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publicidade nas redes sociais

Como aplicar o Funil de Vendas em publicidade nas redes sociais

Se você acompanha o blog do Nitronews com frequência já deve ter se deparado com a expressão Funil de Vendas. A estratégia é cada vez mais popular, e se resume a dividir a criação de conteúdo em três estágios, que correspondem ao status do consumidor dentro da jornada de compra: conscientização, consideração e a conversão em si.

Ou seja, nos primeiros conteúdos você apresenta o seu produto, depois aprofunda com informações mais específicas e então realiza a venda. Com posts específicos para cada estágio, fica mais fácil realizar a conversão.

Mas a aplicação do funil de vendas não se resume ao conteúdo que você compartilha no blog ou site da sua empresa. Nas redes sociais também é possível aplicar a estratégia, especialmente no conteúdo patrocinado. Criar posts para clientes em todos os estágios da jornada de compra, usando as ferramentas de segmentação disponíveis nas redes sociais mais conhecidas, pode ser um excelente negócio para aumentar as vendas da sua empresa.

Por que os três estágios são importantes

É bem comum encontrar relatos de empresas que não estão tendo sucesso com as campanhas de publicidade nas redes sociais, especialmente no Facebook.

O maior problema é que muitas empresas focam na venda de produtos ou serviços, mas esquecem de que é importante que o consumidor conheça a empresa – e confie nela – antes de fazer negócios.

Pode ser um grande desafio começar imediatamente a vender seu produto através da publicidade nas redes sociais. Você deve estar disposto a construir relacionamentos com potenciais clientes antes de induzir a compra!

Prós e contras da publicidade nas redes sociais

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Prós:

As campanhas são fáceis de monitorar. Você pode começar a gerar tráfego e conversões imediatamente. Você terá um panorama completo do ROI a cada campanha. Opções de segmentação, incluindo: idade, gostos, interesses, faixa de renda, localização e outras opções demográficas. Opções de segmentação para pessoas que interagiram com seu conteúdo ou visitaram seu site. Em relação a outros meios publicitários, as mídias sociais podem ser extremamente acessíveis.

Contras:

Dependendo do seu público-alvo, a maioria da audiência pode ser irrelevante. A publicidade nas redes sociais exige muito tempo e atenção para maximizar os resultados.

Publicidade nas redes sociais: estágio de conscientização

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No estágio de conscientização, as pessoas não conhecem a sua marca e/ou não sabem que têm um problema que precisa ser resolvido.

Uma ótima estratégia para aumentar a consciência da marca é focar em mídia social orgânica, publicando e ampliando seu conteúdo com melhor desempenho. As redes sociais oferecem para as marcas com tempo e recursos limitados a oportunidade de postar com maior frequência os conteúdos que têm melhor resultado orgânico. Não só esta é a forma mais barata de divulgar a empresa nas redes sociais, como também fornece uma maneira de alcançar um novo segmento de clientes que você não alcançaria com os anúncios tradicionais.

O conteúdo orgânico das mídias sociais é um poderoso catalisador no aumento do marketing boca-a-boca. As pessoas são muito menos propensas a compartilhar um anúncio do que um bom post na sua página.

Nessa fase você pode criar artigos divertidos, vídeos, gráficos, memes e GIFs, entre outros, e impulsioná-los para atingir aquela parcela do público que ainda não conhece a sua empresa.

Publicidade nas redes sociais: estágio de consideração

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A consideração é o estágio em que as pessoas estão familiarizadas com seu produto ou reconhecem que eles têm um problema e estão pesquisando soluções. Como no estágio de conscientização, as pessoas na fase de consideração ainda precisam de um pouco de orientação ou tempo antes de fazer uma compra. O conteúdo bem sucedido nesta etapa depende muito do valor percebido que você está entregando em seus posts.

O que especificamente você está fornecendo aos usuários que é diferente do que eles costumam ver, ouvir, ler e experimentar nas redes sociais ou nas páginas de outras marcas? O que você está anunciando é tão convincente que eles terão que clicar?

Nessa fase, aperfeiçoar a segmentação adequada e o redirecionamento podem se tornar fatores importantes no sucesso geral de seus anúncios. Segmentar o público correto pode levar a maiores conversões e custos mais baixos.

Uma boa dica é ter o Pixel básico do Facebook configurado no seu site. Você pode encontrar seu pixel exclusivo no Facebook Ad Manager em “Pixels”. A instalação do Pixel permitirá que você acompanhe o comportamento dos usuários em seu site e também os direcione com os anúncios do Facebook no futuro com base em ações específicas.

Outra opção é usar o público personalizado no Facebook. Você pode fazer o upload de uma lista de email com seus clientes mais valiosos, e o Facebook segmentará seus anúncios para uma audiência semelhante. Uma vez que essa audiência já interagiu com seu conteúdo no Facebook e já visitou seu site, você terá uma chance muito maior de guiá-los para o estágio final do Funil de Vendas!

Publicidade nas redes sociais: estágio de conversão

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O estágio de conversão é um dos estágios mais difíceis de dominar, mas aqueles que conseguem o jeito podem gerar grandes resultados para seus negócios. O sucesso no estágio de conversão se resume a três componentes: a qualidade da sua segmentação, a qualidade dos seus anúncios e a capacidade de monitorar resultados. Também vale a pena notar que os anúncios voltados para conversão quase sempre contêm uma oferta irresistível.

Compreender quais campanhas estão gerando conversões e quais campanhas estão perdendo dinheiro é super importante para ajudá-lo a aperfeiçoar o que está funcionando e abandonar as ideias que não deram certo.

É importante saber que a palavra “conversão” não necessariamente significa compras ou vendas. Uma conversão pode significar uma variedade de coisas diferentes para diferentes negócios. Você pode achar que um usuário que se inscreva no seu webinar é muito mais valioso que alguém que se inscreveu na sua newsletter, por exemplo. Por isso, tenha foco e invista o seu dinheiro nas ofertas que trarão os melhores resultados para a sua empresa!

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