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Como ter melhores resultados com o email marketing de carrinho abandonado

Os carrinhos abandonados são um problema para quem trabalha com e-commerce. As pessoas visitam o site, adicionam um produto ao carrinho e, na hora de finalizar a compra e pagar, simplesmente fecham a janela e somem.

Você provavelmente fica no escuro, se perguntando por que eles fizeram isso e o que você pode fazer para reconquistar consumidores com um email.

Nossa dica é: não deixe-os ir embora. Faça um esforço.

Ter uma estratégia de email de carrinho abandonado pode fazer uma grande diferença nos seus resultados, então é necessário pensar em maneiras de conquistar o cliente com essa mensagem para que ele retorne ao seu e-commerce e conclua a compra.

Hoje vamos compartilhar uma série de dicas que podem ajudá-lo a reter os consumidores e fechar mais vendas a partir dos emails de carrinho abandonado, mas antes é fundamental entender a importância deles na sua estratégia.

Continue lendo e confira!

Por que os emails de carrinho abandonado são importantes

Ter uma boa estratégia de carrinho abandonado permite que você alcance em tempo real uma pessoa que demonstrou verdadeira intenção de compra, o que é muito valioso.

Além de conquistar seus clientes, os emails de carrinho podem trazer muito dinheiro para sua empresa. É possível automatizar esse fluxo, deixá-lo funcionando em segundo plano e gerar receita todos os dias sem muito esforço.

Ou seja, os emails de carrinho abandonado são essenciais para seu faturamento. Certifique-se de ter otimizado essas mensagens e continue verificando-as para ter certeza de que sua campanha está caminho certo!

5 razões para testar uma campanha de abandono de carrinho

Razão nº 1: o comércio eletrônico está crescendo

Durante a década de 2010, as vendas de comércio eletrônico cresceram em média 15% ao ano. Essa taxa é muito superior ao crescimento do varejo tradicional na última década.

A pandemia também causou um aumento significativo no comércio eletrônico. Os pedidos online aumentaram em média 56% desde o início da quarentena por conta do coronavirus. Isso significa que mais pessoas estão comprando online agora do que nunca.

Com um bolo maior de transações de comércio eletrônico em potencial, há uma oportunidade maior de gerar receita. Uma solução de abandono de carrinho eficaz permitirá que você converta mais pessoas na crescente população de pessoas que compram online.

Razão nº 2: melhora suas chances de conversão

Segundo pesquisas, uma campanha de abandono de carrinho pode aumentar as conversões em cerca de 20%. Ela permite que você aborde os vários motivos pelos quais um cliente pode abandonar seu carrinho e garante que você não esteja perdendo oportunidades teoricamente imperdíveis.

Por exemplo, talvez um cliente simplesmente tenha se esquecido do seu produto ou se distraído antes de finalizar a compra, mesmo que ainda esteja interessado. Enviar um lembrete pode resultar em uma conversão fácil.

Razão nº 3: o email marketing é extremamente eficaz

Embora existam desde 1971, os emails continuam sendo uma forma popular de comunicação. Segundo uma pesquisa realizada pelo MailChimp em 2019, quase 76% de todos os adultos americanos usam email pelo menos uma vez por mês.

Isso torna o email uma ferramenta de marketing poderosa. Ainda de acordo com a pesquisa, os clientes abrem um em cada cinco emails de marketing enviados.

Os emails de abandono de carrinho podem ser particularmente eficazes porque têm como alvo um grupo de clientes que já demonstrou interesse nos seus produtos. Um email que reoferece um produto com um incentivo adicional pode dar aos clientes aquele pequeno empurrão que eles precisam para fechar uma compra.

Razão nº 4: emails baseados em eventos levam a mais vendas

E-mails enviados com base em um evento de “gatilho” (como um item sendo deixado em um carrinho) têm um desempenho três vezes melhor do que os outros emails.

Os emails de abandono de carrinho são, por natureza, ligados a algo específico que seus clientes acabaram de fazer, o que significa que são altamente personalizáveis e relevantes.

Como esses emails têm grande probabilidade de chamar a atenção dos clientes, eles também são uma ótima oportunidade de venda cruzada ou upsell. Você pode fazer isso aproveitando o poder da Inteligência Artificial em sua estratégia de abandono do carrinho para enviar emails com conteúdo do tipo “as pessoas também compraram” ou “as pessoas também viram”.

