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Como segmentar a sua audiência de email marketing

Quando você pesquisar sobre as melhores práticas para alcançar bons resultados com o email marketing, certamente vai se deparar com dicas sobre a segmentação dos seus contatos. Segmentar a audiência é fundamental para enviar mensagens que são do interesse do seu público e aumentar as suas chances de conversão.

Pense conosco: se você é um homem, provavelmente não se interessará por mensagens sobre bolsas femininas, certo? Se você mora em uma região onde não faz frio, não tem sentido receber ofertas de aquecedores. E se você é um profissional já estabelecido, certamente não está procurando por dicas para conseguir um estágio.

Claro que esses são exemplos hipotéticos, e existem exceções para a regra. Mas em linhas gerais o que queremos dizer é que é extremamente importante mandar a mensagem certa para as pessoas certas para ter sucesso com a sua campanha de email marketing.

Mas como segmentar a audiência do seu email marketing? A melhor maneira é já pedir alguns dados na hora do cadastro. Dessa maneira você terá algumas informações e já saberá com quem está falando desde o primeiro contato. Mas você pode pensar em pesquisas e outros mecanismos para arrecadar ainda mais dados ao longo do relacionamento com o seu cliente.

Para ajudá-lo nessa tarefa, hoje vamos falar de algumas informações que podem fazer a diferença na segmentação dos seus contatos. Confira:

– Localização geográfica

audiência de email marketing

É muito importante saber onde os seus contatos estão. Lembra do exemplo que demos acima? Não faz sentido vender aquecedores para clientes que estão no Norte do país, assim como não faz sentido enviar uma promoção de roupa de praia para os clientes do Sul durante o inverno. Além disso, com a localização geográfica você pode enviar mensagens ainda mais personalizadas para os seus contatos, utilizando gírias regionais e também eventos e festas especiais que ocorrem em regiões específicas.

– Gênero

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Saber se você está falando com um homem ou mulher é essencial para segmentar os seus contatos corretamente. Os interesses de homens e mulheres podem ser bastante diferentes, e enviar as ofertas corretas é determinante para que a conversão ocorra. Só tenha o cuidado para não enviar emails que podem ser considerados sexistas: um email com sugestões para o Dia das Mães com apenas utilidades domésticas pode ser mal recebido pela sua audiência. Os tempos são outros, não se esqueça disso na hora de criar a sua mensagem.

– Faixa etária

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As pessoas vivem fases diferentes ao longo da vida. É muito importante saber a idade do seu cliente para enviar mensagens específicas para a sua faixa etária. Por exemplo: um consumidor adulto dificilmente terá interesse em um livro escrito por um youtuber famoso. E um adolescente provavelmente não estará pesquisando um novo modelo de geladeira para a casa, certo? Além de enviar ofertas mais específicas, você também pode utilizar uma linguagem que se aproxime mais do público de acordo com a idade.

– Data de Nascimento

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Saber a data de nascimento do seu contato é muito importante para que você possa enviar mensagens específicas de parabéns e fortalecer o relacionamento da sua marca com o consumidor. Você pode enviar um presente, que pode ser um brinde, um desconto ou até mesmo frete grátis. E se a sua marca é jovem e antenada, essa informação também permite que você saiba o signo do cliente. Você pode enviar brincadeiras ou até pensar em ações específicas para o signo: a imaginação é o limite!

– Composição familiar

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Ter informações sobre a família dos seus contatos também pode fazer diferença na segmentação dos seus contatos. Saber se o cliente é casado, solteiro ou separado pode fazer diferença no conteúdo que você irá enviar. Também é importante saber se tem filhos ou netos, especialmente se você oferece produtos ou serviços para o público infantil. Não faz sentido enviar uma promoção de fraldas para uma mulher solteira e sem filhos, por exemplo. Você só estará desperdiçando recursos quando poderia estar oferecendo produtos ou serviços que interessam muito mais a essa fatia da sua audiência.

– Renda

audiência de email marketing

A situação econômica dos seus contatos também deve ser levada em consideração na hora de segmentar os seus envios em email marketing. Enviar mensagens com produtos de luxo para contatos que não possuem poder aquisitivo pode ser um tiro no pé, da mesma maneira que enviar promoções de produtos populares para clientes com alta renda pode não ser interessante. Por isso, leve em consideração as compras anteriores dos seus clientes para determinar a capacidade (ou não) de comprar produtos de alto valor.

– Religião

audiência de email marketing

Perguntar sobre a religião dos seus contatos pode ser delicado, mas essa informação pode ser determinante para o sucesso dos seus envios. Contatos que são católicos praticantes possuem datas comemorativas e feriados específicos, que não se aplicam a outras religiões. Apesar de vivermos em um país de maioria católica, é sempre de bom tom enviar mensagens específicas para os seus contatos. Então que tal usar essa informação a seu favor?

– Estilo de vida

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O seu contato pode ser fitness ou sedentário, vegetariano ou adepto de fast food, espiritualizado ou prático. É difícil saber tudo sobre os seus clientes, mas com algumas perguntas-chave é possível descobrir um pouco mais para enviar mensagens extremamente segmentadas e com maior chance de conversão. Não faz muito sentido enviar uma mensagem com ofertas de equipamentos esportivos para um contato que não pratica nenhum exercício, né? Da mesma maneira, enviar um email com opções de boxes com todas as temporadas de Game of Thrones para os clientes que gostam de curtir o domingo ao ar livre e nem têm televisão em casa.

– Compras anteriores

audiência de email marketing

Observar as compras anteriores dos seus contatos é uma excelente maneira de determinar quais são os seus interesses e poder aquisitivo. Use o sistema do seu e-commerce a seu favor, e aproveite essas informações para segmentar ainda mais os seus contatos. Dessa maneira você saberá mais sobre o estilo de vida e hábitos de compras do consumidor, o que permitirá uma comunicação ainda mais assertiva e eficiente.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar esse artigo com seus contatos!

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