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A revolução das máquinas no email marketing

Lamentamos informar, mas as tendências para o email marketing do futuro apontam que muita gente vai perder o seu emprego na área para máquinas. Cada vez mais os processos se tornarão automatizados, e será humanamente impossível disparar as comunicações personalizadas uma por uma, de maneira manual. A boa notícia é que mesmo dentro desse processo computadorizado, será necessário o bom senso e a empatia humana para que essas comunicações sejam programadas da melhor maneira possível. Se não pode vencê-los junte-se a eles, certo?

O negócio é se antecipar e se acostumar com esse admirável marketing novo desde já: são softwares que preveem quais ofertas devem ser enviadas de acordo com as preferências e compras anteriores, programas que analisam cada ação do usuário de maneira profunda e sistemas de inteligência artificial capazes de determinar até qual a melhor linha de assunto para o seu email marketing.

Segundo pesquisa realizada pelo Litmus, a maioria dos especialistas em email marketing acredita que esse cenário futurístico será a nossa realidade muito em breve, até 2020. 66,1% apostam que os computadores serão capazes de determinar o conteúdo, a linha de assunto, os textos e até as imagens que serão enviadas para os consumidores. 13% acreditam que o email marketing será  automatizado até 2020, enquanto 76% dos entrevistados acreditam que a comunicação por email será completamente automatizado. Em relação aos outros canais de divulgação (redes sociais, blogs, etc), 38% dos especialistas apostam que o email marketing será completamente integrado no futuro.

A evolução da automação no email marketing

Tim Watson, consultor de email marketing da Zettasphere, falou sobre o assunto em material do Litmus. Segundo ele, já estamos engatinhando na questão da automação. Hoje em dia existem softwares que possibilitam que pequenas ações gerem uma resposta – como um email de boas-vindas, por exemplo, ou emails que são disparados após abandono de carrinho nas lojas online.

Porém, como bem sabemos, o processo de compra pode ser muito mais complexo do que isso. O que fazer quando um cliente se cadastra no seu site, inicia uma compra, abandona o carrinho, vai a uma loja física, escreve um review para um produto, pesquisa em mais algumas categorias, clica em um anúncio e se conecta pela primeira vez no aplicativo mobile da sua loja?

O número de ações possíveis só aumenta, e hoje em dia é impossível acompanhar todas elas através da automação do email marketing. Quando os softwares se tornarem mais complexos será possível acompanhar todos esses movimentos e responder de acordo, sem a necessidade de lotar a caixa de entrada do consumidor – basta enviar o email certo na hora certa.

Watson aposta que a inteligência das máquinas será capaz de gerenciar e controlar o fluxo de mensagens para cada indivíduo através dos diferentes canais, criando uma experiência realmente efetiva para que a conversão se realize. O consultor acredita que em 2020 os emails não serão apenas disparados no momento ideal, mas também mostrarão o conteúdo exato que o cliente procura, facilitando (e muito) o processo de compra.

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