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7 Dicas para acelerar suas vendas com a Black Friday

7 dicas para acelerar suas vendas com o email marketing na Black Friday

Tanto a Black Friday quanto a Cyber ​​Monday estão se aproximando, caindo em 23 e 26 de novembro deste ano. Nessas datas as vendas costumam aumentar consideravelmente, já que os consumidores se preparam para encontrar ofertas imperdíveis. Mas não pense que aumentar o faturamento é simples: se você quer aumentar suas vendas, precisa levar o fim de semana de compras da Black Friday muito a sério e começar a trabalhar em suas campanhas de email marketing desde já.

Por que é importante usar o email marketing na Black Friday

No ano passado, a Black Friday foi ainda maior do que em 2016 em termos de clientes e vendas. De acordo com a National Retail Foundation, 154,4 milhões de pessoas compraram nos Estados Unidos durante o fim de semana de Ações de Graça, que cobre Thanksgiving, Black Friday e o fim de semana. Para comparação, a NRF informa que 151 milhões fizeram compras na Black Friday em 2015, um aumento de 3 milhões de pessoas.

Quando você adiciona o número de compradores da Cyber ​​Monday (122 milhões), esse é um total de 273 milhões de compradores que gastaram impressionantes US$ 12,8 bilhões no período de cinco dias da quinta-feira de Ação de Graças até a Cyber ​​Monday. Isso é muito dinheiro!

De acordo com o Adobe Digital Insights, esse é um aumento de 21,6%, ano sobre ano, para as vendas online da Black Friday e de 12,1% para as vendas online da Cyber ​​Monday.

Espera-se que a Black Friday 2018 exceda esses números. Se você deseja ter um ótimo ano de vendas, precisa ter certeza de ter as melhores ideias de email marketing para a Black Friday. É através do email marketing que seus clientes saberão o que você está preparando para a data e poderão se organizar para comprar o seu produto na data exata.

7 passos importantes que você precisa seguir para aumentar suas vendas com email marketing na Black Friday

Agora que você já sabe o potencial de vendas na Black Friday, é importante pensar em uma estratégia de divulgação das suas ofertas através do email marketing para alavancar as suas vendas. Confira as nossas dicas para alcançar o faturamento desejado na Black Friday:

  1. Aumente sua lista de assinantes
Aumente sua lista de assinantes na Black Friday

Aumente sua lista de assinantes

Já mencionamos diversas vezes aqui no blog o quanto é importante ter uma lista de assinantes de qualidade, com contatos válidos e realmente interessados na sua empresa e nos produtos que você oferece.

Na época da Black Friday é ainda mais importante ter uma extensa lista de contatos, já que o email marketing é a principal ferramenta para divulgar as suas ofertas. Além disso, os clientes que já compraram de você estarão mais propensos a comprar novamente.

Se você quiser aumentar sua lista de inscritos, tente melhorar a urgência e as ofertas de seus produtos. Isso deve ser feito antes dos descontos e ofertas da Black Friday e da Cyber ​​Monday, para que os usuários possam efetivamente fazer as compras nessas datas.

Você pode, por exemplo, alterar o texto em seus formulários de inscrição para enfatizar as ofertas nessas datas.

Coloque um banner na parte superior da sua página inicial ou em suas páginas mais populares exibindo suas promoções. Você também pode (e deve) enfatizar que algumas de suas ofertas especiais só estarão disponíveis para os assinantes.

Outra alternativa é criar uma landing page especial para receber os emails dos visitantes, por exemplo. Dessa forma, você não precisa adaptar todo o seu site.

Por fim, se você ainda não fez isso, essa é a hora perfeita para investir em campanhas de publicidade. Uma das maneiras mais fáceis e mais populares é o Facebook Ads, que irá direcionar as suas propagandas para pessoas que realmente irão se interessar pelo que você está oferecendo. Isso tornará você competitivo e o ajudará a se destacar, especialmente se você começar suas promoções mais cedo.

