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Capa importância dos cliques

A importância dos cliques em email marketing

Sabemos que o objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Para que isso seja possível, é necessário dispor de ferramentas capazes de aprimorar ainda mais as novas estratégias de crescimento.

Nesse quesito, podemos perceber os incríveis benefícios do e-mail marketing, que além de assegurar que sua empresa tenha guardado os contatos de clientes e futuros clientes, ele ainda oferece meios cada vez mais econômicos e práticos para conquistar diversos públicos.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como o e-mail marketing oferece uma excelente competitividade no mercado.

Email marketing: o que é e qual a sua importância?

Em geral, podemos definir que o e-mail marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa o envio de e-mails para uma determinada lista de contatos.

Assim, entendemos que o seu objetivo principal é estimular uma comunicação mais direta entre empresas e clientes, e geralmente, esse disparo de e-mails ocorre através da ajuda de ferramentas de automação.

A princípio, o e-mail era entendido como basicamente uma versão eletrônica das cartas que costumávamos enviar. Para quem não sabe, o e-mail foi criado no ano de 1971 por Ray Tomlinson. Na entrevista que ofereceu à revista The Verge, ele chegou a comentar que só estava buscando uma forma mais simples de enviar mensagens para as pessoas através do computador, mas sobretudo, sem a necessidade de estar presente para enviar essa mensagem.

Sendo assim, nos dias atuais, foi exatamente isso que o e-mail acabou se tornando: um canal direto de comunicação entre o remetente e o destinatário. Esse modelo acabou sendo tão incorporado à internet, que hoje em dia o e-mail pode ser considerado um novo tipo de identidade para as pessoas.

Através desse novo comportamento, o setor de marketing passou a se beneficiar disso, já que perceberam que o endereço eletrônico passou a ser mais uma forma de realizar a divulgação de produtos e serviços de maneira mais pessoal e íntima.

Contudo, ao longo do tempo, a questão do uso do e-mail como estratégia de divulgação passou a incomodar diversos usuários, já que muitos negócios — sem preparo estratégico — passaram a enviar mensagens insistentes, indesejadas, e o pior, sem qualquer tipo de permissão.

Desse modo, as empresas passaram a buscar maneiras de melhorar a reputação do e-mail marketing, qualificando ainda mais as abordagens feitas. Assim, ao longo do tempo, as corporações passaram a pedir autorização para pegar e-mail das pessoas através de iscas digitais e outros modelos de captação do marketing digital.

Atualmente, ela se transformou completamente, e já é notoriamente benéfica para gerar relacionamento e escalabilidade de um negócio no mercado.

Por que minha empresa deve investir em e-mail marketing?

Agora que você já sabe o conceito, a história e a importância do e-mail marketing como estratégia de relacionamento entre clientes e empresas, confira abaixo os motivos pelos quais você precisa integrar essa estratégia em suas projeções de crescimento no mercado:

1. Gera grande alcance

Gera grande alcance

De acordo com pesquisas recentes, foi verificado que atualmente existem mais de 4 bilhões de usuários utilizando e-mails ativamente. E esse número tende a crescer muito mais até 2024, chegando até os 4,5 bi.

Isso está acontecendo porque, como podemos perceber, o endereço eletrônico engloba todas as ações que acabamos fazendo em outros tipos de canais na internet.

De forma prática, toda vez que realizamos ou criamos um login em um determinado site, acabamos utilizando o nosso endereço de e-mail. Com isso, percebemos que ele se torna parte das atividades de um determinado usuário na internet.

2. Flexibilidade

Flexibilidade do email

Como dito acima, o e-mail acaba se tornando uma “tela branca”, no qual é possível preenchê-la da forma que o usuário quiser.

De forma prática, sabemos que as mensagens não possuem um limite de caracteres, além disso, acabam oferecendo a inserção de gráficos, GIFs, links, imagens e ainda consegue inserir o layout de sua preferência, a fim de que sua marca seja ainda mais ilustrativa, persuasiva e interessante para o seu cliente.

3. Retornos financeiros mais rápidos

Retornos financeiros rápidos

Existem dois motivos no e-mail marketing que o tornam tão rentável para as estratégias de crescimento de um negócio: o e-mail marketing não necessita de investimentos altos, e as taxas para as conversões são altíssimas.

