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Como vencer os principais desafios do Marketing Digital

Se você está lendo esse post, provavelmente está ciente da importância do Marketing Digital na divulgação da sua empresa. Com a estratégia correta você é capaz de atrair novos clientes através das redes sociais, email marketing ou conteúdo em blog, entre outras iniciativas. Mas o trabalho em Marketing Digital nem sempre mostra resultados imediatos, e pior: pode apresentar alguns desafios que, à primeira vista, parecem intransponíveis.

Mas não há desafio que não possa ser conquistado com trabalho duro e a estratégia correta. Algumas iniciativas de Marketing Digital podem não funcionar em todos os nichos de negócio, mas tudo é questão de descobrir o que traz mais resultados dentro da sua realidade. O Marketing Digital também é feito de tentativa e erro, e isso requer muito trabalho, muita ação e muita análise sobre as suas iniciativas.

Alguns dos desafios mais comuns podem (e devem) ser superados ainda no início da sua estratégia de Marketing Digital, para que não comprometam toda a sua estratégia. Confira quais são alguns deles e nossas sugestões para que você possa tocar o trabalho de divulgação digital sem sobressaltos:

Você não confia na qualidade do seu material

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É natural ser perfeccionista e desejar divulgar o melhor material possível para os seus clientes. Mas muitas vezes o perfeccionismo em excesso prejudica a sua estratégia de Marketing Digital: por medo de errar você acaba não postando nada, em lugar nenhum, o que pode acabar com a sua iniciativa. É importante marcar presença nas redes sociais e em um blog, mesmo que o texto não seja impecável.

Confie no seu conhecimento sobre o ramo em que atua! Se você tem uma empresa de adestramento de cães, por exemplo, com certeza tem muito conhecimento sobre o segmento e com certeza é capaz de elaborar conteúdo sobre o assunto. Caso você tenha medo de cometer erros ortográficos, contrate um copywriter ou revisor para ajudá-lo na elaboração de seu conteúdo.

Para medir a receptividade ao seu conteúdo, outra boa ideia é compartilhá-lo com pessoas da sua confiança e medir a reação. E na dúvida, segue a recomendação: use os serviços de profissionais que podem auxiliá-lo na hora de elaborar conteúdo de qualidade. É possível encontrar soluções de baixo custo, firmar parcerias ou fazer permutas.  Basta procurar.

Falta tempo para se dedicar ao Marketing Digital

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Esse é um problema muito comum em pequenas empresas, onde os sócios e proprietários também desejam tocar as iniciativas de Marketing Digital para impulsionar o novo negócio. Porém, o trabalho de gerir uma empresa com seus funcionários, clientes e fornecedores pode tomar bastante tempo – e aí não sobra muito para a criação e disseminação de conteúdo digital.

O principal passo para superar esse desafio é entender que o Marketing Digital é tão importante quanto qualquer outro setor da empresa. Afinal, se você não atrair novos clientes o seu negócio não será sustentável: qualquer empresa, em qualquer segmento, precisa de entradas no caixa para sobreviver.

Por isso, foque seus esforços em criar conteúdo de qualidade para atrair novos internautas para o seu ambiente digital (que pode ser um site, blog, uma página no Facebook, ou qualquer outro tipo de ambiente onde você se promove). Se não for possível que você faça isso pessoalmente, considere a hipótese de contratar um funcionário para se dedicar a esse aspecto do seu negócio ou usar os serviços de uma agência especializada. Só não deixe de criar conteúdo!

Dica: se você usa as redes sociais, é ainda mais importante ter um funcionário para fazer isso para você. Sócios proprietários costumam ser passionais nas respostas a clientes, e as chances de isso dar errado são enormes!

Você está atraindo as pessoas erradas com o seu conteúdo

É de fundamental importância que você atraia as pessoas certas se deseja ter resultado com os seus conteúdos de Marketing Digital. Se as pessoas erradas estão chegando até você, a conversão não vai acontecer.

Por isso, é fundamental que você se esforce para divulgar os seus materiais na mesma medida em que se esforça para elaborá-los. Aproveite as ferramentas de segmentação nas redes sociais e no email marketing para enviar as suas mensagens somente para as pessoas que podem se interessar pelo seu material. Enviar a esmo é um desperdício de tempo e dinheiro.

Portanto, antes mesmo da criação dos seus materiais é fundamental que você identifique qual é o seu público-alvo. Dessa maneira você poderá concentrar os seus esforços em impactar as pessoas certas – aquelas que de fato se interessam pelo seu produto e terão interesse em adquiri-lo.

Com o público bem delimitado, você só terá que usar os argumentos certos e caprichar no call to action para que a conversão aconteça. Não é tão complicado quanto parece.

Você não está gerando leads com o seu conteúdo

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Digamos que você está trabalhando na criação de conteúdo de qualidade: publicou posts em blog, criou e-books, compartilha suas novidades nas redes sociais e envia email marketing, mas mesmo assim não está atraindo clientes em potencial para a sua empresa. Qual será o motivo por trás dessa ausência de leads? Vale a pena investigar.

Como dissemos anteriormente, o trabalho em Marketing Digital pode levar um bom tempo para trazer os resultados esperados. Mas se depois de alguns meses você não gerou nenhum lead, pode estar fazendo alguma coisa errada.

Um dos erros que você pode estar cometendo é a elaboração de conteúdo que não interessa ao público-alvo da sua empresa. É muito importante determinar uma “persona” (ou seja, um perfil que represente o cliente médio da sua empresa) e criar textos e títulos que sejam interessantes para esse consumidor específico.

Outra coisa que pode estar afastando os consumidores do seu conteúdo são os títulos dos seus textos, assim como o design que você usa para promovê-los. É muito importante que os títulos sejam atraentes e representem fielmente o conteúdo que você está entregando. Pense em conteúdo que seja útil e atrativo – talvez você possa até mesmo republicar o conteúdo produzido anteriormente com uma nova “embalagem”.

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