15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Como usar vídeos no email marketing

As pessoas adoram vídeos, e os vídeos aumentam as taxas de engajamento. Milhões de usuários em todo o mundo estão assistindo ao YouTube todos os dias. Não seria maravilhoso se os seus emails tivessem esse mesmo tipo de atenção? A boa notícia é que eles podem. Ao adicionar vídeos ao seu email marketing, você pode transformar suas mensagens em experiências divertidas para os assinantes. A vantagem de fazer isso? Uma pesquisa da MarTech Advisor diz que adicionar vídeos ao seu conteúdo do email marketing pode aumentar as taxas de cliques em até 300%.

Adicionar vídeo ao seu email marketing dará uma nova vida às suas campanhas. Lembre-se de acompanhar os resultados e análises para saber se sua estratégia de vídeo é eficaz e encontrar maneiras de continuar a aprimorá-la para obter os melhores resultados.

É importante saber: se você deseja usar o vídeo em seu email marketing, existe uma maneira certa de fazê-lo. Ao seguir as práticas recomendadas para usar o vídeo em suas campanhas de email, você provavelmente terá mais envolvimento dos usuários, o que obviamente pode levar a mais tráfego no seu site e a um aumento das conversões.

Os benefícios de usar vídeo no email marketing

O vídeo oferece a melhor chance possível de atingir seu público. Simplifica os tópicos complexos, e faz com que o público crie uma conexão que promove a lealdade a longo prazo – as pessoas ficam esperando pelo próximo vídeo. Os vídeos no email capturam a imaginação das pessoas de uma maneira que o texto simplesmente não consegue. São intrigantes, e tornam qualquer canal de marketing mais atraente e eficaz. É fácil inserir e acompanhar vídeos no email marketing. Mas, para obter ótimos resultados, você precisará saber o básico.

Tipos de email marketing onde é possível usar vídeos

Existem várias maneiras de começar a usar o vídeo no email marketing, além dos emails de campanha padrão: emails acionados, emails de nutrição, boletins informativos e até nas assinaturas de email de sua equipe. Você pode usar vídeos para fornecer notícias, anunciar eventos, fazer cobertura de eventos, explicar produtos, anunciar novas versões ou oferecer um tutorial. Os vídeos podem ser usados em qualquer email em que você queira aumentar as aberturas e as conversões.

As estatísticas do email marketing com vídeo

As estatísticas do email marketing com vídeo

– Aumento de abertura: a palavra “Vídeo” pode aumentar a abertura do seu email em até 19%

– Aumento de cliques: as thumbnails de vídeos podem aumentar os cliques em 50%

– Aumento da receita: estudos indicam que é provável que 64% dos consumidores comprem depois de assistir a um vídeo

– Redução de custos: os vídeos podem reduzir seu custo por lead em 19%

– Melhora do SEO: o vídeo no email aumenta o tráfego do site, o que pode afetar o SEO

– Reforço no conteúdo: usar vídeos no email marketing ajuda a criar uma biblioteca de vídeos que você pode reutilizar repetidamente nas mídias sociais e no seu site.

Confira algumas dicas para usar vídeos no seu email marketing:

Adicione a palavra “vídeo” à linha de assunto do seu email

Imagine investir tempo criando um vídeo incrível para sua campanha de email marketing, apenas para descobrir que suas mensagens de email nem estão sendo abertas. Que desperdício! Se você deseja que seus assinantes assistam aos vídeos, primeiro é necessário que eles saibam que estão lá, adicionando a palavra “vídeo” às linhas de assunto de seu email.

Uma boa linha de assunto atrairá a atenção de seus assinantes e os incentivará a abrir sua mensagem. Se esses usuários virem “vídeo” na linha de assunto do email, saberão que estão recebendo algo especial. De fato, de acordo com um levantamento do MediaPost, quando os profissionais de marketing usaram a palavra “vídeo” em uma linha de assunto de email, as taxas de abertura aumentaram de 7% a 13%.

Incorpore o vídeo ao seu email

Não deve ser difícil para seus assinantes assistirem a seus vídeos. Portanto, em vez de fazer com que os usuários cliquem em um link que os leva a outra página para assistir ao seu vídeo, incorpore o vídeo diretamente no seu email. Isso melhorará a experiência do usuário. Aumentar o número de visualizações que seu vídeo receberá, por sua vez, aumenta as chances de conversão de seus inscritos.