Portanto, o investimento em marketing não é algo custoso, e exige apenas que você tenha um domínio, uma máquina para disparo e uma pessoa experiente na área para conduzir esse processo de maneira estratégica.

Através da nutrição de leads, você poderá obter um grande volume de receita, pois quanto mais e-mails você enviar para o seu lead (consumidor que deixou e-mail para contato), mais possibilidades de conversão você obterá, e logo, compras mais constantes.

4. Oferece um canal próprio

Oferece um canal próprio

Como bem sabemos, o e-mail nada mais é do que um canal. Sendo assim, a lista de contatos de milhares de clientes acaba tornando-se um ativo extremamente valioso para a sua empresa.

Ou seja, não existe nenhuma força externa que interfira diretamente na sua relação com seus leads, seja como, o motivo pelo qual você deve enviar aos seus clientes. É possível até utilizar uma ferramenta para esse fim, mas a estratégia utilizada não irá depender dela.

Portanto, quando nos referimos às redes sociais, por exemplo, percebemos que as empresas podem depender dessas plataformas. Ou seja, são os algoritmos que irão decidir se a sua postagem poderá ser relevante ou não para o seu público.

Além disso, também devemos lembrar que os seguidores ainda não estão atrelados à sua marca, e por esse motivo, caso as redes sociais percam sua força, você não conseguirá levar esses usuários para outro lugar.

Por esse motivo, notamos que o e-mail marketing assegura esse processo, já que através de sua construção de lista, você não perde o contato de seus clientes e leads.

Cliques no e-mail marketing: qual é a sua importância?

Agora que conseguimos entender o conceito e a importância das estratégias de e-mail marketing para profissionais e empresas, devemos centralizar nossa atenção na ação principal: os cliques. Para que tenhamos sucesso em nossa estratégia de conversões por e-mail, precisamos mensurar a quantidade de cliques na abertura dos e-mails.

Digamos que na sua lista de e-mail há 100 contatos para serem nutridos. A cada três dias você dispara um e-mail para esses contatos, a fim de incentivá-lo a comprar algum produto ou serviço que sua empresa oferece, enviando sempre um link para compra de produto. Ao final da semana, você poderá notar que dos 100 contatos presentes na sua lista, apenas 15 dos 100 clicaram no link do e-mail enviado pela sua empresa.

O que isso quer dizer? Significa que você precisa elaborar e-mails cada vez mais interessantes para seus leads, pois é justamente essa a importância dos cliques: levar o destinatário ao seu website e lá fazê-lo converter em comprar. 

Portanto, ao perceber que a taxa de cliques em suas estratégias está abaixo da média, está na hora de criar novas ideias para aumentar esse indicador.

Como aumentar a taxa de cliques do seu e-mail marketing?

Agora que você já entendeu a importância de mensurar a taxa de cliques em suas estratégias de e-mail marketing, confira abaixo 9 formas de aumentar essa taxa na sua empresa:

1. Elabore um CTA (Call To Action) altamente persuasivo

Call to action persuasivo

Depois de reformular suas estratégias de e-mail marketing, está na hora de criar um call to action para alcançar seus objetivos empresariais. Para que isso ocorra de maneira eficiente, busque fazer com que o conteúdo disponibilizado no e-mail apoie a chamada para a ação (CTA).

Em outras palavras, utilize uma linguagem no seu texto que tenha proximidade com o seu público, e abaixo disso, ofereça um botão bem colorido e de bom tamanho, a fim de que os usuários possam clicar e cair na ação que a sua empresa deseja.

2. Seja objetivo, informe o destino do clique no CTA

Para não tornar a sua sequência de e-mails confusa para seus leads, busque ser claro e objetivo em cada e-mail enviado a eles. Sabemos que diversos CTAs podem deixar o leitor altamente confuso, e assim, passam a não entender o que você deseja que eles façam. Em consequência disso, seu cliente passa a não fazer nada, e pula para o próximo e-mail em sua caixa de entrada. Portanto, o texto do botão deve comunicar qual ação que o usuário está tomando. Se o objetivo do seu botão é levar o destinatário para seu site a fim de ler mais sobre uma determinada notícia, escreva “Leia mais” no botão. Pode até parecer muito óbvio, mas o botão deve sempre informar qual é o destino do usuário. Nunca use um texto como “Clique aqui”, pois não diz nada, quem clica não sabe para onde está indo e o que vai fazer na página de destino.

