na sua marca ou empresa não apenas uma solução para um problema, mas um negócio com quem eles podem contar e que acrescenta algo significativo à sua vida ou cotidiano.

Por isso, a criação de conteúdo para redes sociais é tão importante. É através dos conteúdos publicados e da comunicação que você estabelece nas redes que esse relacionamento é criado, assim como a “voz” da marca.

Para não deixar nada passar nas páginas da sua empresa, confira nossas dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais e faça os perfis do seu negócio se tornarem um grande sucesso!

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1. Programe-se

Talvez você já esteja cansado de ouvir falar que precisa organizar a publicação de conteúdos, mas essa é a primeira regra para qualquer empresa que queira se dar bem nas redes sociais e que muita gente acaba deixando de lado, o que prejudica muito os perfis da marca.

Faça um planejamento estratégico do que vai postar em cada rede, a frequência, o tom utilizado, tenha noção completa de como vai ser a sua atuação nas redes sociais. Sem organização não é possível criar um público fiel e nem obter engajamento consistente, o que impossibilita a geração de resultados nas vendas de forma concreta. Para não esquecer nenhuma publicação, agende os posts antecipadamente. Ajuste uma frequência regular de postagens.

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2. Conheça seu público

Sem saber quem é o seu público-alvo é impossível trabalhar e obter bons resultados. No marketing é sempre importante saber quem você quer atingir, no Marketing Digital e também no Marketing de Conteúdo não poderia ser diferente.

Conhecer seu público permite direcionar o conteúdo das publicações, como elas são feitas, quando são postadas, com que frequência, qual linguagem usar e até em quais redes sociais seu negócio precisa estar presente. Portanto, é fundamental definir a persona (uma definição simples de um indivíduo que representa os clientes da sua empresa), pois ela permite a criação de conteúdos estratégicos que sejam do interesse do seu público e que façam ele se envolver com as publicações e a marca.

Experimente se colocar no lugar dos seus seguidores e pergunte-se como o conteúdo em questão poderia ser útil para você para saber se está investindo no teor adequado.

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3. Use ferramentas

Para manter a organização e simplificar o trabalho, você pode e deve recorrer a ferramentas. Os programas ou aplicativos que permitem agendar posts em várias redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e outras) são muito úteis, pois otimizam o processo de agendamento e garantem que você siga a dica de se planejar.

Existem também templates para redes sociais que ajudam a organizar o trabalho. Eles reúnem em um só lugar todos os projetos relacionados à Social Media e blogs, isso permite ter uma visão ampla e facilitada de todas as suas redes sociais. Em um espaço como esse fica muito mais fácil planejar sua estratégia de Marketing Digital sem cometer erros ou deixar algo passar.

Por fim, as ferramentas que ajudam a buscar e armazenar conteúdo de qualidade para compartilhar nas redes também são muito importantes.

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4. Trabalhe com formatos diferentes

Ninguém gosta de monotonia e repetição, não é mesmo? Invista em criar e publicar formatos diferentes sempre para chamar a atenção do consumidor. A atenção e o engajamento aumentam conforme você diversifica a sua mensagem e como ela é passada.

Nada de usar apenas mensagens de texto ou sempre imagens (e todas iguais). Varie! Textos, fotos, vídeos, imagens, memes, e-books, podcasts, existem diversas opções para experimentar. E lembre-se de que em cada plataforma você pode direcionar um pouco mais os formatos. O que nos leva à próxima dica!

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5. Faça conteúdos diferentes para cada plataforma

É preciso criar conteúdo sob medida para cada rede social! Quem acha que basta postar o mesmo conteúdo e da mesma forma em todas as redes está bastante equivocado. Considere que cada rede social trabalha com um público diferente e por isso mesmo cada uma delas gera mais engajamento com determinados formatos e tipos de conteúdo. O Facebook, por exemplo, tem bom engajamento com vídeos e imagens. Já o Twitter é mais imediatista, dinâmico e tem usuários que valorizam o humor.

Então é preciso personalizar as publicações para cada plataforma. Isso também quer dizer que você não precisa necessariamente ter uma conta em todas as redes sociais, muitas vezes é melhor direcionar esforços para duas ou três que são muito utilizadas pelo seu público.

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6. Crie um canal de comunicação sólido e aberto com o público

Não tem como fugir dessa que é a principal dica. É preciso criar um relacionamento com o seu público. Os consumidores precisam se sentir livres para opinar e se sentirem ouvidos. Faça perguntas nas publicações, peça a opinião da audiência, ouça o que eles têm a falar e responda tudo, inclusive críticas, reclamações e sugestões.

Quando postar algo, pergunte o que acharam, se concordam, se conhecem uma história parecida, enfim, incite uma discussão para que os seguidores se envolvam com o seu negócio e, consequentemente, criem uma boa relação com a sua marca. Afinal, quem é a melhor fonte para te dizer qual caminho sua marca deve seguir senão o seu próprio público?
Além de tudo isso, é muito importante acompanhar e analisar as métricas obtidas nas redes sociais. Juntamente com o feedback dos consumidores, são as métricas que vão ajudar a medir a recepção dos fãs e o engajamento para que você possa entender o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado. Seguindo essas dicas, com certeza você vai fazer os seus perfis nas redes bombarem, além de criar um bom relacionamento com o público, garantindo mais vendas e aumento nos lucros.

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