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Como criar newsletters que envolvem os leitores e aumentam o engajamento

O email marketing continua sendo a ferramenta de marketing queridinha das empresas devido ao seu ROI enorme – e facilmente verificável. Mas se engana quem pensa que o email marketing se resume àquele email comercial, onde você elenca produtos e preços na esperança de que seja exatamente o que o consumidor precisa, levando-o à conversão. Existem muitos outros formatos que você pode utilizar para conquistar e fidelizar seus clientes, e um dos mais poderosos é a newsletter – ou boletim informativo, como você preferir.

Conforme as possibilidades criativas das newsletters aumentaram, aumentou também a popularidade do formato. Hoje as newsletters são utilizadas por empresas e marcas, mas também por profissionais que desejam se firmar como autoridades nos mais diversos assuntos.

Mas por que as newsletters se tornaram tão populares? Quais são os benefícios de enviar boletins informativos? Continue lendo e descubra!

As vantagens de enviar newsletters para seus contatos

As vantagens de enviar newsletters para seus contatos

Atualmente, a maioria das marcas usa boletins informativos por email para manter os assinantes atualizados sobre seus produtos ou serviços e, em última análise, aumentar o engajamento. Mas essa não é a única vantagem. Confira quais são:

1) Aumenta o tráfego do seu site

Um boletim informativo por email pode indicar que o assinante visite o site e confira seus produtos ou serviços. Você também pode enviar um cupom de desconto especial no boletim para aumentar as visitas orgânicas em seu site. Quanto mais visitas ao site você tiver, melhor será a sua taxa de conversão!

2) Constrói credibilidade

As newsletters permitem que você eduque a sua audiência e mostre o quanto entende sobre o produto ou serviço que vende. Isso aumenta consideravelmente sua credibilidade e, consequentemente, suas vendas. Além disso, muitas marcas estão colaborando com empresas estabelecidas para receber destaque em seus boletins informativos. Isso pode ampliar seu alcance para um novo público e informá-lo sobre você, o que, por sua vez, também aumenta a credibilidade da sua marca. Que tal pensar em uma estratégia de colaboração?

3) Aumenta o número de seguidores nas mídias sociais

Aumenta o número de seguidores nas mídias sociais

A inclusão de ícones de mídia social em seus boletins informa que você tem uma presença ativa nas redes sociais. Com a crescente popularidade das mídias sociais, torna-se imperativo unir o poder dos canais de mídia social e email.

Os boletins informativos por email em intervalos regulares não apenas envolvem seus inscritos melhor, mas também ajudam você a aumentar sua comunidade de mídias sociais.

4) Estabelece relacionamentos duradouros

Seus assinantes estão ansiosos para ter um relacionamento duradouro com sua marca. Um boletim informativo por email pode inspirar um sentimento de confiança na mente do assinante e persuadi-lo a fazer a compra. Eles optam por comprar de você, se confiam em você. Seu discurso de vendas não afeta sua decisão tanto quanto o fato de que eles se conectam com sua marca.

Ideias de newsletters para envolver os consumidores da sua marca

Ideias de newsletters para envolver os consumidores da sua marca

Agora que você já sabe como as newsletters podem ser importantes para a sua estratégia de email marketing, confira algumas ideias de boletins que você pode enviar para seus contatos:

1) Dicas e tutoriais

dicas e tutoriais

O email marketing funciona melhor quando você resolve os problemas do seu assinante. É exatamente por isso que um assinante se inscreve em um boletim informativo por email. Guias de instruções esclarecem os leitores sobre como solucionar um problema que possam estar enfrentando. Você pode ensiná-los a usar seu produto, ou dar dicas para otimizar o tempo durante o uso. Seja criativo, pense em todas as possibilidades de dúvidas e use-as a seu favor.

