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9 estratégias de e-mail marketing para Black Friday

9 estratégias de E-mail Marketing para a Black Friday

A Black Friday é uma grande oportunidade de aumentar as vendas do seu e-commerce. O evento que ocorre todo ano no mês de novembro cresce muito nos últimos anos, principalmente nas lojas virtuais, tornando-se uma data bastante aguardada para o consumidor que busca boas ofertas.

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Nenhuma loja online pode perder essa chance de lucrar mais e o sucesso da Black Friday no seu e-commerce passa diretamente pelas campanhas de E-mail Marketing, uma ferramenta poderosa que ajuda a atrair a atenção do consumidor e converter leads. Por isso, confira algumas estratégias de E-mail Marketing para sua loja virtual vender muito mais na Black Friday 2017!

1. Aposte na captação e e-mails focando na Black Friday

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Talvez o site do seu negócio já tenha um formulário de captura de e-mails, também chamado de splash, para que clientes interessados em receber ofertas exclusivas possam deixar seu contato. Se for o caso, mude-o para um tema especial da Black Friday. Se não tiver um splash, crie um voltado para a data.

Ofereça vantagens para quem se cadastrar. O ideal é ativar o formulário pelo menos um mês antes da data, mas ele pode ser utilizado até dois meses antes. Para chamar atenção, use as cores preto e vermelho e ainda adicione um contador de tempo na página, para criar expectativa e senso de urgência no consumidor.

Para garantir que as pessoas não desistam de se cadastrar, o único campo que deve ser preenchido é o do e-mail, se quiser informações mais específicas, permita que o usuário escolha as categorias de interesses e outras opções através do checkbox, evitando a necessidade de digitar mais informações.

2. Faça testes

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Comece a planejar a campanha da Black Friday com antecedência, para poder fazer testes e aperfeiçoar estratégias. Experimente mandar e-mails em dias da semana e horários diferentes, utilizando formatos, segmentações e linhas de assunto variadas.

Mande as mensagens com prévias da data para listas diferentes e analise métricas como taxa de abertura, descadastramento e cliques. Tudo isso ajuda a preparar uma campanha de E-mail Marketing mais sólida e eficaz para a Black Friday 2017.

3. Utilize dados de engajamento e histórico de compras

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Use o interesse do consumidor para enviar e-mails segmentados, que são mais certeiros e tem maiores chances de conversão. Estude métricas como itens mais buscados, páginas de produtos mais visitados no site, produtos deixados no carrinho e produtos que o cliente comprou.

As métricas das ações de E-mail Marketing das Black Fridays anteriores, como taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques e quem efetuou uma compra também podem auxiliar a identificar possíveis clientes e na criação de novas campanhas.

4. Cuidado com os templates e as linhas de assunto

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A linha de assunto é fundamental na hora de o usuário decidir se vai abrir seu e-mail ou não, então ela precisa de atenção especial. Evite o uso de maiúsculas e, a menos que tenha uma boa reputação como remetente, evite termos como “promoção”, “off” e “desconto” para que o e-mail não seja classificado como spam. Cite a Black Friday e o que o consumidor vai ver na mensagem de forma breve, além de personalizar com o nome da pessoa.

Os templates precisam ser responsivos e organizar as informações de forma clara e atrativa. Fique atento também para o tamanho dos CTAs (call to actions) quando forem abertos em dispositivos móveis.

5. Envie as ofertas antes

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Envie uma mensagem com a prévia das ofertas que serão oferecidas cerca de 15 dias antes. Informe também a faixa de descontos oferecidos – de 20% a 50%, por exemplo. Coloque na mensagem também a data da Black Friday neste ano e uma contagem regressiva para o dia, tudo isso destacado, com fonte grande. Com a aproximação da data você também pode usar outro e-mail para relembrar, como “Faltam só 7 dias! Não perca a Black Friday 2017!”.

6. Relembre as promoções todos os dias

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Conforme a data se aproxima é importante relembrar o consumidor, mesmo já tendo enviado a faixa de descontos e algumas ofertas. Uma semana antes da Black Friday você pode enviar campanhas específicas com prévias de categorias e marcas em promoção, pelo menos duas vezes até o grande dia. Isso faz as pessoas ficarem com o evento na cabeça e se planejarem para comprar.

7. Envie as ofertas no dia da Black Friday

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Muita gente já espera na noite anterior para acessar as ofertas da Black Friday logo após a meia-noite. Por isso, altere os preços dos produtos perto desse horário para não perder tempo e clientes. A primeira campanha de E-mail Marketing deve ser enviada próxima da meia-noite ou assim que os preços mudarem.

8. Ofereça vantagens para quem abrir os e-mails

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No dia da Black Friday é provável que a sua marca ou e-commerce tenha que disputar atenção com vários concorrentes. Para se destacar vale oferecer vantagens especiais para quem abrir seus e-mails, como um brinde, um desconto extra na compra, desconto na próxima compra ou frete grátis em compras acima de um valor específico. Essa estratégia é um agrado extra para o consumidor e incentiva a conversão.

9. Seja honesto

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Todo ano consumidores têm problemas com lojas que não cumprem o que prometem. Com tantos casos de fretes absurdos e descontos inexistentes, o consumidor está esperto e não aceita ser passado para trás. Por isso, nada de aumentar o preço alguns dias antes para criar falsas ofertas, muito menos dê um desconto absurdo e compense no valor do frete. Ofereça boas promoções e vantagens, mas apenas dentro daquilo que o seu negócio pode cumprir.

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