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Como fazer email marketing e divulgar sua empresa

O email marketing é, comprovadamente, uma das formas mais eficazes para divulgar seus produtos e serviços. Todo usuário da internet possui pelo menos um endereço de email, e as estatísticas são impressionantes: são mais de 4 bilhões de contas de email no mundo, e a média de tempo conferindo a caixa de entrada é de 13 horas semanais, segundo pesquisa da McKinsey & Company.

Ou seja, chegar até esses inúmeros usuários (e potenciais clientes) é relativamente fácil.  Com o email marketing você leva a sua mensagem – e suas ofertas – até um local onde é impossível ignorá-las. Nesses tempos digitais nós passamos cada vez mais tempo em frente ao computador e checando as mensagens no celular, e por isso somos impactados dezenas de vezes ao dia por publicidade na caixa de entrada.

Por esse mesmo motivo, seu email marketing tem que se destacar no meio da “multidão”. Não basta fazer email marketing, você tem que fazer da maneira correta para garantir que ele chegue na caixa de entrada (e não no SPAM), que capture a atenção e seja aberto, e mais importante: que a sua mensagem incentive o seu contato a realizar a conversão – que pode ser efetuar uma compra, fazer download de algum material, realizar a inscrição em um webinar ou participar de uma pesquisa, por exemplo.

Por isso, trazemos hoje um guia de como fazer email marketing e divulgar a sua empresa. Fique de olho nas dicas e conte sempre com o Nitronews para criar campanhas incríveis e com ótimos resultados!

1. Defina seus objetivos com o email marketing

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Email Marketing é uma poderosa ferramenta de vendas e fidelização

Antes de qualquer coisa, é importante parar e pensar em qual é o seu objetivo com o email marketing. Você pode desejar aumentar suas vendas, estreitar relacionamento com o cliente ou até mesmo viralizar um conteúdo. Não importa qual é a sua motivação, o importante é identificá-la para que você possa definir quais serão as diretrizes da sua campanha. Com metas bem definidas você será capaz de tomar as melhores decisões em relação ao email marketing da sua empresa.

2. Planeje suas campanhas com antecedência

Agora que você já sabe quais são os seus objetivos com o email marketing, é sempre uma boa ideia fazer um planejamento macro das campanhas que você irá disparar ao longo do ano. Dessa maneira você consegue definir cronogramas e orçamentos, e também identificar todas as oportunidades sazonais, além das datas comemorativas tradicionais. Mas não se esqueça de ter flexibilidade e estar preparado para aproveitar todas as oportunidades!

3. Não compre listas de email

Quando a gente inicia um trabalho em email marketing, criar uma lista de contatos parece difícil. Mas resista à tentação de comprar listas prontas: além de contar com emails inativos que farão você desperdiçar recursos, essas listas podem fazer com que os seus envios sejam classificados como SPAM. Ao invés de apostar em soluções fáceis que não trazem nenhum benefício, trabalhe o seu conteúdo e pense em outras estratégias para construir um mailing legítimo, com pessoas interessadas em seus produtos e que irão de fato comprar o que você estiver vendendo.

Leia também: Dicas eficazes para aumentar sua lista de contatos para email marketing 

4. Ofereça benefícios para seus consumidores

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O relacionamento entre marca e consumidor é baseado em troca. Quando eles assinam a sua newsletter, esperam algum benefício em troca. Portanto, ofereça esse benefício – até para que você possa atrair mais assinantes para a sua base. Pode ser um cupom de desconto, um frete grátis ou até mesmo um brinde. Essa tática funciona muito bem para quem precisa crescer a base de assinantes rapidamente.

5. Segmente sua lista de contatos

Assim que você começa a montar o seu mailing é importante separar os seus contatos de acordo com interesses, idade, localização e outros parâmetros. Dessa maneira você será capaz de enviar mensagens que realmente interessam a cada usuário, o que não só aumenta as chances de conversão como também diminui o risco do cliente cancelar a inscrição na sua lista. Ou pior, classificar a sua mensagem como SPAM.

