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8 razões para começar a investir no e-mail marketing em 2022

Você provavelmente já ouviu em algum lugar que o e-mail marketing não funciona mais para atrair leads e convertê-los em clientes. No entanto, os dados dizem exatamente o contrário. Nunca foi tão importante construir uma base própria de contato.

Com a evolução do mercado e do próprio marketing, as empresas precisam se adaptar e compreender os desejos do consumidor. Um dos mais importantes, é a busca por marcas humanizadas.

Nunca um contato direto e personalizado foi tão importante como uma maneira de se diferenciar da concorrência. Apesar de uma ferramenta de e-mail marketing disparar milhares de mensagens em massa, é possível ser altamente personalizada para que cada leitor seja tratado de maneira única.

Dessa maneira, criamos um conteúdo para que você compreenda 8 razões para começar a investir no e-mail marketing em 2022 para já estar preparado. Confira!

1. O e-mail é a ferramenta mais poderosa da internet

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Temos que ter muito cuidado com o que é impressão e o que é um fato concreto. As nossas impressões nos dizem que as redes sociais são muito mais significativas nas receitas de uma empresa, no entanto, os dados afirmam que o e-mail é a ferramenta mais poderosa da internet.

De acordo com a OptinMonster, cerca de 3,8 bilhões de pessoas possuem conta de e-mail ao redor do mundo, contra 3,4 bilhões de contas ativas nas redes sociais, uma diferença de mais de 11%.

A Radicati Group vai ainda mais longe, estimando 4 bilhões de pessoas com contas de e-mail. Independente da pesquisa adotada, é praticamente a metade do planeta.

Não pense que isso está restrito a determinados grupos etários. Na verdade, todos estão seguindo essa mesma média.

Por exemplo, da faixa etária entre 15-24 anos, 91% das pessoas possuem e-mail, contra 88% nas redes sociais. Entre os 25-44 anos, 93,4% e 78% respectivamente.

2. Maior relacionamento com os clientes

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É fundamental que o lead confie na empresa para se tornar um cliente efetivo. Lead é todo aquele que demonstra algum grau de interesse no seu negócio, mas nem todos estão prontos para comprar de fato.

A construção de confiança é um passo crucial para convertê-lo e torná-lo não apenas um comprador, mas um cliente recorrente, que passa a ter a sua marca como uma referência no nicho de atuação.

As redes sociais, apesar de serem ferramentas que ampliam o alcance da mensagem, mesmo que altamente nichadas, são genéricas. É preciso falar para um público amplo, tendo em mente uma persona muito clara.

Ainda, as pessoas que te seguem, estão em níveis de maturidade completamente diferentes. Alguns acabaram de te conhecer, outros estão prontos para desembolsar a maior quantia até então.

O e-mail marketing é voltado para fidelizar aqueles que já demonstraram interesse genuíno no seu produto ou na sua marca. Para que o lead passe a fazer parte da lista de contato, precisa ter sido cativado a ponto de, voluntariamente, digitar uma maneira de chegar até você.

Assim, essa ferramenta é fundamental para prosseguir com a jornada do cliente de maneira efetiva, demonstrando a capacidade de personalização e o alto desejo da marca de entregar ao consumidor a solução exata para o seu problema.

Essa personalização acontece de várias maneiras, por exemplo, você já deve ter recebido alguma mensagem com o seguinte padrão: “[seu nome], temos uma oferta exclusiva”.

Esse é o assunto que mais chama a atenção na sua caixa de mensagem. Alguém que sabe o seu nome, utiliza corretamente, e ainda tem um presente exclusivo. Que sacada!

A verdade, é que o nosso nome é aquilo que mais valorizamos, quando alguém sabe ele e utiliza da maneira correta, tanto graficamente quanto na pronúncia, nos sentimos estimados e temos maior probabilidade de dar uma chance.

Tenha em mente que de acordo com a Worldwide Business Research (WBR Digital), 81% dos marketeiros afirmam que o e-mail marketing atrai clientes, e 80% constataram em suas campanhas, que esses consumidores são retidos de maneira efetiva. O segundo colocado são as pesquisas pagas, com 59% e 43% respectivamente.

