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6 ferramentas virtuais gratuitas para o seu e-commerce

Iniciar um e-commerce não é uma tarefa das mais simples: colocar uma loja online no ar e manter toda a operação funcionando exige trabalho e muito esforço. Mas depois que a sua loja virtual estiver publicada, é fundamental também manter um controle do seu e-commerce.

São diversos aspectos que você deve monitorar, para identificar eventuais problemas e corrigi-los para manter a sua lucratividade em alta. Existem diversas ferramentas virtuais que você pode utilizar, e o melhor: algumas são gratuitas, pelo menos nas suas versões mais básicas.

Por isso trouxemos uma lista de ferramentas que você pode utilizar no seu e-commerce. Confira:

Navegg E-commerce (http://www.navegg.com/ecommerce/)

Essa startup brasileira desenvolveu um sistema que traça um perfil completo dos visitantes do seu site, com informações como segmento de interesse, grupo de consumidor a que ele pertence e o caminho que o consumidor fez até efetuar a compra.

Similarweb (https://www.similarweb.com/)

Esse site permite que você pesquise a audiência de qualquer site ou loja virtual. Basta inserir o endereço e você será capaz de descobrir dados valiosos, como os hábitos de navegação dos usuários e os sites de referência. Ótimo para saber mais sobre os seus concorrentes!

Webpagetest (http://www.webpagetest.org)

Com esse site você poderá determinar a velocidade de carregamento do seu site, e fazer os devidos ajustes. Como você deve saber, quanto mais demorar o carregamento, maiores as chances do usuário abandonar a sua loja. Na aba “visual comparison” você também é capaz de visualizar a velocidade dos sites de seus concorrentes.

Ping (https://www.pingdom.com/free/)

Se você usa servidores contratados para hospedar sua loja, esse serviço é muito útil. Ele monitora se a sua loja fica fora do ar e cria um relatório – dessa maneira você pode pedir ressarcimento para sua hospedagem se necessário.

SEO Monitor (http://www.seomonitor.com.br)

Não esqueça do SEO do seu site! Com essa ferramenta você cadastra as principais palavras-chave da sua loja e monitora o seu desempenho (e dos seus concorrentes) em cada uma delas. Dessa maneira você pode fazer os ajustes necessários para obter melhor ranqueamento.

Canva (https://www.canva.com/pt_br/)

Esta ferramenta foi criada há cerca de cinco anos por uma estudante australiana e fez tanto sucesso que já tem milhões de usuários no mundo todo. Com o Canva, você poderá editar suas fotos, criar apresentações, banners, imagens para redes sociais, infográficos e qualquer tipo de material visual que a sua identidade de marca exigir e a criatividade permitir.

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