  1. Inicie suas vendas antes da Black Friday
Inicie suas vendas antes da Black Friday

Inicie suas vendas antes da Black Friday

Para ser notado por seus inscritos e visitantes, você não deve promover suas vendas na Black Friday. Em vez disso, você deve começar a promover suas vendas bem antes disso. Isso ocorre porque as pessoas estão mais preparadas para começar suas compras de feriado bem antes da data.

Além disso, na Black Friday as caixas de entrada de email de seus clientes serão inundadas com emails promocionais, e os seus poderão passar batidos no meio de tantas ofertas.

Uma maneira de evitar isso é começar as vendas na semana da Black Friday, ou mesmo na sexta-feira anterior. Você pode fazer uma espécie de contagem regressiva para a data com uma oferta por dia, por exemplo. Dessa maneira você mantém a sua audiência interessada, ansiosa e pronta para gastar quando a Black Friday chegar!

  1. Teste as suas linhas de assunto
Teste suas linhas de assunto na Black Friday

Teste suas linhas de assunto na Black Friday

Obter altas taxas de abertura pode ser uma tarefa complicada. O comportamento dos usuários pode ser afetado por detalhes como hora do envio, dia da semana, clima, evento político ou muitas outras coisas.

Por outro lado, há muitas coisas que podem motivar seus assinantes a abrir seus emails, e já falamos aqui no blog sobre a psicologia da persuasão e como ela pode ser benéfica para suas campanhas.

No entanto, um dos maiores fatores que influenciam na abertura ou não de um email marketing é a força da sua linha de assunto. Normalmente os profissionais têm que decidir, baseados em sua intuição ou sua experiência, quais linhas de assunto levam a melhores taxas de abertura.

Mas existem muitos aspectos a serem considerados na hora de elaborar uma linha de assunto. Você deve usar a palavra “grátis” em seus emails ou é melhor apenas dizer “desconto” ou “liquidação”? Será que funciona melhor se você declarar o tamanho do desconto já na linha de assunto?

Por causa do comportamento único dos consumidores no fim de semana de compras da Black Friday, não é recomendável se basear nos hábitos do resto do ano. Ao mesmo tempo, você não tem muito tempo para testar versões diferentes.

Uma boa solução é realizar testes A / B nas linhas de assunto do seu email. O teste A / B permite que você insira duas versões diferentes da linha de assunto e veja qual delas tem melhor desempenho junto à sua audiência. Uma boa maneira de realizar o teste é enviar a versão A para 25% dos seus destinatários e a versão B para outros 25%. Depois disso, envie a linha de assunto vencedora (ou seja, a que teve uma taxa de abertura maior) para os 50% restantes.

  1. Crie urgência nas suas campanhas de email marketing na Black Friday
Crie Urgência no Email Marketing

Crie Urgência

Também é extremamente importante criar um senso de urgência nas suas campanhas de email marketing na Black Friday. Essa é uma oportunidade única que o seu cliente não pode perder, então não deixe de ressaltar que ele deve tomar uma atitude imediatamente caso queira garantir os descontos da data.

Por exemplo, você pode introduzir um cronômetro ou um contador de estoque para que seus usuários entendam que há um limite para as grandes promoções que você oferecerá na Black Friday.

Nós já ensinamos como inserir uma contagem regressiva no seu email marketing, confira aqui.

Quando o visitante clicar no seu site ou landing page, ele deve continuar vendo o temporizador ou qualquer outro item que forneça a sensação de urgência necessária. Por exemplo, você pode configurar seus timers de email e de página para expirar na Cyber ​​Monday às 23h59, em perfeita sincronia.

Ao usar a escassez, você pode mostrar quanto resta de um determinado produto, com notificações de outras pessoas que estão olhando ou comprando esses mesmos itens.

O Booking.com faz isso muito bem. O site mostra em tempo real quantas pessoas estão olhando uma propriedade ou fazendo reservas, o que faz com que os usuários realizem suas compras imediatamente.  Aplique a estratégia na sua Black Friday e você verá suas vendas deslancharem!

