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Como divulgar sua empresa através do marketing digital gastando pouco

São novos tempos, e a relação de muitas empresas com o marketing digital está mudando. Se antes um ponto físico muitas vezes era suficiente, agora o foco mudou para o digital. E como a internet está cheia de negócios tentando acontecer – muitos de seus concorrentes, provavelmente –, é necessário se destacar.

Para muitas empresas, o digital é a única maneira de fazer seu marketing atualmente. Mais barato, rápido e mensurável, o marketing digital oferece tantos benefícios para as empresas que muitos optam por se concentrar exclusivamente em técnicas online.

O marketing digital é especialmente útil para empresas com orçamento limitado, incluindo start-ups e pequenas empresas que não têm um grande orçamento disponível para anúncios em jornais e TV.

Existem diversas maneiras de chamar atenção para a sua marca através do marketing digital, possibilitando que você impacte seus clientes de forma eficaz e econômica. Mas, para ser eficaz e econômico, o marketing digital tem que ser planejado de maneira cuidadosa. E é sobre isso que conversaremos hoje!

Como fazer marketing digital com um orçamento limitado

Formular um plano de marketing digital com um orçamento pequeno pode ser complicado. Você precisa ser capaz de converter leads em clientes, mas sem os enormes orçamentos de marketing que outras marcas possuem. Será que é possível competir com elas?

A boa notícia é que, com criatividade e um olho bom para oportunidades, você pode criar uma campanha de marketing digital eficaz com um orçamento limitado. Embora seja uma vantagem ter fundos ilimitados para investir em um plano de marketing de grande impacto, você pode criar uma estratégia de marketing digital com um orçamento limitado e ainda assim ter grande sucesso!

Confira as nossas dicas e aplique-as em seu projeto o quanto antes:

Dicas para elaborar o planejamento de marketing digital da sua pequena empresa

Se você é MEI ou trabalha em uma pequena empresa com poucos funcionários, é perfeitamente compreensível que seu orçamento de marketing seja apertado.

Com pouca grana para tentar a sorte em uma ampla variedade de estratégias de marketing diferentes, experimentar os métodos mais usados ​​por outros profissionais de marketing digital pode ser a melhor jogada para construir sua base.

O início não é o melhor momento para testes e experimentações. Veja o que outras empresas do seu segmento estão fazendo e aposte em estratégias que já foram testadas e aprovadas. Quando sua marca estiver consolidada, você poderá se aventurar em campanhas mais inovadoras.

Aqui estão algumas das melhores maneiras de desenvolver uma campanha de marketing digital com um orçamento pequeno:

1) Construa a base do seu planejamento em marketing digital

Fazer marketing digital com um orçamento apertado não significa necessariamente que sua empresa terá uma campanha menos eficaz. Você só precisa se certificar de que cada elemento em seu planejamento é cuidadosamente pensado, é necessário para o seu projeto e é da mais alta qualidade possível.

Pense em seu primeiro projeto de marketing como a estrutura do que você deseja construir para o futuro. E como em qualquer estrutura, ela precisa ter uma base sólida.

Só porque você não tem dinheiro sobrando agora para criar uma campanha de marketing chamativa e cara, não significa que você não terá as finanças para investir em marketing digital no futuro.

Por isso, não pense no início da sua campanha como algo barato e improvisado. Pense como o início de toda a sua estratégia de marketing digital, e faça boas escolhas!

2) Defina seus objetivos

Defina seus objetivos

Uma das etapas iniciais mais críticas para elaborar um orçamento de marketing digital é solidificar metas claras e concretas. Você não quer fazer uma abordagem do tipo “atirar para todos os lados”, pois isso desperdiçará tempo e dinheiro.

Em vez disso, o que você deve fazer é decidir onde deseja ver seus resultados. Isso pode significar um único resultado, ou pode significar uma meta primária com objetivos secundários e terciários. Em todos os casos, entretanto, você deve saber o que está tentando alcançar. Você quer divulgar marca? Criar mais fidelidade? Ou está apenas interessado em aumentar a receita ou os clientes?

Todas essas são metas muito diferentes, com abordagens diferentes, então, qual delas você escolher terá um grande efeito em seu planejamento digital.