Isso ajuda a recuperar a atenção dos clientes por meio de mensagens relevantes e voltadas para o valor.

Razão nº 5: existem poucos riscos, e muitas recompensas

Como acontece com qualquer estratégia de marketing, você pode fazer testes com suas campanhas de abandono de carrinho. Experimente vários descontos e promoções com base em produtos específicos e grupos de clientes para desenvolver abordagens exclusivas para cada um.

Também não há muitas desvantagens em enviar um email. Desde que seus emails sejam compatíveis com as melhores práticas, possam ser navegados facilmente e forneçam valor para seus clientes, o pior que pode acontecer é ser ignorado. Por outro lado, converter até 20% mais pessoas com uma campanha seria um grande impulso para sua empresa, não é mesmo?

Melhorias que você pode fazer em sua campanha de carrinho abandonado

Se você é um dos 32% dos profissionais de marketing que enviam emails com lembretes de carrinho abandonado (de acordo com a pesquisa sobre email marketing de 2019 da Econsultancy), parabéns!

Agora, vamos conferir alguns aspectos que você deve verificar para ter certeza de que sua estratégia de carrinho abandonado está funcionando com eficiência máxima:

1. Tempo de envio

Tempo de envio

Dizem por aí que o email de carrinho abandonado enviado em até uma hora após a visita do consumidor ao seu site é o mais eficaz.

Entretanto, cada negócio é diferente. Seus clientes podem responder melhor a uma mensagem enviada em outros horários. Realize testes para encontrar o momento ideal, de acordo com as expectativas e dados demográficos do cliente. Alguns ajustes podem fazer uma grande diferença nos resultados.

O público da geração Y pode desejar ver esse email de lembrete na caixa de entrada em 5 minutos. Um cliente mais velho, com diferentes hábitos de consumo, pode responder melhor a essa mensagem uma ou duas horas depois.

2. Com desconto ou sem desconto?

Com desconto ou sem desconto?

Nem todo mundo precisa de um desconto para ser persuadido a comprar algo.

Para seu email de carrinho abandonado, TESTE um desconto. Sua decisão deve depender do valor da marca, dos clientes, da variedade de mercadorias e de outros fatores.

Mas tome cuidado ao usar cupons como incentivo para convencer alguém a comprar. Os consumidores mais experientes sabem quais são os sites que oferecem descontos para trazer de volta os abandonadores de carrinho. Então, eles abandonam deliberadamente seus carrinhos porque querem aquele desconto extra de 10% a 20% que sabem que vão conseguir.

No final das contas, a empresa realiza a venda, mas sacrifica a margem de lucro quando talvez não fosse necessário. Portanto, faça seus próprios testes para ver se um desconto trará de volta mais desistentes, o valor que motiva seus consumidores e onde o desconto é mais eficaz na série de emails.

3. A voz da marca no email

A voz da marca no email

A voz e o tom que você usa em seus emails de abandono precisam se adequar à voz de sua marca. Observe como você se comunica em todos os outros pontos de contato com o cliente. Isso se reflete em seus emails de abandono de carrinho? É importante que todas as mensagens pareçam ter sido enviadas pela mesma pessoa, mesmo que você tenha uma equipe completa no seu setor de marketing.

Além da voz consistente, as mensagens precisam ter um tom que faça com que os consumidores executem uma ação. Os emails de carrinhos abandonados geralmente têm um desses três tons:

Útil: é aquele que pergunta “Aconteceu alguma coisa?”. Esse email reconhece que uma das razões pelas quais as pessoas abandonam os carrinhos é porque algo aconteceu. Os compradores se distraem. A campainha toca. O bebê chora. O cachorro quer sair. Ou eles só querem pensar melhor antes de concluir a compra. Esses emails dizem: “Se algo aconteceu, estamos à disposição para ajudar”. Funcionam em B2C, mas são muito eficazes em B2B.

Neutro: “Você deixou algo no seu carrinho. Conclua sua compra”. Essas mensagens geralmente são ineficazes. Grande parte das empresas desperdiça essa excelente oportunidade para expressar a voz da marca em uma mensagem de alta oportunidade. Esses emails declaram fatos, mas não dão aos clientes nenhum motivo para voltarem aos seus carrinhos.