2) Recomendações Relevantes

O envio de recomendações com base nas compras anteriores dos clientes ou em sua interação anterior e nos produtos pesquisados ​​influencia muito as conversões. Isso leva o destinatário a clicar e ajuda você a fazer vendas cruzadas ou aumentar seus produtos ou serviços. Digamos que você trabalha em uma empresa de materiais esportivos: ao enviar dicas de esqui, você pode oferecer também roupas e equipamentos, ensinar como utilizá-los ou como fazer a manutenção. O importante é que você envie essas ofertas apenas para clientes interessados em esqui, um fã de futebol não achará essas informações relevantes e provavelmente deixará de assinar sua newsletter.

3) Promoções baseadas em datas comemorativas

Ocasiões especiais como aniversários, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal apresentam oportunidades ideais para escrever um texto impressionante na sua newsletter, principalmente se você estiver na indústria de serviços. Para o comércio eletrônico ou setor de varejo em geral, os profissionais de marketing podem promover seus produtos ou qualquer outra oferta que tenham na loja virtual. De qualquer maneira, aproveite essa ocasião para se conectar com seu consumidor em um nível emocional – nada melhor que uma data comemorativa para isso!

4) Histórias de sucesso ou depoimentos

Histórias de sucesso ou depoimentos

Enviar a história de sucesso ou os depoimentos de um cliente pode gerar mais confiança do que qualquer outro auto-elogio. Você pode enviar uma newsletter que compartilha uma história de sucesso emocionante de outro indivíduo que compartilha das mesmas aspirações que o leitor, por exemplo. Esses emails mostram ao assinante que os sonhos se realizam … e sua empresa pode ser o catalisador para torná-los reais.

5) Novos recursos

Quer se trate dos posts recentes no seu blog ou um update para download, você deve sempre promovê-los através de sua newsletter. Essa é uma boa estratégia para aumentar o engajamento, já que emails dessa natureza não promovem vendas.

6) Convites para eventos e webinars

Sempre que você tiver um evento ou um seminário online, certifique-se de divulgá-lo através da sua newsletter. Isso fará com que seus assinantes fiquem cientes do grande dia – e também que construam a reputação da sua marca. Aliás, essa newsletter também trará mais participantes para o seu evento.

Estratégias para aumentar o engajamento em suas newsletters

estratégias para aumentar o engajamento

Por mais que as newsletters sejam populares, você tem que pensar em maneiras de envolver o público e fidelizá-lo. As estratégias de engajamento estão evoluindo para ajudar os editores a se destacarem em uma caixa de entrada lotada e criar um público entusiasta.

As táticas para incentivar o engajamento na caixa de entrada são diversas e dependem da reformulação das newsletters de comunicação um para vários para uma conversa um-para-um. Ao redefinir o sucesso por meio de interações significativas com os leitores, os editores de newsletters estão construindo comunidades mais fortes de audiências engajadas que apóiam os novos modelos de negócios.

As empresas jornalísticas estão cada vez mais focadas nas newsletters, e têm lições que podem ser muito úteis para as empresas que utilizam esse formato para se comunicar com seus clientes. Em agosto de 2018, a Faculdade de Jornalismo Craig Newmark, da CUNY, reuniu profissionais para uma discussão sobre como desenvolver públicos maiores e mais engajados e produtos atraentes para uma variedade de editores de nicho globais, nacionais e inovadores.

Esses foram alguns dos tópicos discutidos, e que podem ser aplicados no desenvolvimento de newsletters de empresas:

1) Ação de demanda

Elevar boletins informativos além de uma ferramenta para distribuição de links requer que os leitores interajam. Ao incentivar ações, você desafia a longevidade de um email, e alguns boletins podem ser criados especificamente em torno dessas ações. Aqui estão algumas ações que os editores de newsletters estão pedindo aos seus leitores:

– Junte-se a um grupo –

Junte-se a um grupo

Os editores compartilharam experiências usando boletins informativos para impulsionar o crescimento de outras comunidades fora da plataforma. Algumas empresas criaram um subreddit onde os membros discutem o conteúdo de seu boletim informativo. Da mesma forma, vários newsletters são acompanhadas pelos Grupos do Facebook. Nesses casos, as comunidades não apenas discutem o boletim informativo, mas também servem como locais para promover conteúdo relacionado e gerar ideias e conteúdo para futuras newsletters.