Leia também: Como a segmentação pode afetar a sua taxa de cliques 

6. Capriche no assunto do email

Sabe aquele papo de que é a primeira impressão que conta? No email marketing não é bem assim, pois o que conta é todo o conjunto da obra. Mas a primeira impressão é muito importante: é ela que vai fazer com que o seu cliente em potencial abra ou não a sua mensagem. Por isso, capriche no primeiro elemento do email: o assunto. Reserve um bom tempo da elaboração do email para criar o assunto. Ele deve ser criativo, sedutor e instigar o usuário a clicar para saber mais sobre a sua empresa!

Leia também: Dicas para melhorar a linha de assunto do seu email marketing 

7. Dê um toque pessoal aos seus emails

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Humanizar a empresa é sempre uma estratégia acertada. Por isso, sempre que possível dê um toque pessoal aos seus emails. Assinar com o seu nome, e não com a marca, é uma boa saída.  Outra solução interessante é escrever o email em primeira pessoa – dessa maneira o cliente vai se sentir mais próximo e mais seguro para realizar a compra.

8. Chame seu cliente pelo nome

E já que estamos falando de aproximação, não perca a chance de estabelecer um relacionamento pessoal com o seu cliente em potencial. Uma boa maneira de fazer isso é chamando-o pelo nome – bons serviços de email marketing, como o Nitronews, permitem que você personalize os emails, inserindo o nome de seus contatos. Use e abuse dessa funcionalidade!

9. Capriche no design

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Agora vamos falar de uma parte muito importante do seu email marketing: o visual da peça que será enviada. Um design caprichado é fundamental para que sua mensagem transmita confiabilidade, e ao mesmo tempo atraia o contato para o seu conteúdo. Evite usar muitos elementos, que podem causar confusão. Tenha cuidado com a escolha das cores, das fontes, e faça com que o email seja harmonioso aos olhos do seu cliente. No Nitronews você encontra uma série de templates prontos, que podem ser editados com facilidade para criar uma peça de email marketing que atendam a todos esses requisitos. Mas se você quiser utilizar um design único em sua campanha, também é possível.

10. Escolha boas imagens

As imagens também são parte fundamental de um email marketing de qualidade. É muito importante que você tenha fotos profissionais em seu email, para transmitir a sua mensagem com credibilidade. Se não for possível contratar um fotógrafo, você pode recorrer aos bancos de imagens (alguns são gratuitos, inclusive) para ter fotos de alta qualidade. Mas lembre-se de que alta qualidade não significa necessariamente alta resolução: as imagens em sua mensagem devem ser leves para que carreguem rapidamente assim que o seu cliente abrir o email.

11. Seja direto

A gente sabe que você provavelmente tem muita coisa pra dizer para o seu cliente. Mas lembra do que falamos lá no início? Defina objetivos! Se você está enviando um email para vender sabão em pó, vá direto ao ponto. Porque o cliente deve comprar o seu sabão em pó? Qual é o diferencial do seu produto? É o preço? A qualidade? A rapidez da entrega? Seja sucinto e lembre-se: você tem pouco tempo para captar a atenção do cliente que está lendo o seu email, portanto insira as principais informações na primeira dobra (parte superior) do seu email.

Leia também: Use e abuse da criatividade no seu email marketing 

12. Seja útil

Para estreitar relacionamento com o seu potencial cliente e garantir que ele leia cada email que você enviar, é fundamental que as suas mensagens sejam úteis. Seja compartilhando informações preciosas, oferecendo promoções irresistíveis ou convidando para um webinar imperdível, tenha certeza de que cada email que você envia vai ser útil para o consumidor.

13. Insira um call to action irresistível

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A tradução livre de call to action é “chamada para a ação”. E é isso que você deve inserir em cada email: pelo menos um convite para que o leitor clique e realize a ação que você deseja, seja efetuar uma compra ou responder a uma pesquisa. É fundamental que o botão de call to action tenha uma cor contrastante e chame a atenção dos usuários. Use uma frase instigante e não se esqueça: quando você pede as coisas da maneira certa, as pessoas tendem a obedecer.