Fechamento presumido: esses emails são mais assertivos, e são utilizados com frequência no setor de viagens e hospitalidade. Em vez de pedir para concluir a transação, eles dizem: “Você está pronto para ir para Salvador?”ou “Vamos reservar essa viagem hoje?”. A chave está na empolgação de ir a algum lugar, não apenas de concluir uma transação. Eles também presumem que você tem grandes intenções de compra, e só falta apertar o botão.

4. Personalização

Personalização

O que acontece nas melhores plataformas de comércio eletrônico é que tudo é automatizado, desde o reconhecimento de um pedido até o envio, incluindo o envio de notificações automáticas sobre carrinho abandonado.

Mas, nesse caso, um email automatizado generalizado não ajuda. Em vez disso, você pode criar uma variedade de emails personalizados que mostrem preocupação com o comprador, incluam canais de atendimento e também perguntas para saber por que ele abandonou o carrinho e o que você pode fazer para ajudar.

Dica: certifique-se de que a linha de assunto seja interessante e envolvente o suficiente para fazer o comprador abrir e ler o email.

5. Analise os motivos e crie emails direcionados

Analise os motivos e crie emails direcionados

A maior parte dos abandonos acontece quando os compradores colocam os itens desejados no carrinho de compras e descobrem que terão custos adicionais, especialmente com o frete.

Você pode reconhecer o valor do frete como uma causa possível e criar um email de explicação sobre os valores das entregas. Também é possível acrescentar informações sobre o seu produto, sobre a política de devolução e sobre a garantia.

Nesse momento o ideal é criar um CTA para que o cliente feche a compra, incluindo um cupom de desconto que lhe dará frete grátis. Desde que, é claro, ele compre dentro de um limite de tempo especificado. As recompensas costumam aumentar as conversões em 40% ou mais!

6. Estabeleça limites para o envio de emails de carrinhos abandonado – mas não abandone seu cliente

Estabeleça limites para o envio de emails de carrinhos abandonado – mas não abandone seu cliente

Se um comprador abandonou o carrinho e não respondeu após três emails, é melhor parar. Em vez disso, mude sua estratégia para uma abordagem indireta, como enviar boletins informativos e promocionais, com o carrinho abandonado mencionado na nota de rodapé. Mantenha suas conexões ativas.

Siga a abordagem indireta nas redes sociais e use ferramentas como o Facebook Messenger para se manter em contato. Envie algumas mensagens por SMS, não muitas, para mostrar que você se importa.

Você provavelmente obterá uma resposta positiva a alguns emails. Alguns compradores simplesmente ignorarão os emails. Outros darão uma opinião sincera sobre o motivo do abandono do carrinho.

Essas informações serão úteis para você reconhecer os aspectos do seu e-commerce que precisam de melhorias. De qualquer maneira, mesmo que você não reconquiste compradores, obterá informações. E talvez o cliente aprecie sua preocupação e volte a considerar comprar de você no futuro.

7. Faça muitos testes

Faça muitos testes

Faça uma lista de todos os elementos que podem ajudar a aumentar as taxas de resposta dos seus emails de carrinho abandonado e teste-os exaustivamente. Você precisa ser capaz de afirmar com autoridade que sua campanha está configurada da melhor maneira possível.

Algumas possibilidades:

– Teste emails com imagens do produto no carrinho e sem imagens;

– Teste diferentes níveis de personalização;

– Teste até descobrir a quantidade de emails ideal;

– Teste quando enviar seu primeiro lembrete de abandono de carrinho.

Além disso, meça quanto você ganha com cada email de abandono enviado, em vez de considerar apenas a receita total.

Conclusão

Uma campanha de abandono de carrinho eficaz pode ajudá-lo a recuperar oportunidades perdidas e manter relacionamentos importantes com o cliente. É essencial para qualquer empresa de comércio eletrônico que busca aumentar a receita e desenvolver uma rede de clientes fiéis.

Os clientes abandonam os carrinhos por vários motivos e não há garantia de que eles se lembrarão de voltar depois de saírem. Felizmente, as empresas não ficam desamparadas quando se trata de se reconectar com esses clientes. As campanhas de abandono de carrinho permitem que as empresas forneçam um segundo argumento de venda para seus produtos e tenham outro ponto de engajamento.

E aí, curtiu as dicas? Você já usa uma estratégia de abandono de carrinho? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

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