3. A estratégia é somente sua

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É fundamental compreender que a internet possui regras e acordos implícitos. O WhatsApp, por exemplo, não pode mais ser usado como ferramenta de disparo em massa. O Instagram altera o seu algoritmo periodicamente, prejudicando aqueles que não se adaptam a tempo.

O e-mail marketing é uma estratégia só sua da qual você tem controle. Caso a plataforma escolhida altere as suas regras ou não apresente os resultados desejados, é possível pegar uma lista de contato — que é sua propriedade —, e levar para outro meio.

Apesar de as ferramentas de automação, que iremos falar mais a frente, serem altamente eficientes e imprescindíveis para o sucesso, não são obrigatórias. É possível fazer tudo de maneira manual.

Compreenda que crescimento orgânico e e-mail marketing são as únicas estratégias de marketing que pertencem à sua marca. O restante, como anúncios pagos, redes sociais e até mesmo marketing de influência, dependem de terceiros.

É como construir uma casa em um terreno alugado, pode ser um ótimo negócio, mas e se o dono pedir o terreno de volta, ou multiplicar o valor pelo espaço?

4. O e-mail marketing é um meio, não um fim

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Apesar de todas as razões que demos até agora para investir no e-mail marketing em 2022, é preciso ter em mente que não é um fim, mas um meio de se chegar a um objetivo.

De nada adianta uma mensagem simples, com pouco apelo e um assunto sem relevância. É preciso conciliar o e-mail marketing, com o marketing de conteúdo.

Quando falamos nessa estratégia, nos referimos à entrega de conteúdo. É preciso gerar valor para o seu consumidor, caso contrário, ele pode apenas sair da sua base de contato para nunca mais voltar.

Essa geração de valor se expressa de diversas maneiras, mas todas com o foco de resolver uma dor do cliente. É preciso ter em mente que antes de vender, é preciso atender com alta qualidade, entregando o máximo possível de si, para então receber algo em troca.

A ferramenta de e-mail marketing é uma maneira essencial de enviar o conteúdo direto para o seu leitor. Porém, lembre-se que não basta enviar a mesma coisa que posta no site ou nas redes sociais, precisa ser um conteúdo único e realmente significativo.

5. A automatização é simples

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Há uma infinidade de serviços de automação de e-mail marketing, visto que essa é a estratégia mais eficiente no longo prazo para a aquisição e retenção de clientes.

Conforme dito anteriormente, a estratégia é sua, portanto, pode ser aplicada em diversas ferramentas, de acordo com as necessidades e restrições que o próprio nicho ou a empresa possui nessa área.

A automação permite que a mensagem seja carregada em um sistema online, com data e hora programados para o disparo. Ainda, é possível encontrar meios de personalizar de maneira automática a sua mensagem.

Esse movimento irá depender da ferramenta escolhida. É claro que algumas são mais simples do que outras, visto que apenas 4% dos profissionais de marketing se consideram experts em e-mail marketing, de acordo com GetResponse e Smart Insights.

Com o avanço da tecnologia, com o passar dos dias se tornará ainda mais simples e barato. Assim, a sua empresa pode se preocupar em otimizar os processos para ampliar resultados.

6. O conteúdo precisa ser leve

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Ao mesmo tempo que o conteúdo leve pode ser uma restrição, acaba se tornando uma razão para investir no e-mail marketing.

Pense na seguinte situação: você está navegando na internet e se depara com dois links que levam para a mesma matéria. Um deles leva 5 segundos para carregar, e outro, 15. Qual é a melhor escolha?

Mesmo que seja uma diferença pequena, a maioria das pessoas fica com a primeira opção. Da mesma maneira, pensam as ferramentas de buscas. Elas priorizam as páginas mais leves e fluídas, pois sabem que o público quer um acesso rápido.

A questão é que esse fator nem sempre é levado em conta nas campanhas de marketing por e-mail. É fundamental mesclar textos com imagens e figurinhas animadas, afinal, isso prende a atenção do leitor.

