15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Atenção para o mercado mobile

Já existe mais celulares do que brasileiros em território nacional. Segundo a Anatel, a quantidade de aparelhos de telefonia móvel no Brasil já ultrapassa os 205 milhões, de acordo com medição feita em Fevereiro de 2011.

Na verdade, o Brasil segue uma tendência mundial. De acordo com o instituto de pesquisas ForresterResearch, o ano de 2011 promete que a venda de smartphones ultrapasse a comercialização de PCs pela primeira vez nos Estados Unidos. E quando se fala em plataforma móvel, não apenas os celulares e smartphones estão na jogada. Preste atenção nos tablets! A previsão da Forrester é que o ano de 2012 reserve um volume de vendas mais alto para eles do que para os adoráveis e práticos netbooks.

Mas… o que isso tem a ver com email marketing? Fato é que, se esses dispositivos estão conectados à internet, a tendência é que o público leia seus emails cada vez mais nas telas pequenas.

Se você já investe nessa tecnologia para suas campanhas, lembre-se da sua última newsletter e tente imaginar se ela pode ser lida na tela de um celular, mesmo de um iPhone. Talvez o formato tenha que sofrer algumas alterações. A gente ajuda a pensar:

  1. use menos imagens e em tamanhos menores;
  2. procure redigir textos curtos e objetivos; dê preferência ao formato em bullet;
  3. prefira layouts com apenas uma coluna, para evitar rolagem horizontal;
  4. insira o logo e a frase de call-to-action bem no topo da peça;
  5. certifique-se de que os links que você oferecer na newsletterdirecionarão o usuário para páginas que também possam ser facilmente lidas pelo celular;
  6. ofereça sempre uma versão em formato “somente texto”. No Brasil a conexão 3G ainda passa por adequações e, em alguns casos, pode tornar a navegação bastante lenta;
  7. no início da newsletter, ofereça um link com a opção “ver online”. Assim, o usuário não desistirá de ver a sua mensagem caso programa de emails que ele esteja utilizando apresentar algum problema na hora de abrir a peça em html.
Post anterior
Email marketing segmentado: farmácias de manipulação
Próximo post
Código de ética do email marketing

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!