3) Analise campanhas passadas

Analise campanhas passadas

Outro passo importante quando se trata de marketing digital é ver o que funcionou e o que não funcionou. Isso se aplica aos esforços de colegas e concorrentes, mas especialmente aos seus próprios esforços.

Se você já teve alguma experiência com marketing digital, observe atentamente o que seus resultados lhe proporcionaram. Onde você teve sucesso e por quê? Quais esforços não funcionaram para você? Você sabe por que eles não funcionaram para você, especialmente se essas técnicas funcionaram para outras empresas?

Saber o que funcionou e o que não funcionou e, o mais importante, por que houve sucesso ou fracasso, são peças vitais do quebra-cabeça do marketing digital de que você precisará para criar sua estratégia.

4) Distribua seus recursos com base em resultados

Depois de definir uma meta e ter uma ideia do que está funcionando e do que não está, você pode começar a organizar seu orçamento com base nas prioridades e no sucesso. A palavra-chave aqui é sucesso, não custo. Por exemplo, conteúdo nas redes sociais pode não custar nada a princípio, pois não há gastos para criar uma conta de mídia social ou fazer postagens nela.

No entanto, se a análise de seus esforços anteriores de marketing digital mostrar que fortalecer a marca funciona muito bem em uma rede social como o Twitter, você pode querer investir na criação de conteúdo e impulsionamento dos posts por lá. Afinal, se a estratégia estava funcionando bem quando você fazia postagens ocasionais, ela vai ser muito mais bem sucedida com investimento.

Da mesma forma, se está claro que seu grupo demográfico está se afastando do Facebook e agora está no Instagram, e você vê resultados menos satisfatórios em sua publicidade no Facebook, por que continuar por lá? Redirecione seus investimentos para algo que esteja obtendo melhores resultados, em vez de manter o dinheiro em uma rede social que os dados revelaram que não está funcionando para suas necessidades.

5) Aposte no marketing de conteúdo inteligente

Aposte no marketing de conteúdo inteligente

A criação de conteúdo de qualidade em torno de seu produto ou serviço é uma das maneiras mais poderosas de atrair multidões e fazer as pessoas falarem sobre sua marca. Existe um ditado popular no mundo do marketing digital que ainda é verdadeiro nos dias atuais: “Conteúdo é rei”. Lembre-se disso ao planejar sua próxima campanha!

Afinal, é assim que novos clientes em potencial se envolverão com sua marca, aprenderão sobre os produtos ou serviços de sua empresa e serão convencidos a comprar de você.

Ao definir seu plano de marketing de conteúdo, lembre-se sempre dos seguintes pontos:

– Escreva conteúdo específico para o seu segmento;

– Certifique-se de que seu conteúdo agregue muito valor;

– Escreva conteúdo coloquial em um tom amigável.

Existem alguns tipos diferentes de conteúdo que você pode criar. Sua escolha de entrega de conteúdo pode variar de acordo com seu tipo de negócio e a eficácia com que cada meio transmitirá sua mensagem.

6) Misture os tipos de conteúdo

Você pode optar por manter um ou dois tipos de conteúdo diferentes ou pode misturar um pouco para ver qual tipo de conteúdo leva a mais engajamento.

Os tipos de conteúdo podem incluir:

* Relatórios de negócios;

* Estudos de caso e depoimentos de clientes;

* E-books;

* Infográficos;

* Postagens em blogs;

* Vídeos, podcasts e lives.

Se sua empresa tem muitos produtos ou serviços visualmente atraentes, os vídeos e fotos manterão seu público-alvo engajado muito melhor do que muitos textos. O conteúdo visual é uma ótima maneira de divulgar a mensagem de sua marca e ajudará o logotipo da sua empresa a ser mais reconhecido visualmente.

Existem algumas ferramentas de edição de vídeo gratuitas de boa qualidade para Windows que você pode usar para começar, como o Windows Movie Maker. Também existem aplicativos específicos para edição de vídeo – ou seja, você pode criar conteúdo rapidamente em seu celular.

Você pode atualizar para um software de edição de vídeo mais sofisticado posteriormente, quando tiver condições financeiras e uma estratégia mais consolidada.