No entanto, o excesso faz com que a mensagem demore para carregar, e tenha mais chances de cair na caixa de SPAM. Acredite, isso elimina uma boa parte da sua concorrência. Se apropriar dessa informação pode ser um divisor de águas para a sua estratégia de marketing.

7. As vendas são mais rápidas via e-mail

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As empresas que utilizam essa estratégia de maneira consistente e com coerência, relatam um ROI (retorno sobre o investimento) de cerca de 4.400%! É uma das maiores rentabilidades que você pode conseguir para o seu negócio.

Tenha em mente, como já comentamos, que o e-mail marketing é uma maneira de se construir confiança e agregar valor ao consumidor. Essas são as duas principais razões pelas quais uma pessoa compra algo de uma empresa.

Isso não significa que com uma única mensagem o seu negócio é capaz de vender todos os produtos para o cliente. É preciso ter em mente toda a jornada do cliente como uma maneira de direcionar os disparos.

O grande ponto de utilizar essa estratégia, é que mesmo que o cliente não tenha identificado o problema que o seu negócio resolve, quando isso ocorrer, você estará lá na caixa de entrada com a resposta personalizada e sob medida.

Com outras estratégias se torna muito mais complicado, uma vez que o negócio fala com muitas pessoas ao mesmo tempo, e para chegar até o seu nome, é preciso pesquisá-lo ativamente.

8. E-mail marketing direciona o tráfego

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Até aqui falamos sobre como o e-mail marketing se destaca em relação às outras estratégias difundidas no mercado. No entanto, não pode ser utilizado sozinho. Lembre-se de que nos negócios nunca devemos apostar todas as fichas em um cavalo.

O e-mail marketing, além de ter alto poder de conversão, é capaz de direcionar o tráfego da sua estratégia, por exemplo, através da estruturação de links que leva o lead da própria caixa de entrada, para uma página de conversão mais avançada.

Pense no e-mail como uma grande central de atendimento. O objetivo é capturar o usuário que está navegando a esmo nas redes sociais, e torná-lo um seguidor fiel. A melhor maneira de ter certeza que ele está interessado é conseguir uma forma de contato, isso significa que ele confia na marca.

Em seguida, com uma estratégia clara e objetiva, as newsletters podem ampliar o engajamento e levá-lo para outra página onde a venda acontece de fato.

O e-mail marketing possui uma vantagem acima das outras estratégias, que se assemelha muito aos anúncios pagos, a diferença é que é de graça. É uma maneira de segmentar o público efetivamente.

Conhecendo as necessidades do cliente em potencial, os seus hobbies, a sua rotina e até mesmo os gostos pessoais, é possível criar múltiplas campanhas para diferentes listas de contato, sempre fornecendo soluções próprias e assertivas.

Considerações finais

Aqui, apresentamos 8 razões para começar a investir no e-mail marketing em 2022. No entanto, tenha em mente que é uma estratégia com as próprias complexidades. Saiba que, em média, 20% dos e-mails sequer chegam à caixa de entrada do interlocutor.

Trata-se de uma metodologia muito importante, e imprescindível para empresas que buscam construir relevância e assumirem um posicionamento campeão no mercado em que atuam.

As suas estratégias devem ser pautadas em testes, aquisição de dados, identificação de falhas, e melhorias. Esse é um ciclo infinito. É preciso sempre estar um passo à frente do seu cliente, para oferecer soluções inovadoras.

De nada adianta ter uma lista repleta de clientes preparados para comprar, se não houver um conteúdo que engaje e gere valor. Porém, ainda antes disso, é preciso atrair a atenção utilizando um assunto persuasivo, e um layout poderoso que prende o leitor.

Em uma rotina cada vez mais corrida, queremos que as soluções sejam entregues a nós, e o e-mail marketing pode ser resumido a isso: uma poderosa ferramenta de entrega, se não a mais importante.

Invista no e-mail marketing e veja os resultados da sua empresa sendo drasticamente afetados, e a marca se posicionando como líder no seu propósito.

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