15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true
Automação Email Marketing

Automação de Marketing: conheça os segredos para e-commerce.

Você sabe o que é Automação de Marketing?

Você-sabe-o-que-e-automação-de-Marketing

Trata-se de uma vertente tecnológica que possibilita às companhias acelerar, modernizar e avaliar fluxos de trabalho e funções de marketing. Desta maneira, ela pode elevar a eficácia operacional e fazer com que as receitas cresçam mais rapidamente.

A automação de marketing é um serviço que ajuda os profissionais da área na criação, segmentação, sustentação e qualificação de leads.  Tais recursos tecnológicos também auxiliam na estratégia de ciclo de vida do consumidor, nas vendas cruzadas, na retenção de consumidores e na avaliação do ROI em marketing.

Altamente importante para a sua empresa, no campo do e-commerce, a automação em marketing também conta com alguns segredos. Você sabe dizer quais são eles? Então continue fazendo a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto.

Entendendo a automação de marketing

entendendo-a-automação-de-marketing

Diferente do que muitos acreditam o conceito de automação de marketing já existe há algum tempo. Contudo, o seu uso era popular somente entre as grandes empresas globais, por conta das altas despesas relacionadas à tecnologia necessária.

Atualmente, o uso de sistemas especializados está com um custo cada vez mais baixo, por isso estão tornando acessível a automação de marketing por meio de sistemas de qualidade e preços mais baixos.

Além do mais, a própria cultura digital vem estimulando a utilização de ferramentas em empresas de médio e pequeno porte. Com isso, profissionais da área de marketing e vendas já nascem na era digital, tendo ciência da sua importância e possíveis lucros.

A automação de marketing por trás do e-commerce

O campo do e-commerce está cada vez mais competitivo. Para os profissionais que atuam neste ramo, é preciso exercer diversos investimentos para assegurar os fluxos de venda, para curto e em longo prazo.

No entanto, ainda é recorrente lojas virtuais investirem preferencialmente em efeitos de curto prazo, como por exemplo, os links patrocinados. Alguns e-commerces de grande e médio porte contam com mais de 50% da sua circulação gerada de canais pagos.  E é bem aqui que mora a grande vantagem da automação de marketing.

Em um primeiro momento, a automação de marketing era utilizada nas tarefas de fidelização do consumidor, com o objetivo de prolongar o seu ciclo de vida. Entretanto, atualmente o termo também é utilizado para constituir um método dentro da estratégia que auxilia a atrair o interesso dos consumidores.

A partir daí, a newsletter padronizada vem pouco a pouco perdendo sua força. Ter conhecimento de quem é seu cliente, bem como suas preferências e necessidades, os conteúdos que mais o atraem e seu momento na jornada de compra se torna fundamental, junto das ofertas comerciais para o atual e-commerce.

É importante destacar que o suporte de dados se faz altamente proveitoso para entender em quais pontos é necessário para você reforçar o relacionamento com seu cliente. No e-commerce a automação de marketing é a união de tecnologias e procedimentos que servem para automatizar o relacionamento com os consumidores e aprimorá-las, com base nas informações disponíveis.

As vantagens da automação de marketing

vantagens-da-automação

A automação de marketing é uma importante ferramenta para o sucesso de suas ações de marketing através de diversos canais. Dentre as principais vantagens de aderir à automação der marketing podemos listar:

– Segmentação adequada de clientes e prospects;

– Aprimoramento da experiência do cliente;

– Remover das mãos do administrador de marketing atividades repetitivas, possibilitando que ele foque em novos e exclusivos projetos.

– Diminuição de falhas humanas nas campanhas;

– Aprimoramento da utilização do e-mail marketing segmentado;

– Aumento da fidelização de clientes;

– Elevação do ROI e redução das despesas operacionais;

– Atuação assertiva, encaminhando o conteúdo certo para o consumidor certo, no momento adequado e com a proposta certa.

Automatizando o marketing do seu e-commerce

Automatizando-o-Marketing-do-seu-Ecommerce

O primeiro fator ao ser considerado ao escolher por um serviço de automação de marketing é a união deste com a plataforma do e-commerce. Eles devem atuar em harmonia, para que as métricas possam ser perfeitamente medidas e suas tarefas executadas de maneira satisfatória.

É válido destacar que outros sistemas podem ser incorporados, como o ERP, que possui dados essenciais a respeito do consumidor. Os sistemas de SAC e atendimento também são excelentes opções.

A automação de marketing não está limitada às respostas automáticas de e-mail marketing. Ela também diz respeito a toda a administração dos leads e consumidores, bem como o aumento do acompanhamento da performance das estratégias multicanais.

Um bom serviço de automação de marketing possibilita que o empreendedor tenha acesso aos seguintes recursos otimizados:

– Ferramentas de SEO;

– Gestão e segmentação de leads, consumidores e campanhas;

– Criação e gerenciamento de e-mail marketing;

– Auto respostas de forma pessoal;

– Junção com Analytics e CRM.

A partir do momento em que você já sabe quais são suas metas e objetivos no e-commerce, fica muito mais fácil avaliar as diversas opções de automação de marketing existentes no mercado.

Contudo, é importante pontuar que o custo-benefício possui uma variante entre as plataformas. Algumas delas inclusive possuem modalidades distintas, com valores diferentes, seguindo os seus objetivos e porte do negócio. O essencial é que você tenha as seguintes garantias:

– Acessibilidade a todos os recursos dos quais realmente são necessários;

– Junção com outras ferramentas;

– Suporte técnico rápido e eficaz.

Estratégias para agregar automação de marketing no e-commerce

Estrategias-para-agregar-automação

As metas que se desejam obter para ter sucesso com a automação de marketing são:

– A construção de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e prospects;

– A geração de conteúdos assertivos, atraentes e exclusivos;

– A determinação do momento exato na jornada de compras do cliente;

– A entrega da oferta adequada;

– O engajamento do usuário.

A seguir, conheça as estratégias que devem ser colocadas em prática para alcançar tais objetivos:

– Gerar uma série de e-mails baseados nas possíveis ações dos internautas;

– Distinguir sua marca das concorrentes;

– Reconhecer os pontos fracos por meio de testes.

Agora que você já sabe tudo sobre a automação de marketing e os segredos para o e-commerce, que tal aplicá-la na estratégia do seu negócio? Gostou deste post? Então não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog!

Hospedagem gratuita
Post anterior
Guia prático de como abrir uma loja virtual
capa-37-email-mkt-nutricao-leads
Próximo post
Email Marketing para nutrição de Leads: uma estratégia que funciona?

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!