  1. Enviar séries de emails de recuperação do carrinho
Email Marketing e o Abandono de Carrinho na Black Friday

Recupere compras de abandono de Carrinho

Em 2017 a Omnisend analisou dados de 15 mil marcas e descobriu que o envio de uma série de três emails de recuperação de carrinho resultou em 131% a mais de pedidos em comparação com o envio de apenas um email de recuperação de carrinho.

 

Isso é muito simples de entender: os clientes normalmente precisam de mais alguns lembretes do que apenas um único email. Suas caixas de entrada estão lotadas com muitos novos emails todos os dias e, mesmo que pretendam concluir a compra, podem ter se perdido no meio de tantas mensagens.

O envio de uma série de emails de recuperação de carrinho de compras pode ajudar a manter seus produtos em suas mentes. Um bom fluxo é o seguinte: o primeiro email é enviado automaticamente uma hora depois que o cliente abandona o carrinho. O segundo é enviado 12 horas após o abandono e, se nenhuma compra foi feita, o último email é enviado 24 horas após o abandono. Essa série de emails de recuperação de carrinho leva a 131% mais pedidos do que um único email de recuperação de carrinho

Em vez dos 12% normais de outros programas de recuperação de carrinho, esse fluxo de trabalho de automação alcança até 20% de conversões de recuperação de carrinho.

  1. Dê algo extra para seus clientes fiéis
Recompense os clientes fiéis na Black Friday

Recompense os clientes fiéis

É importante que você também forneça incentivos extras para que os clientes atuais e assinantes permaneçam fiéis à sua marca.

Para seus inscritos, você pode oferecer algumas coisas boas que os visitantes normais de seu website não conseguiriam. Isso pode incluir ofertas antecipadas, itens com desconto, frete grátis ou qualquer combinação dessas coisas.

Para seus clientes fiéis (que você pode identificar e segmentar), você pode oferecer algo ainda melhor. Para eles, você deve oferecer alguns incentivos realmente ótimos. Afinal, você não está se concentrando aqui apenas no período de compras de curto prazo da Black, mas também quer construir sua marca, a fidelidade de seu cliente e estender o valor vitalício de cada cliente.

Seus clientes fiéis devem receber ofertas exclusivas, como um brinde depois de uma certa quantia solicitada, ou frete grátis para todos os pedidos, ou até mesmo um “pague um e leve dois”, ou algo parecido.

  1. Estenda seus negócios após a Cyber ​​Monday
Estenda após a Cyber Monday no Email Marketing

Estenda após a Cyber Monday

Por fim, provavelmente é uma boa ideia estender suas promoções um pouco depois da Cyber ​​Monday. Você não precisa estender até o Natal. Apenas estenda por um ou dois dias.

O marketing de sua extensão é importante. Você ainda quer manter a escassez e exclusividade de suas promoções. Em primeiro lugar, sua linha de assunto tem que ser simples e atraente.

Em segundo lugar, a promoção deve ser prorrogada por apenas 48 horas, o que ainda mantém esse senso de urgência. Ou seja, os clientes que perderam suas promoções por um motivo ou outro ainda podem comprar de você a preços especiais.

Isso também significa que é mais fácil para seus emails serem notados. Muitas empresas enviam seus últimos emails na Cyber Monday. Ou seja, na terça-feira de manhã tudo deve estar mais tranquilo em suas caixas de entrada, e você será mais notado.

Como criar o email marketing perfeito para a Black Friday

Como criar o Email Marketing Perfeito na Black Friday

Como criar o Email Marketing Perfeito na Black Friday

Agora que já conhecemos alguns truques para turbinar a campanha de email marketing da Black Friday, vamos falar sobre os emails em si. Alguns elementos que funcionam o ano inteiro podem não dar muito certo nessa ocasião, enquanto outros se tornam ainda mais importantes.

Sabemos que a pressão é alta para essa data específica, quando os consumidores recebem uma montanha de emails todos os dias com descontos e promoções de todas as marcas com que já tiveram contato. Então é hora de criar os emails perfeitos para chamar a atenção dos consumidores!

Fique de olho nas nossas dicas do que fazer e o que não fazer e crie uma verdadeira obra de arte do email marketing!

