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narrativa emocional

Como criar uma narrativa emocional para a sua marca

O storytelling se tornou uma grande ferramenta da publicidade, e não é por acaso: ao longo dos anos se percebeu que os consumidores se emocionam e se conectam com propagandas que contam histórias ao invés de apenas apresentar os seus produtos e/ou serviços.

A prova disso são as peças publicitárias de fim de ano de empresas como Zaffari, Renner e O Boticário, que são aguardadas ansiosamente pelos clientes todos os anos e são amplamente discutidas e comentadas nas redes sociais e imprensa.

Ou seja, são propagandas tão eficazes que não só convencem os consumidores a comprar presentes para demonstrar seu amor pelas pessoas próximas como também reforçam a marca de uma maneira brilhante.

Mas como criar uma narrativa emocional eficaz para a sua marca? Confira algumas dicas:

– Personagens com emoções com que os usuários podem se identificar

Quem nunca sentiu saudade, amor, solidão? Aposte em um sentimento comum, e com que o seu consumidor pode se identificar, para criar uma narrativa emocional para a sua marca. O segredo do bom storytelling é o reconhecimento criado pelo espectador quando assiste ao seu vídeo.

– Distância entre o que o personagem deseja e o que realmente pode ter

Em qualquer boa história, existem obstáculos para que o “herói” consiga o que deseja. Por isso, é necessário mostrar o ponto de partida e o quanto ele está distante do que deseja.

– Surpresas para manter o espectador envolvido na narrativa

Não importa a duração do seu vídeo, você tem que manter o espectador interessado para que o assista até o fim. Portanto, é necessário inserir surpresas e outros elementos surpreendentes para que sua história seja interessante.

– Posicionamento discreto de produto

Em uma narrativa emocional não há menção direta ao seu produto, mas sim um posicionamento discreto (como um personagem o utilizando, por exemplo).

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