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Aprenda a divulgar o seu e-book

Nas últimas semanas temos falado bastante sobre Marketing Digital e a necessidade de compartilhar conteúdo de qualidade para divulgar a sua empresa.  Bons textos, com informações relevantes, são as principais “iscas” para que você possa fisgar novos leads nesse mar de ofertas que é a internet. E uma das principais ferramentas para compartilhar conteúdo e conquistar novos leads é, sem dúvida, o e-book.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2016, 26% dos brasileiros já consumiram conteúdo nesse formato. Os entrevistados provavelmente se referiam a versões digitais de obras que podem ser adquiridas nas livrarias, então é seguro dizer que o número de usuários que já baixaram e-books com conteúdo técnico é ainda maior.

Os e-books são um excelente negócio para ambas as partes, tanto para quem os produz quanto para quem os lê. Pra quem produz conteúdo, é uma excelente maneira de não apenas disseminar conhecimento (atrelando-o à sua marca e reforçando a sua autoridade no assunto), mas também de conquistar novos contatos para o mailing – já que a maioria das empresas pede o preenchimento de um formulário curto para oferecer acesso ao download. Além disso, os ebooks são fáceis de produzir: basta escrever, diagramar e disponibilizar na rede.

E para quem os lê, os e-books são uma verdadeira mão na roda: os livros digitais oferecem conteúdo de qualidade, geralmente grátis, em um formato que pode ser consultado tanto no computador quanto no smartphone. Ter acesso a tudo isso em troca apenas do endereço de email é bastante justo, não é?

Mas não adianta apenas elaborar um e-book e jogá-lo na internet. Para que você tenha o resultado esperado com o seu conteúdo, é necessário divulgá-lo. Dessa maneira, ele atingirá o público-alvo e você terá o número de downloads esperado.

Por isso, trouxemos uma série de dicas para ajudá-lo na divulgação do seu e-book. Confira:

– Divulgue seu e-book através do email marketing

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Claro que a primeira dica é divulgar o e-book através do email marketing. A cada novo e-book que você lança, é imprescindível enviar uma mensagem para os seus contatos avisando-os sobre a novidade. Quem já conhece a sua empresa e tem interesse no seu trabalho provavelmente terá interesse no conteúdo que você está divulgando. Só tome o cuidado de não enviar essa mensagem para os novos contatos que chegaram até você através do e-book. Não seja redundante e desagradável, ok?

– Faça posts nas redes sociais

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Parece óbvio, mas muita gente não faz isso. É fundamental divulgar o seu novo e-book nas redes sociais em que você marca presença. Os usuários que escolheram curtir a sua página ou segui-lo no Twitter com certeza têm interesse no conteúdo que você está criando. Note que você não precisa fazer um único post: crie um planejamento de divulgação e poste sistematicamente para seus seguidores. Lembre-se que nem todos estão online o tempo todo!

– Se necessário, invista em impulsionamento dos seus posts

Você acha que os seus posts de divulgação do e-book não tiveram o alcance desejado? Não tem problema, isso acontece. Redes sociais como o Facebook e o Twitter mostram cada vez menos o conteúdo das páginas, por isso talvez seja interessante reservar uma fatia do seu orçamento para fazer o impulsionamento dos seus posts divulgando o e-book. Você não precisa fazer um grande investimento: com R$ 1 já é possível alcançar um número bem maior de pessoas no Facebook, por exemplo.

– Divulgue seu e-book em grupos e fóruns

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E já que estamos falando em Facebook, a rede social criada por Mark Zuckerberg tem uma excelente ferramenta para a disseminação de conteúdo: os grupos. Participe de grupos pertinentes ao seu segmento de atuação e divulgue seus e-books por lá. Outras redes sociais, como o LinkedIn, também possuem grupos que podem trazer um resultado interessante. E dependendo da sua área, você também pode procurar por fóruns especializados. Eles ainda existem, e podem atrair um grande público para o seu e-book!

– Peça que seus seguidores compartilhem o e-book

Tem um segredinho sobre redes sociais que poucas pessoas conhecem. Sabia que quando você pede alguma coisa pras pessoas, é provável que elas façam? Portanto, peça que os seus seguidores  compartilhem e ajudem na divulgação do seu e-book. Você pode se surpreender com os resultados! Outra opção é trocar o seu conteúdo por um post nas redes sociais: existem ferramentas como o Pay With a Post (https://www.paywithapost.de/), que permite que os usuários façam download do seu material após um post.

– Promova seu e-book no Google Adwords

Como diz o ditado: o melhor lugar para esconder qualquer coisa é na segunda página do Google. Ou seja, você precisa que o seu e-book figure nos primeiros lugares da pesquisa para ter bons resultados. Claro que bom SEO ajuda, mas para não ter erro o melhor é investir em Google Adwords e garantir a exibição do seu conteúdo no topo da busca. O Google Adwords oferece excelentes ferramentas para que você determine as melhores palavras-chave, faça uso delas!

– Faça posts no seu blog divulgando o e-book

Essa dica entra na categoria “arroz com feijão” na divulgação do seu e-book: ao disponibilizar um novo conteúdo para download, não deixe de fazer um post no seu blog divulgando-o. Fale sobre o que o usuário vai encontrar na obra, e claro: insira um call-to-action convincente para que os visitantes façam download do material imediatamente. Use o espaço do seu blog também para inserir banners e janelas pop-ups divulgando o material. Não tenha medo de mostrar o conteúdo incrível que você elaborou!

– Faça guest posts em outros blogs

Uma maneira bacana de fazer link building e ao mesmo tempo atrair mais visitantes para o conteúdo do seu e-book é publicando guest posts em outros blogs – que podem ou não ser do seu mesmo segmento de atuação. Quanto mais links apontando para o seu e-book, mais o Google confiará no seu conteúdo. E quanto mais o Google confiar no seu conteúdo, melhor será a posição dele nos resultados das pesquisas.

Gostou das dicas? Então mãos à obra na divulgação do seu e-book!

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