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Como ficar no topo das buscas do YouTube

Quando você decide criar conteúdo para o YouTube certamente o objetivo não é que seu vídeo fique perdido entre as milhares de produções que são publicadas diariamente na plataforma. Você quer se destacar. E ter um vídeo no topo das buscas é uma excelente maneira de aumentar as visualizações e, consequentemente, fechar mais negócios.

Mas chegar ao topo das pesquisas não é uma tarefa fácil. Com a explosão da popularidade dos vídeos, muitas empresas estão apostando no formato para se aproximar dos consumidores. Ou seja, a concorrência é alta.

A boa notícia é que você pode otimizar os seus vídeos para que eles figurem nos primeiros lugares da pesquisa para as palavras-chave que você deseja. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para ficar no topo das buscas do YouTube. Confira as dicas:

1) Defina a palavra-chave

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Assim como no SEO “normal”, o primeiro passo no YouTube SEO é a pesquisa de palavras-chave. O processo é muito semelhante ao que você faz para encontrar palavras-chave no Google.

Primeiro, você gera uma lista de possíveis ideias de palavras-chave. Em seguida, você pesquisa mais profundamente para definir quais são os termos que deve usar em seus vídeos.

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave criadas para o Google (como o SEMRush) não funcionam no YouTube. Para encontrar palavras-chave de vídeo, você precisa usar uma ferramenta criada para o YouTube. Seguem duas sugestões:

– Keywordtool.com: clique na guia “YouTube”, insira uma palavra-chave primária e ela coletará “Sugestão do YouTube”, com centenas de palavras-chave possíveis.

– VidIQ:  uma ótima ferramenta de pesquisa de palavras-chave que funciona como o Google Keyword Planner para vídeos. Além de gerar uma lista enorme de ideias de palavras-chave, o VidIQ também oferece métricas úteis (como concorrência e volume de pesquisa) para ajudar você a encontrar a melhor palavra-chave.

Agora você deve ter uma grande lista de palavras-chave. Mas como você escolhe a melhor para o tópico e o título do seu vídeo? Assim como no Google SEO, escolher a melhor palavra-chave em uma lista é mais arte do que ciência.

Dito isso, você deve escolher uma palavra-chave que tenha esses fatores:

Volume de pesquisa: quanto mais pesquisas, melhor

Concorrência: Menos é melhor

Mercado: ​​o seu cliente-alvo procuraria por esta palavra-chave?

2) Escreva seu vídeo

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Agora que você tem uma palavra-chave, é hora de focar na criação do seu vídeo. Esse processo deve começar com a criação de scripts para o seu vídeo. Os usuários no YouTube têm muito pouca atenção. É por isso que muitos YouTubers profissionais fazem o roteiro de seus vídeos linha por linha: um script rigoroso garante que você permaneça no tópico durante todo o vídeo. Ele também ajuda a eliminar frases que fazem os espectadores do YouTube clicarem fora (como “umms”, pausas e “onde eu estava …”).

Segue um exemplo de roteiro que você pode adotar:

Introdução: fale sobre o que será discutido no vídeo. Aproveita a oportunidade para apresentar a si mesmo e sua marca.

Desenvolvimento: a maior parte do conteúdo. Você pode compartilhar estudos de caso, dar dicas, ensinar a usar o seu produto ou fazer um tutorial com alguma técnica relacionada à sua empresa. Você pode fazer isso em formato de lista ou discorrer livremente sobre o assunto – o importante é seguir o seu roteiro à risca.

Conclusão / CTA: Finalize o vídeo com vários call to action: um para se inscrever no canal, outro para se inscrever na sua newsletter e um terceiro para comentar o vídeo que acabaram de assistir.

 3) Produza seu vídeo

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Agora que o roteiro está pronto, é hora de tornar o seu vídeo realidade. Embora muitos vídeos no YouTube sejam gravados com celular, de maneira amadora, você precisa de um vídeo profissional para chegar ao topo da busca.

Por isso, atente para detalhes como o cenário, a iluminação e a captação do som. Tudo precisa estar perfeito se você deseja criar um vídeo de sucesso. Existem diversos tutoriais que podem ajudá-lo a produzir seu vídeo com qualidade profissional.

Também existem produtoras especializadas em criar conteúdo para o YouTube. Se você tem dúvidas ou não tem tempo, procure ajuda.

4) Faça o upload e otimize seu vídeo

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OK, então você criou um vídeo incrível. Agora é hora de fazer o upload e otimizá-lo para o YouTube. Primeiro, certifique-se de ter falado a palavra-chave durante o vídeo: o YouTube agora transcreve automaticamente todos os seus vídeos, de maneira muito precisa.

Depois, inclua a palavra-chave no título de seu vídeo. Assim como o Google, o YouTube quer ver a palavra-chave em seu título. Em seguida, é hora de escrever a descrição do vídeo. A descrição do seu vídeo é um resumo do assunto do seu vídeo. Crie descrições longas e profundas, para que o YouTube tenha muito conteúdo para trabalhar.

Finalmente, crie tags para o seu vídeo. Nossa dica é usar a palavra-chave + algumas variações, para que seu vídeo apareça em diversas buscas.

Do ponto de vista do SEO, isso é tudo que você pode fazer para otimizar seu vídeo com palavras-chave. O resto é decidido pelos algoritmos do YouTube com base na qualidade geral do vídeo.

5) Promova seu vídeo

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O mercado do YouTube é extremamente competitivo. Por isso, capriche na divulgação do seu vídeo – quanto mais views ele tiver, melhor será classificado nas buscas.

Assim como uma postagem no blog ou um infográfico, os vídeos do YouTube precisam de um pequeno “empurrão” para seguir em frente. E uma das melhores coisas do YouTube é que é uma plataforma de descoberta. O YouTube promove ativamente vídeos que você acha que gostará em sua página inicial, na barra lateral “Vídeo sugerido” e, sim, nos resultados de pesquisa do YouTube.

Mas o YouTube precisa coletar uma massa crítica de dados em seu vídeo (medindo curtidas, visualizações, retenção de público e comentários) para determinar se as pessoas realmente gostam do seu vídeo.

Por isso, informe os assinantes da sua newsletter sobre o vídeo. Compartilhe o link nas redes sociais onde a sua empresa marca presença. No Facebook, por exemplo, você pode publicar uma prévia do vídeo e convidar seus fãs a assistirem o conteúdo completo no YouTube.

Como regra geral: se o vídeo é bom, e otimizado, basta um impulso promocional para dar o pontapé inicial. O YouTube cuida do resto.

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