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A crise chegou! Conheça 10 estratégias de marketing de baixo custo

Estratégias de marketing digital de baixo custo são fundamentais para driblar os efeitos da recessão econômica e social. Em um período turbulento para todos, as empresas precisam se reinventar. Investir altas quantias em marketing pode não ser recomendado, mas não investir nada, sem dúvida, é um tiro no pé. A crise chegou e as perspectivas do mercado são de adaptação e interpretação profunda do consumidor.

Muitos segmentos, por conta da covid-19, ainda sofrem com a situação mercadológica atual. Moeda desvalorizada, inflação fora de controle, alta dos preços, salário mínimo sem aumento real, queda do Brasil no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), retorno ao mapa da fome… são muitos os desafios que os brasileiros terão de enfrentar para superar a crise.

O PIB (Produto Interno Bruto) e a recessão já dão pistas sobre o futuro. Ou as marcas se adaptam ao mercado, ou não terão espaço para crescerem. Se a situação macroeconômica não está positiva, vale a pena voltar os olhos para a situação interna. O desenvolvimento de negócios precisa estar cada vez mais conectado à inovação e estratégias de marketing poderosas. Não é fácil crescer em períodos de crise, mas também não é impossível.

Como você e sua equipe estão se comportando para compreender as mudanças culturais que estamos vivenciando?

Descubra seu diferencial competitivo e invista nele

Para que estratégias de marketing de baixo custo sejam realmente assertivas, elas devem ser criadas e gerenciadas para satisfazer os desejos do seu consumidor, posicionando sua marca à frente da concorrência.

Desenvolva um cronograma de ações de marketing e coordene-as de acordo com as necessidades do seu público. Com os objetivos definidos, suas estratégias poderão tornar o seu negócio mais competitivo. Para isso, você precisa mapear o comportamento do seu consumidor e mostrar para os consumidores todas as suas vantagens.

O que são estratégias de marketing?

As estratégias de marketing surgem da necessidade de incentivar trocas voluntárias entre pessoas e organizações. Enquanto o marketing visa à sobrevivência de um negócio, suas estratégias funcionam como instrumentos vitais para atingir os objetivos com eficácia.

Uma boa estratégia de marketing é aquela que ajuda a posicionar a sua marca na cabeça do consumidor, mesmo que não haja a realização de venda imediata. O aumento na margem de lucro vem como consequência de um cliente mais satisfeito e engajado com a comunicação da sua marca.

Aceleração digital favorece estratégias mais baratas

A pandemia do coronavírus acelerou o desenvolvimento do mercado digital e antecipou a chegada de ideias inovadoras para fazer negócios. A adaptação tornou-se necessária e a transformação digital, em constante desenvolvimento, nunca foi tão presente em nosso dia a dia.

A enorme potência da aceleração digital consolidou um grande salto tecnológico jamais visto e, se você compreende a importância do marketing, já percebeu que, diferente das mídias tradicionais, o ambiente digital oferece oportunidades mais baratas e dentro da realidade de investimentos.

10 estratégias de marketing de baixo custo

Investir na crise é um enorme desafio. Os recursos financeiros precisam ser empregados com inteligência para não causar prejuízos e ameaçar a sobrevivência da empresa. Estratégias de marketing são criadas para que negócios possam prosperar – não o contrário.

Conhecimento na aplicação de estratégias, clareza sobre os objetivos e metas e comprometimento são atitudes que devem estar obrigatoriamente alinhadas.

Confira algumas estratégias de marketing digital de baixo custo para se inspirar:

1. Email marketing continua em alta

Para construir um relacionamento de valor com os clientes e gerar vendas, o email marketing continua sendo uma excelente ferramenta. A estratégia possui um dos menores custos de aquisição de clientes do mercado e através dela é possível fazer uma segmentação de público orientada à conversão.

O canal direto com o consumidor via email marketing traz oportunidades únicas de mostrar vantagens e benefícios, além de estabelecer um diálogo amigável e próspero com seu consumidor.

