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Como usar GIFs no email marketing

Cada vez mais populares entre os usuários da internet, os GIFs (pronuncia-se jifs – embora ninguém os chame assim) também podem ser excelentes reforços para tornar o seu email marketing ainda mais atraente. Seja apenas dando um toque mais informal ou ilustrando alguma informação, considere adotá-los em suas campanhas. Os resultados podem ser surpreendentes!

Os GIFs

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Mais formalmente conhecidos como Graphics Interchange Format, os GIFs são animações sem som feitas a partir de clipes de vídeo ou imagens estáticas que geralmente duram apenas alguns segundos. De acordo com um relatório da Giphy publicado em 2017, as estatísticas diárias do GIF são bastante impressionantes:

– Mais de 1 bilhão de GIFs são compartilhados;

– Mais de 100 milhões de pessoas visualizam GIFs;

– Mais de 2 milhões de horas de GIFs são visualizadas diariamente.

A popularidade do GIF não diminuiu com o tempo. Essas animações em looping invadiram a internet – e parece que vieram pra ficar. GIF foi inclusive declarada a “palavra do ano” em 2012.

Por isso, celebridades como Lady Gaga e Barack Obama os utilizam para reforçar sua marca pessoal. E empresas gigantescas como McDonald’s, Facebook e Nike adotaram os GIFs nas suas estratégias de marketing online.

Então, por que você ainda não está utilizando os GIFs nas suas campanhas de email marketing?

Por que os GIFs são tão populares?

Os GIFs surgiram como uma maneira de hospedar imagens estáticas em 1987. Em 1989, o GIF passou a suportar animações curtas, e agora o GIF é uma maneira universal de se comunicar através de uma animação sucinta. Hoje, o crédito pela popularidade do GIF pode ser dividido entre os avanços feitos na comunicação móvel e entre os aplicativos que tornam a criação de GIF mais fácil do que fazer um bolo.

Ou seja, a mesma facilidade e rapidez que impulsionaram a popularidade das mensagens de texto é o que impulsiona o sucesso do GIF.

A eficácia do GIF também tem a ver com diversos fatores que são essenciais para transformar conteúdo sem graça em conteúdo envolvente. GIFs são:

– Culturalmente relevantes

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Os GIFs ajudam a impulsionar e definir a cultura de hoje. Se você quiser saber o que é relevante agora, confira os GIFs mais populares do dia. Devido aos laços do GIF com a cultura pop, eles tornam qualquer conteúdo instantaneamente atraente para os leitores.

– Universais

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Assim como a música fala qualquer idioma, o mesmo acontece com os GIFs. Isso é especialmente importante se você tiver uma lista de assinantes multicultural. Embora o humor de seu texto possa ser perdido quando traduzido para alguns idiomas, as expressões exibidas em um GIF falam todos os idiomas.

– Compartilháveis

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Os GIFs são fáceis de entender, atraentes ​​e curtos. Esse tipo de material é altamente compartilhável em praticamente todas as plataformas, incluindo email. Isso não apenas aproxima seu público de sua marca, mas também os deixa mais abertos para se comunicar com você.

– Responsivos

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Um dos maiores benefícios de usar GIFs em seu email marketing é como eles podem ser responsivos. Fazer um GIF é barato e rápido, o que significa que você pode criar um em curto prazo. Não há necessidade de contratar um desenvolvedor ou fazer qualquer codificação, pois há muitas ferramentas de GIFs que podem fazer o trabalho em questão de minutos.

O impacto dos GIFs no email marketing

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A cultura dos textos longos deu lugar a uma comunicação instantânea. Se uma mensagem não for compreendida em segundos, você perderá a atenção da sua audiência. Os GIFs envolvem seu público em segundos. Não é exatamente isso que você gostaria que seu email marketing fizesse?

Além disso, muitos servidores de email ainda não oferecem suporte a vídeos. Então, se você tentar colocar um vídeo no meio do seu email, seus assinantes poderão ter um link quebrado.

Ao invés disso, coloque um GIF no seu email. A maioria dos servidores irá exibi-los, e usá-los irá destacar sua campanha de email marketing. Ser notado por seus inscritos é o primeiro passo no seu funil de conversão.

Além de apresentar emoções ou reações, aqui estão algumas ideias mais focadas em marketing sobre como usar GIFs divertidos:

– Demonstração concisa do seu produto

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Use um GIF para demonstrar como seu produto ou serviço funciona. Embora você possa aprofundar a apresentação posteriormente, um GIF com foco na demonstração chamará a atenção do público mais cedo e ajudará a guiá-lo pelo seu funil de vendas.

– Um mini-vídeo de instruções

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Quer mostrar às pessoas como fazer alguma coisa? Considere o GIF. Seu formato curto facilita a compreensão do que você está tentando mostrar ao público.

– Infográfico animado

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Anime os dados que você está prestes a apresentar. É como um divertido mini-trailer para o que vem pela frente.

– Storytelling

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Essa história pode ser sobre algo sério, algo bobo ou apenas outra maneira de mostrar que tipo de empresa você é. Qualquer que seja a história, um GIF certamente chamará a atenção mais rápido do que qualquer título.

Como criar seus próprios GIFs (e enviá-los por email)

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Para começar a criar GIFs, explore os muitos criadores de GIFs que existem atualmente na Internet hoje. Eles variam em complexidade, e alguns podem exigir pagamento mensal para obter uma exibição de melhor qualidade ou remover ícones como marcas d’água.

Giphy: O Giphy é a maior autoridade em GIFs agora. Você pode fazer o download de GIFs criados por outras pessoas ou criar o seu próprio gratuitamente. Aqui você pode criar GIFs animados a partir de seus próprios arquivos de vídeo ou usar um vídeo que você encontrou online (como no YouTube, por exemplo).

GIFMaker: crie GIFs gratuitos de imagens estáticas. Além disso, escolha o quão rápido você deseja que as imagens passem e quantas vezes você deseja que o GIF faça um loop.

GIFs.com: Essa ferramenta cria GIFs de alta definição, o que pode ser útil quando o GIF contém texto. Além disso, este criador tem um conjunto de recursos de edição e efeitos que podem ser utilizados facilmente.

Mas se você não estiver interessado em criar seus próprios GIFs agora, você está com sorte. Há  milhões de GIFs sendo feitos todos os dias por internautas. Vá para um site como Giphy ou GIFBin e digite uma palavra que descreva o GIF que você está procurando.

via GIPHY

Você pode até gravar a tela do seu computador e transformá-la em um GIF. Essa ideia é especialmente útil para empresas que precisam mostrar como um aplicativo ou ferramenta funciona. Algumas ferramentas que podem ajudá-lo incluem Recordit, TinyTake e QuickTime. Basta gravar o que está acontecendo na sua tela, seja você mostrando onde um determinado botão está ou escrevendo uma linha de código e, em seguida, salve-o.

Depois que seu vídeo for salvo, faça o upload para uma das ferramentas de GIF listadas acima. Edite o GIF para atender às suas necessidades, faça o download do resultado para o seu computador e solte o arquivo no corpo do seu próximo email.

E você, já está usando os GIFs nos seus emails? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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