Use uma thumbnail atraente

Use uma thumbnail atraente

Mesmo se o seu vídeo estiver diretamente incorporado ao seu email, pode ser que seus assinantes optem por não assisti-lo. É por isso que é importante usar uma thumbnail atraente. A miniatura é a primeira coisa que os usuários verão e é o que os incentivará a clicar no botão “reproduzir”. Portanto, ela precisa incluir algumas imagens e textos que atraiam a atenção de seus inscritos. Lembre-se de criar uma thumbnail original, usando suas próprias imagens ou fotos do vídeo. Se você usar fotos de bancos de imagens, elas não parecerão autênticas.

Prepare a audiência para seu vídeo

Não basta incluir um vídeo em seu email sem nenhuma explicação. Você precisa informar seus inscritos por que eles deveriam assisti-lo. Se eles souberem exatamente o que vão receber, provavelmente assistirão. Então, introduza seu vídeo no email. Acima ou abaixo do vídeo incorporado, inclua uma breve descrição sobre o que é o vídeo, o que os usuários assistirão e um forte CTA.

Use GIFs e cinemagrafias

Além dos vídeos tradicionais, não se esqueça de também usar GIFs e cinemagrafias nos seus emails. GIFs e cinemagrafias são tão divertidos quanto vídeos. Além disso, os usuários não precisam clicar em “reproduzir” para visualizá-los.

Qual é a diferença entre um GIF e uma cinemagrafia? Um GIF geralmente é um quadro curto de um vídeo ou animação em um loop. As cinemagrafias, por outro lado, foram criadas por dois fotógrafos, Kevin Burg e Jamie Beck, e são uma mistura de vídeo e fotografia. São imagens vivas e a qualidade é de primeira.

As cinemagrafias são uma forma de arte, então você provavelmente precisará contratar alguém para criar uma para você. Mas é fácil criar GIFs usando ferramentas online gratuitas, como o Giphy, e certamente impressionará seus assinantes de email. Nós já falamos sobre gifs e cinemagrafias neste post: https://blog.nitronews.com.br/aposte-nas-cinemagrafias-e-gifs-para-criar-emails-mais-atraentes/

Ative a reprodução automática, mas desligue o som

A reprodução automática geralmente incomoda os usuários que são pegos de surpresa, mas o email marketing é a grande exceção dessa regra. Quando os visitantes clicam na sua thumbnail no email, esperam que o vídeo seja reproduzido instantaneamente. Se eles tiverem que clicar novamente, ficarão frustrados. Mas mantenha o som desligado por padrão. Ninguém quer ser incomodado pelo barulho em um escritório silencioso.

Inclua legendas no seu vídeo

Inclua legendas no seu vídeo

A maioria dos vídeos é assistida com o som desligado, principalmente por pessoas no trabalho que não têm fones de ouvido e não querem atrapalhar as pessoas ao seu redor. Verifique se o seu vídeo tem legendas para que mesmo os espectadores que assistem em silêncio recebam a mensagem. Dessa maneira o seu vídeo também é acessível aos consumidores com problemas auditivos.

Reduza o tamanho do arquivo

Arquivos grandes de remetentes desconhecidos podem acionar filtros de spam. Embora não haja um tamanho específico recomendado para as imagens, o Litmus constatou durante um estudo recente que os emails bem otimizados geralmente não têm mais de 2,7 MB de imagens. Se sua thumbnail for maior que isso, ajuste o tamanho ou compacte-o com uma ferramenta gratuita como o TinyPNG.

Filme seu vídeo com diversos tamanhos de tela em mente

Antes de filmar, saiba onde e como ele será exibido. Por exemplo, se você atua no ramo B2B, saiba que 87% dos vídeos corporativos são visualizados em um computador tradicional, onde as telas são grandes e um vídeo de baixa resolução ficará granulado. Se você está no B2C, é mais provável que os espectadores estejam assistindo em um smartphone, onde pode ser difícil ler o texto na tela. Portanto, ao filmar seu vídeo, considere os diferentes tamanhos de dispositivos e telas.