Se você quer otimizar sua estratégia e gerar resultados de verdade, jamais ignore a maneira como seus usuários utilizam o email marketing.

2. Redes sociais se consolidam

Ao todo, são 3 bilhões de usuários considerando o Facebook, Instagram e WhatsApp. Muita gente, concorda? Estar presente na internet é fundamental para vender mais. Através das redes sociais, você pode alcançar seu público de maneira orgânica, ou seja, sem colocar a mão no bolso.

Mas se você deseja investir, os preços de anúncios são competitivos e trazem bons resultados. É possível mostrar anúncios para milhares de pessoas, e, através das estratégias de segmentação de anúncio correta, impactar diretamente seu público-alvo.

Porém, apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. Mantenha sua página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, fortalecendo o relacionamento. Responda todas as perguntas, críticas e sugestões, além de produzir materiais atrativos.

Através das redes sociais é possível fazer uma grande promoção do seu negócio. Elas podem ser usadas de forma gratuita e são excelentes para promover a sua marca ou produto.

3. Brindes, mimos e recebidos: receita de sucesso

Ao receber um brinde especial, nossas emoções são invadidas por um sentimento positivo de atenção e afeto. Por trabalhar nosso lado emocional, essa estratégia é muito assertiva e consegue dar bons frutos.

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de desafios, as empresas com visão de futuro precisam investir em meios de gerar bons resultados. Dentro das possíveis estratégias de baixo custo para conseguir aumentar as vendas, os brindes podem ser uma excelente maneira de cativar o público-alvo e desdobrar ações de promoção de vendas.

Não importa qual seja o objetivo da ação, os brindes devem ser usados para ajudar a aumentar as vendas, atrair novos clientes, fidelizar os atuais e aumentar a visibilidade da marca.

4. SEO: faça com que o Google trabalhe a seu favor

Quando bem feito, o SEO não exige grandes investimentos – e seus benefícios são infinitos. Para quem ainda não conhece o conceito, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google.

Criar conteúdos relevantes como posts blogs passa a ser uma estratégia muito relevante para aumentar a autoridade da sua marca sobre assuntos importantes para o seu público.

É essencial ressaltar que a estratégia de SEO é um trabalho de médio/longo prazo. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será pela sua credibilidade.

5. Realize sorteios na internet e surpreenda-se com o alcance

Use e abuse da criatividade e estabeleça um prêmio que chame a atenção dos usuários. Todo mundo adora ganhar presentes! Planejar sorteios é uma excelente maneira de alcançar metas de vendas, atingir novos seguidores e realizar parcerias.

Com a pulverização ampla de conteúdo no ambiente digital, o potencial de alcance de um sorteio é enorme, dando bastante visibilidade para sua marca. Quando se utiliza da estratégia de sorteios, transparência e comunicação são pilares fundamentais para ganhar a confiança de seus consumidores.

6. Invista no poder dos vídeos

O conteúdo em vídeo figura entre as principais tendências do mercado. As redes sociais transformaram drasticamente o hábito de compra dos consumidores. Com vídeos, é possível produzir mensagens e campanhas que se adéquam aos clientes, gerando identificação.

As redes sociais não param de borbulhar novidades vindas dos mais diversos canais: YouTube, TikTok, Instagram Stories e o Reels são algumas das ferramentas que podem ser usadas pela sua marca de maneira gratuita e com alto poder de conversão.

O YouTube se tornou a plataforma de vídeos preferida dos brasileiros, e atualmente é acessada por 105 milhões de pessoas por mês no país. A quarentena provocada pela pandemia da covid-19 causou diversos impactos na forma como os usuários consomem conteúdo e assistem a vídeos. Uma grande transformação está acontecendo em todas as plataformas de vídeos.