14. Mande emails na frequência certa

Enviar mensagens constantemente pode fazer com que o cliente canse da sua marca. Mas enviar com um grande intervalo pode fazer com que ele se esqueça de você. Portanto, é fundamental encontrar a frequência ideal de envio para o seu negócio. Se você atua no segmento do varejo, em um grande magazine, por exemplo, é aceitável enviar um email por dia com as suas ofertas. Mas se você quer divulgar sua newsletter sobre marketing digital, o ideal é que o conteúdo seja enviado a cada 15 dias, pelo menos. Ou seja, você tem que analisar a sua audiência (e os resultados dos envios anteriores) para definir qual é a melhor frequência de envio para a sua empresa.

15. Defina os melhores dias e horários

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Assim como definir a frequência certa, escolhe os melhores dias e horários para disparar as suas mensagens também é fundamental para que você possa ter bons resultados com os seus envios. É preciso se debruçar sobre o perfil dos seus consumidores e tentar prever o seu comportamento. Alguns emails performam muito bem no início da manhã, enquanto outros funcionam melhor durante a noite.

Leia também: A estratégia para definir o melhor dia e hora para enviar seu email marketing 

16. Não foque apenas em vendas, pense em relacionamento!

Lembre-se de que o email marketing não serve apenas para realizar vendas – até porque não é possível que todos os seus clientes comprem todos os dias. As suas mensagens devem também servir para reforçar o seu relacionamento com os seus clientes e consolidar a sua marca como uma grande autoridade dentro do seu segmento. Aproveite o seu mailing para enviar tutoriais, newsletters e outras comunicações que podem ser úteis na hora de estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e empresa.

Leia também: Pós-venda: use o email marketing na fidelização dos seus clientes 

17. Como fazer email marketing: Não se esqueça do mobile

Hoje em dia a grande maioria dos usuários de internet possui um smartphone com acesso à rede. Por isso, é fundamental que o seu email performe bem em qualquer tamanho de tela. Crie um template responsivo (que se adapta a qualquer plataforma), mas não pense que email mobile se resume a isso: você precisa de imagens leves, que carreguem rapidamente, fontes em um tamanho que ofereça boa leitura nas telas dos celulares, linha de assunto mais curta e botão de call to action bem destacado.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre email marketing mobile 

18. Insira links para descadastro na sua mensagem

Além de ter somente usuários cadastrados de maneira legítima no seu mailing, também é importante que o seu email marketing contenha também um link para descadastro ao final da mensagem. A gente sabe que é sempre triste dar adeus a um contato, mas se o usuário não está mais interessado nos seus emails, é melhor que ele realize esse descadastro facilmente – a outra opção seria classificar a sua mensagem como SPAM, o que pode prejudicar todos os seus envios futuros.

19. Analise os resultados

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É muito importante que após o envio de cada mensagem você analise como foi a performance do email. Use e abuse da ferramenta de relatórios para entender como a sua mensagem foi recebida pelos clientes: observe se eles abriram sua mensagem, se clicaram nos links, se fizeram a ação que você esperava. Dessa maneira você consegue definir o que funciona ou não nos seus emails e pode corrigir os pontos fracos no seu próximo envio: pode ser o assunto, o design, o botão de call to action. Lembre-se: o email marketing está em constante evolução, e você também tem que estar sempre atento às novidades da área.

20. Faça testes

Assim que você passa a analisar os seus resultados, faça também testes para entender o que funciona melhor. Se em um dia você usou um botão call to action verde, que tal testar o vermelho no próximo envio para ver qual deles funcionou melhor? Não tenha medo de ousar até encontrar a melhor fórmula de como fazer email marketing!

Confira o nosso vídeo sobre como fazer email marketing em cinco passos:

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