7) Crie sua comunidade nas redes sociais

Crie sua comunidade nas redes sociais

Estabelecer e desenvolver uma comunidade engajada em qualquer plataforma de mídia social é geralmente a maneira mais barata de aproveitar ao máximo seu orçamento limitado de marketing digital.

A decisão de fazer ou não publicidade nessas plataformas depende de você. Muitas vezes, uma nova empresa espera um pouco antes de investir em anúncios do Facebook, por exemplo, pelo menos até sua página se estabelecer e amadurecer.

Ao usar publicidade nas redes sociais, pode valer a pena ser cauteloso no início. Se você começar imediatamente e configurar uma campanha de publicidade paga desde o primeiro dia, poderá descobrir que o tiro sai pela culatra.

Isso ocorre porque muitos clientes em potencial verão seu anúncio e farão uma verificação de antecedentes de sua empresa. Se virem uma página totalmente nova e completamente vazia, isso pode fazer com que duvidem da idoneidade da sua empresa.

A última coisa que você quer é fazer com que seus clientes em potencial hesitem antes de comprar de você. Ser uma empresa nova pode ser desanimador. As pessoas gostam de ver um pouco da história dos negócios, do engajamento e o feedback positivo dos clientes antes de confiarem o suficiente para gastar seu dinheiro com você.

8) Reserve um tempo para construir sua presença nas redes sociais

Lembre-se de que as primeiras impressões contam. Espere um tempo e estabeleça seu perfil de negócios e confiabilidade antes de gastar seu dinheiro em anúncios no Facebook!

O Facebook e o Instagram ainda são as duas plataformas de mídia social mais fortes para se estabelecer, para começar. Continue oferecendo a seus seguidores conteúdo gratuito novo e valioso e você verá sua comunidade começar a crescer.

Você pode conquistar muitos seguidores nessas plataformas sem realmente gastar um centavo em anúncios!

9) Crie uma lista de email de clientes

Crie uma lista de email de clientes

Configure seu site para capturar o endereço de email do seu visitante. Você pode criar uma newsletter para que seus visitantes e clientes se inscrevam, ou simplesmente peça a seus clientes permissão para enviar novidades e ofertas especiais por email marketing.

Sempre torne suas comunicações por email informativas e úteis, com muitos conselhos e informações valiosas e gratuitas. Criar um relacionamento com seus clientes o ajudará a promover sua marca e criar um link para ofertas ou promoções especiais, ao mesmo tempo que oferece a seus clientes algo que eles aguardarão com ansiedade.

Você pode facilmente configurar uma conta gratuita no Nitronews para começar. É possível usar os serviços gratuitos para ajudar a gerenciar e organizar suas campanhas de email marketing.

Os emails ainda são a principal maneira de manter contato com seus clientes. E eles são a maneira ideal de construir um relacionamento ao longo do tempo, aumentar a confiança e obter acesso direto aos seus clientes em potencial de uma forma muito acessível.

10) Crie links para seu site

Crie links para seu site

SEO é uma das práticas de marketing mais importantes de todas. Publicar um blog e compartilhar conteúdo nas mídias sociais são dois lados do SEO bem-sucedido, mas outra estratégia importante é construir backlinks (links que apontam para o seu site).

Construir links é uma das mais importantes estratégias de marketing digital. Portanto, certifique-se de ter uma estratégia de criação de links para seu site, e continue usando-a regularmente.

11) Trabalhe com influenciadores

Trabalhe com influenciadores

Os influenciadores são os grandes nomes do seu segmento. Eles podem ser blogueiros proeminentes ou podem ser celebridades. Quem quer que sejam, reserve um tempo para interagir e levantar a bola deles.

Esta é a forma mais acessível de marketing digital porque normalmente não custará mais do que tempo. Depois de ganhar o coração do influenciador certo, as possibilidades são infinitas porque você está atingindo o público-alvo. Você também está impulsionando sua marca por meio da associação.

Não subestime o valor da reputação de sua marca. Por isso, tome cuidado ao escolher seus influenciadores. Qualquer passo em falso pode prejudicar o nome que você trabalhou tanto para construir.

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