3. Segmente ainda mais os seus contatos

Segmentação de contatos

Querer “mirar para todos os lados” pode não ser uma estratégia eficiente quando se trata de e-mail marketing. Sendo assim, pode ser muito mais interessante e eficaz se você segmentar ainda mais os seus leads, a fim de personalizar os conteúdos que irá enviar.

Fazendo isso, você irá garantir que o conteúdo esteja sendo enviado para o usuário certo — avaliando comportamento, interesse, disponibilidade, entre outros relacionados.

4. Personalize a mensagem que você deseja passar

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo MailChimp, foi constatado que, em geral, mais da metade dos consumidores preferem se relacionar com empresas que enviam promoções e ofertas relevantes.

Sendo assim, podemos entender que a personalização de mensagens para cada tipo de segmento em seu e-mail marketing tende a aumentar ainda mais o engajamento, e logo, a relevância. Uma consequência disso será a alta taxa de cliques, favorecendo continuamente a conversão.

5. Inove seus templates (modelos de email)

Inovar nos templates

Assim como em qualquer área do marketing, é muito importante que o seu e-mail marketing seja constantemente atualizado. Isso porque os seus clientes podem acabar se cansando do que estão vendo, já que as cores e design sempre permanecem iguais.

Através do tédio, o engajamento pode cair de maneira sorrateira, diminuindo cada vez mais o número de cliques. Portanto, busque certificar-se de prover mudanças frequentes nestes processos, seja mensalmente, semestralmente ou a critério do planejamento.

6. Estimule um senso de urgência

Não menos importante do que todos os itens citados acima, estimular um senso de urgência ao seu público pode ser uma excelente forma de aumentar a taxa de clique. De forma prática, pode ser necessário dispor de cronômetros de contagem regressiva que mostrar horas, minutos e até mesmo os segundos para que uma determinada oferta ou promoção termine.

Como bem sabemos, o cronômetro acaba sendo um elemento visual totalmente agradável aos olhos, e dessa forma, pode ser integrado aos seus e-mails. De forma inconsciente, eles estimulam seus leads e clicarem nos seus links, sob risco de perder uma excelente oportunidade.

7. Não se esqueça das provas sociais

Provas sociais

Muitas empresas preferem esconder os elogios e feedbacks positivos de seus clientes justamente para não demonstrarem um tom de “superioridade” no mercado. Contudo, esquecemos que essas provas sociais podem ser altamente benéficas para que mais clientes consigam comprar de você.

Se tratando do e-mail marketing, por exemplo, faria todo sentido você printar conversas sobre elogios acerca do produto ou serviço em questão no corpo de seus e-mails. Fazendo isso, seus leads tenderão a se pôr no lugar daqueles que já compraram de você, e logo, buscar adquirir o produto de forma ainda mais rápida.

8. Crie um sentimento de escassez

Para quem não sabe, a escassez de produtos ou serviços oferece um sentimento de “medo de perder”.

E isso já é mais do que o suficiente para incentivar o seu cliente a clicar no link disposto em seu e-mail. Por esse motivo, buscar adicionar alertas em tempo real, mas que visem mostrar itens que possuem baixo estoque ou que contenham pouquíssimas unidades disponíveis.

9. Avalie o tamanho do corpo do seu texto

Para que o seu público obtenha o máximo de impacto ao receber um e-mail da sua empresa ou marca, busque certificar-se de que o seu texto precisa ser de fácil entendimento. Portanto, avalie a quantidade de palavras, a fim de analisar se a leitura não está muito cansativa e difícil de ser interpretada. Essa é só mais uma maneira inteligente e estratégica de fazer com que seus clientes sejam cada vez mais atraídos ao clique.

Invista em e-mail marketing hoje mesmo

Conforme vimos, o objetivo do e-mail marketing é fazer com que a empresa obtenha um excelente rendimento no mercado, e assim, gere uma maior competitividade.

Através das dicas citadas acima, é possível alavancar ainda mais os resultados relacionados às taxas de cliques nos e-mails, tornando-os ainda mais atrativos e propensos a levar os leads para o fechamento de compra.Agora que você já sabe tudo sobre o e-mail marketing, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Confira aqui no Blog Nitronews outros textos exclusivos para otimizar ainda mais suas estratégias de conversão.

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