7. Crie parcerias e desenvolva seu networking

Conheça pessoas e crie parcerias para aumentar a visibilidade da sua marca. Encontre outros negócios que estejam alinhados aos valores da sua empresa e proponha maneiras de ambos saírem ganhando. Recomendações e troca de posts nas redes sociais são estratégias poderosas de marketing para desenvolver seu networking e conquistar novos públicos.

A prática do networking é uma poderosa atitude para trabalhar a rede de contatos, auxiliando estrategicamente na carreira e no futuro do profissional. Sempre procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas de seu setor de atividade.

Cultivar bons relacionamentos pode ser essencial na hora de você encontrar aquela recolocação no mercado, para viabilizar um projeto e até mesmo para trocar ideias sobre um assunto que você ainda não domina.

8. Crie programas de fidelidade

É mais caro conquistar um novo cliente que manter um cliente antigo. Que tal investir em programas de fidelidade para garantir o retorno do seu consumidor?

Programas de fidelidade são estratégias poderosas para atrair os clientes que já compram e poderiam comprar mais. Seja visando conquistar um prêmio, bônus, brindes, entre outros benefícios, os programas de fidelidade se mostram muito assertivos quando colocados em prática. Se aumentar a lucratividade do seu negócio é um dos objetivos da sua empresa, ações que culminem na fidelização do cliente podem garantir bons números.

O programa de fidelidade ideal para sua empresa funciona por meio da identificação dos clientes que mais compram, para que eles recebam benefícios extras. A estratégia pode ser feita por meio do acúmulo de pontos, preenchimento de cartões, carimbos e cupons.

9. Procure seus clientes antigos

Como você está se comportando com a base de cliente que você possui? Como está a sua comunicação com aqueles clientes antigos, que não aparecem mais? O que será que aconteceu para que ele não voltasse a fechar mais negócios com você? Procure saber.

Entenda o que levou seu cliente a desistir da sua empresa e ofereça vantagens e benefícios para que ele possa voltar para seus braços. Ofereça um novo produto ou serviço, dê desconto e refaça o laço entre sua marca e seu cliente.

Em momentos de crise como o atual, consultar a sua lista de clientes é uma excelente estratégia que vai fazer você enxergar diversas oportunidades. Faça uma ligação ou envie um e-mail personalizado.

Segundo Philip Kotler, famoso consultor de marketing, conseguir clientes novos custa de 5 a 7 vezes mais do que reativar clientes antigos. São diversos os fatores que entram nessa conta e que devem ser considerados na estratégia da sua empresa.

Esquecer-se de manter um bom relacionamento com clientes antigos é um erro comum que traz consequências graves. Tão necessário quanto ter clientes novos é ter clientes recorrentes.

10. Contrate profissionais qualificados para lidar com seu marketing

Com a décima dica, você já deve estar se perguntando como alavancar o marketing da sua empresa de maneira eficaz e sem correr riscos. Colocar o marketing em execução, seja ele off-line ou digital, requer conhecimento e muito jogo de cintura.

O porquê de todo esse cuidado é, que, apesar de terem baixo custo, essas estratégias devem ser criadas com responsabilidade e implementadas com muita inteligência e visão de futuro.

Para que suas estratégias mantenham um crescimento constante e seu planejamento de ações em marketing continue sendo cumprido, é importante poder contar com um profissional que some ao time, agregando conhecimento, força, criatividade e expertise digital.

A internet está cheia de armadilhas! Por isso, é bastante vantajoso descobrir dentro do segmento trabalhado, instituições que complementem a sua atividade e possam agregar valor ao seu negócio de maneira profissional. Não corra riscos e tenha ao seu alcance pessoas qualificadas para que todas as suas estratégias sejam implementadas sem riscos e com resultados garantidos.

Ficou convencido das vantagens de iniciar as estratégias de baixo custo para alavancar o sucesso do seu empreendimento? São diversas opções de estratégias incríveis para que você alcance seus objetivos, venda mais e desenvolva seu empreendimento da melhor maneira.

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