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Automação Email Marketing

Automação de Marketing: conheça os segredos para e-commerce.

Você sabe o que é Automação de Marketing?

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Trata-se de uma vertente tecnológica que possibilita às companhias acelerar, modernizar e avaliar fluxos de trabalho e funções de marketing. Desta maneira, ela pode elevar a eficácia operacional e fazer com que as receitas cresçam mais rapidamente.

A automação de marketing é um serviço que ajuda os profissionais da área na criação, segmentação, sustentação e qualificação de leads.  Tais recursos tecnológicos também auxiliam na estratégia de ciclo de vida do consumidor, nas vendas cruzadas, na retenção de consumidores e na avaliação do ROI em marketing.

Altamente importante para a sua empresa, no campo do e-commerce, a automação em marketing também conta com alguns segredos. Você sabe dizer quais são eles? Então continue fazendo a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto.

Entendendo a automação de marketing

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Diferente do que muitos acreditam o conceito de automação de marketing já existe há algum tempo. Contudo, o seu uso era popular somente entre as grandes empresas globais, por conta das altas despesas relacionadas à tecnologia necessária.

Atualmente, o uso de sistemas especializados está com um custo cada vez mais baixo, por isso estão tornando acessível a automação de marketing por meio de sistemas de qualidade e preços mais baixos.

Além do mais, a própria cultura digital vem estimulando a utilização de ferramentas em empresas de médio e pequeno porte. Com isso, profissionais da área de marketing e vendas já nascem na era digital, tendo ciência da sua importância e possíveis lucros.

A automação de marketing por trás do e-commerce

O campo do e-commerce está cada vez mais competitivo. Para os profissionais que atuam neste ramo, é preciso exercer diversos investimentos para assegurar os fluxos de venda, para curto e em longo prazo.

No entanto, ainda é recorrente lojas virtuais investirem preferencialmente em efeitos de curto prazo, como por exemplo, os links patrocinados. Alguns e-commerces de grande e médio porte contam com mais de 50% da sua circulação gerada de canais pagos.  E é bem aqui que mora a grande vantagem da automação de marketing.

Em um primeiro momento, a automação de marketing era utilizada nas tarefas de fidelização do consumidor, com o objetivo de prolongar o seu ciclo de vida. Entretanto, atualmente o termo também é utilizado para constituir um método dentro da estratégia que auxilia a atrair o interesso dos consumidores.

A partir daí, a newsletter padronizada vem pouco a pouco perdendo sua força. Ter conhecimento de quem é seu cliente, bem como suas preferências e necessidades, os conteúdos que mais o atraem e seu momento na jornada de compra se torna fundamental, junto das ofertas comerciais para o atual e-commerce.

É importante destacar que o suporte de dados se faz altamente proveitoso para entender em quais pontos é necessário para você reforçar o relacionamento com seu cliente. No e-commerce a automação de marketing é a união de tecnologias e procedimentos que servem para automatizar o relacionamento com os consumidores e aprimorá-las, com base nas informações disponíveis.

As vantagens da automação de marketing

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A automação de marketing é uma importante ferramenta para o sucesso de suas ações de marketing através de diversos canais. Dentre as principais vantagens de aderir à automação der marketing podemos listar:

– Segmentação adequada de clientes e prospects;

– Aprimoramento da experiência do cliente;

– Remover das mãos do administrador de marketing atividades repetitivas, possibilitando que ele foque em novos e exclusivos projetos.

– Diminuição de falhas humanas nas campanhas;

– Aprimoramento da utilização do e-mail marketing segmentado;

– Aumento da fidelização de clientes;

– Elevação do ROI e redução das despesas operacionais;

– Atuação assertiva, encaminhando o conteúdo certo para o consumidor certo, no momento adequado e com a proposta certa.

Automatizando o marketing do seu e-commerce

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O primeiro fator ao ser considerado ao escolher por um serviço de automação de marketing é a união deste com a plataforma do e-commerce. Eles devem atuar em harmonia, para que as métricas possam ser perfeitamente medidas e suas tarefas executadas de maneira satisfatória.

É válido destacar que outros sistemas podem ser incorporados, como o ERP, que possui dados essenciais a respeito do consumidor. Os sistemas de SAC e atendimento também são excelentes opções.

A automação de marketing não está limitada às respostas automáticas de e-mail marketing. Ela também diz respeito a toda a administração dos leads e consumidores, bem como o aumento do acompanhamento da performance das estratégias multicanais.

Um bom serviço de automação de marketing possibilita que o empreendedor tenha acesso aos seguintes recursos otimizados:

– Ferramentas de SEO;

– Gestão e segmentação de leads, consumidores e campanhas;

– Criação e gerenciamento de e-mail marketing;

– Auto respostas de forma pessoal;

– Junção com Analytics e CRM.

A partir do momento em que você já sabe quais são suas metas e objetivos no e-commerce, fica muito mais fácil avaliar as diversas opções de automação de marketing existentes no mercado.

Contudo, é importante pontuar que o custo-benefício possui uma variante entre as plataformas. Algumas delas inclusive possuem modalidades distintas, com valores diferentes, seguindo os seus objetivos e porte do negócio. O essencial é que você tenha as seguintes garantias:

– Acessibilidade a todos os recursos dos quais realmente são necessários;

– Junção com outras ferramentas;

– Suporte técnico rápido e eficaz.

Estratégias para agregar automação de marketing no e-commerce

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As metas que se desejam obter para ter sucesso com a automação de marketing são:

– A construção de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e prospects;

– A geração de conteúdos assertivos, atraentes e exclusivos;

– A determinação do momento exato na jornada de compras do cliente;

– A entrega da oferta adequada;

– O engajamento do usuário.

A seguir, conheça as estratégias que devem ser colocadas em prática para alcançar tais objetivos:

– Gerar uma série de e-mails baseados nas possíveis ações dos internautas;

– Distinguir sua marca das concorrentes;

– Reconhecer os pontos fracos por meio de testes.

Agora que você já sabe tudo sobre a automação de marketing e os segredos para o e-commerce, que tal aplicá-la na estratégia do seu negócio? Gostou deste post? Então não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog!

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