Escolha um modelo de email com boa resposta

Sim, estamos sendo óbvios aqui. Mas não importa quantas ofertas você tenha para divulgar, você não pode enviar um email marketing com vários CTAs, um festival de diferentes fontes e cores caleidoscópicas. Na dúvida, use um modelo clean e com destaque para os CTAS.

Confira os templates disponíveis no Nitronews!

Evite designs de email da Black Friday que não sejam fáceis de ler no celular

Design responsivo do seu email marketing nas pequenas telas

O design do seu Email Marketing tem que ser fácil de ler em pequenas telas

Não se esqueça de que muitos dos seus clientes estarão trabalhando e que a Black Friday é um dia absolutamente normal aqui no Brasil. Ou seja, muitos usuários irão visualizar as suas mensagens em dispositivos móveis. Na Black Friday, mais do que em qualquer outra data, é necessário se certificar de que você está enviando emails responsivos – que os usuários podem visualizar perfeitamente em qualquer dispositivo.

Para que seu email funcione bem em qualquer tamanho de tela, mantenha uma estrutura de colunas, tenha equilíbrio entre imagens e texto, tenha cuidado com o tamanho e alinhamento das fontes e certifique-se de que os botões de CTA serão claramente exibidos com uma cor contrastante.

 Use o conteúdo de email da Black Friday a seu favor

A beleza é fundamental no seu email marketing para a Black Friday, mas para que ele realmente funcione a seu favor, o design e o conteúdo devem andar de mãos dadas. Nos últimos anos, vimos uma tendência minimalista por aí com muitos emails realmente muito bonitos da Black Friday, mas que não falavam muito sobre os produtos porque estavam mais preocupados com o lado estético. Por isso, crie conteúdo de qualidade que induza o seu cliente à venda!

Não destaque apenas seus descontos nos emails da Black Friday. Mostre seus produtos também!

 Um design elegante e um bom CTA podem causar impacto, e alguns emails da Black Friday são verdadeiras obras de arte. Mas aqui estamos falando sobre o período mais competitivo do ano na caixa de entrada; além disso, há pouco efeito surpresa / suspense sobre o que uma oferta da Black Friday pode ter.

Se seus contatos não souberem imediatamente o que está à venda, será o dobro ou nada: ou eles ficarão intrigados e clicarão para ver mais, ou ficarão um pouco irritados e passarão para outro email. (Sim, seus contatos podem ser preguiçosos: nunca subestime isso.)

Respeite a identidade da sua marca nos emails da Black Friday

Ter uma voz única no seu email marketing ajuda você a se destacar e ser mais facilmente identificado na caixa de entrada. É ainda mais crucial durante um período barulhento como a Black Friday e a Cyber ​​Monday, quando todas as marcas usarão o mesmo texto e conteúdo com percentagens de descontos, bem como designs potencialmente semelhantes. A propósito, não é obrigatório usar preto no seu email marketing da Black Friday: você também pode fazer da cor o novo preto e usar um toque sombrio apenas aqui e ali.

Recomendamos que seus emails mostrem claramente sua identidade de marca (logotipo, estilo, voz, tipo de assunto, imagens …) para aumentar suas chances de atrair a atenção do seu leitor.

Verifique se o seu email da Black Friday se destaca na caixa de entrada

Verifique se o seu email da Black Friday se destaca na caixa de entrada

Verifique se o seu email da Black Friday se destaca na caixa de entrada

Já dissemos isso: a caixa de entrada de seus contatos estará totalmente cheia na Black Friday e, provavelmente, a maioria dos inscritos dedicará apenas alguns segundos a cada email recebido. Mas você não quer que isso aconteça com sua campanha.

Para destacar-se na caixa de entrada e garantir que seus contatos prestem atenção (e valorizem) suas ofertas, às vezes você precisa se integrar e dar um toque inovador à sua campanha. Quer algumas ideias de design que possam atrair a atenção dos seus leitores? Você pode brincar com esses elementos para criar um email inesquecível: gifs, vídeos, carrosséis interativos, etc.

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