– Faça uma atividade –

Motivar as pessoas a ficarem longe de suas mesas e dispositivos pode parecer contra-produtivo para quem deseja vender online, mas fazer com que os leitores realizem alguma ação com a sua marca em mente irá estimular o entusiasmo para a próxima newsletter. Uma editora desafiou os assinantes de um boletim informativo a concluir uma atividade off-line a cada semana: aproximadamente 40% dos leitores completaram todos os desafios e seu engajamento impulsionou o crescimento de um grupo do Facebook.

– Converse na caixa de entrada –

Você não precisa levar as pessoas a grupos, fóruns ou comentários para conversar com os leitores. Elimine os endereços de email de [email protected] e use um endereço de email real. Os editores de email estão fazendo uso mais frequente de solicitações de perguntas explícitas ou incentivam comentários. As respostas do assinante podem ser usadas como conteúdo em futuros boletins informativos, levando a conversa adiante. Outras abordagens compartilhadas pelos participantes da discussão incluem enquetes para coletar respostas em massa ou realizar um questionário no qual um autoresponder de email enviará as respostas àqueles que participarem.

– Siga uma história –

Os resumos de emails com curadoria continuam sendo um item básico para os editores de notícias, mas podem se tornar mais atraentes dando aos leitores a oportunidade de continuar acompanhando as matérias fora do boletim informativo. Um editor com vários boletins informativos usa seu resumo diário como um ponto de entrada para outros boletins informativos e notificações. Depois de resumir uma história, ela inclui links de assinatura para permitir que alguém acompanhe esse tópico ao longo do tempo. O link de assinatura inscreve automaticamente esse usuário na lista relevante quando clicado, mantendo baixo o nível de esforço do leitor.

2) Redefinir métricas

Os boletins informativos envolventes exigem novas métricas para definir o sucesso. Como uma métrica, as taxas de abertura são ambíguas, possivelmente referindo-se a aberturas únicas, total de aberturas, múltiplas aberturas, encaminhamentos e muito mais. Apenas ‘aberto’ não funciona mais como uma quantificação do seu boletim informativo.

Novas métricas de sucesso devem estar ligadas ao objetivo do boletim informativo. Houve um aumento correspondente na entrada de membros em um grupo? Se foi uma parte de uma série, qual foi a taxa de conclusão? Quantos participantes responderam a uma chamada de feedback ou se inscreveram em outra newsletter? Esses números podem ser menores do que uma taxa de abertura, mas são concretos e refletem relacionamentos mais profundos e valiosos com o público.

3) Reativando listas

Quando um boletim informativo sobrevive ao interesse de seu público, talvez seja hora de usá-lo para outras coisas. Em boletins informativos em que as taxas de abertura despencaram, um participante do debate compartilhou o sucesso de sua equipe enviando uma mensagem direcionada a qualquer leitor que abrisse esse boletim até mesmo uma vez no ano anterior. A mensagem oferecia boletins informativos relacionados, e no primeiro envio havia uma taxa de abertura de aproximadamente 50%, com algo entre 20 e 40% clicando em outro boletim informativo.

4) Retorno sobre o investimento

Retorno sobre o investimento

A criação de boletins informativos atraentes e interativos pode exigir mais recursos, principalmente se você deseja moderar as conversas. Então, qual é a recompensa? Depende do boletim informativo, mas os participantes da discussão apontaram potenciais benefícios em branding, maior conscientização sobre as ofertas dos editores, encaminhamento de comportamentos que beneficiam o crescimento da lista e – para aqueles com modelos avançados de receita de leitores – dados para entender a probabilidade de um leitor se inscrever .

Ou seja, uma newsletter é a ferramenta ideal para se conectar com os seus clientes e aumentar o engajamento em torno da sua marca! O que você está esperando para criar a sua?

Sua empresa já envia newsletters? Compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto nos comentários!

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