Faça testes e analise seus resultados

O vídeo no email marketing é uma prática recomendada, mas as situações e o público variam. Faça para ver o que converte melhor: vídeo ou nenhum vídeo, miniatura estática ou animada, mais texto ou menos texto e assim por diante. Registre seus resultados em um log de teste para que seus colegas de equipe possam acompanhar os resultados.

Ideias de uso de vídeos no email marketing que trarão ótimos resultados

1. Em emails personalizados para clientes de alto valor

Em emails personalizados para clientes de alto valor

Muitas empresas estão obtendo taxas de conversão de 20% ou mais enviando emails totalmente personalizados e altamente voltados para a segmentação correta. Embora um email com uma mensagem de texto seja a opção segura, uma mensagem pessoal gravada em vídeo, pode ser o movimento certo para romper o filtro de um executivo e realmente obter a atenção dele.

2. Como vídeos de produtos

Como vídeos de produtos

Se a adição de vídeos nas páginas de produtos nos e-commerce pode aumentar as conversões entre 109% e 160%, o que um vídeo de produto estrategicamente planejado poderia fazer em um email? As possibilidades são infinitas.

3. Como tutoriais de software ou para demonstrar novos recursos de produtos

Como tutoriais de software ou para demonstrar novos recursos de produtos

Empresas de tecnologia já descobriram que os vídeos são ótimos para mostrar novos recursos ou compartilhar tutoriais com seus clientes. Essa é uma excelente ideia, já que fideliza o consumidor ao mesmo tempo em que desafoga os seus canais de atendimento ao cliente.

4. Como ferramenta de atendimento ao cliente

Como ferramenta de atendimento ao cliente

Algumas empresas já estão adotando os vídeos também como uma ferramenta de atendimento ao cliente, criando vídeos personalizados para responder dúvidas recebidas através do SAC. Ao invés de receber um link, muitas vezes com textos longos e complicados, o cliente recebe um vídeo simples, com duração entre 1 e 2 minutos, com as instruções para resolver seu problema.

5. Para destacar mensagens especiais

Para destacar mensagens especiais

Muitas vezes, simplesmente usar um gif em vez de uma imagem comum é suficiente para dar muito mais destaque a uma mensagem especial, que pode ser um convite, um cartão de aniversário ou uma promoção especial. Considere investir um pouco mais de tempo para oferecer uma experiência especial ao usuário que abrir a sua mensagem!

6. Para direcionar as pessoas ao seu canal do YouTube ou à sua página do Facebook

Para direcionar as pessoas ao seu canal do YouTube ou à sua página do Facebook

Como você provavelmente já sabe, o Facebook deu um grande empurrão na popularidade dos vídeos nos últimos anos. O algoritmo da rede social privilegia os vídeos postados nativamente, que aparecem muito mais bem colocados na busca e têm um alcance maior do que os posts com links apontando para vídeos no YouTube.

Como resultado, os profissionais de marketing agora estão carregando todos os seus vídeos diretamente no Facebook. Funcionou tão bem que houve momentos em que havia realmente mais visualizações de vídeo no Facebook do que no YouTube. Você pode aumentar seu engajamento no Facebook simplesmente fazendo marketing entre canais e entrando em contato com assinantes de email que ainda não viram os novos vídeos disponíveis na sua página do Facebook.

7. Como depoimentos de clientes ou estudos de caso

Como depoimentos de clientes ou estudos de caso

Uma das maneiras mais eficientes de promover um produto é mostrar outros clientes satisfeitos. É por isso que os e-commerce fazem tanta questão de receber os depoimentos de clientes. Por que não adicionar um ou dois a um email? Esses tipos de histórias de clientes podem funcionar especialmente bem em uma série de emails de boas-vindas!.

Gostou das ideias? Já usa vídeos em suas campanhas de email marketing? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários abaixo!

Capa Instagram Live ou Facebook Live
Post anterior
Instagram Live ou Facebook Live? Qual traz mais resultados?
Capas SEO PPC
Próximo post
SEO x PPC: descubra o melhor momento para usar cada uma das estratégias

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!