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Datas comemorativas: oportunidade perfeita para destacar seus produtos… e entregá-los a tempo!

Em datas comemorativas, como o Natal, o comportamento dos consumidores muda. Se durante o ano são realizadas compras conforme a necessidade (e eventualmente alguns impulsos consumistas), nessa época de fim de ano o objetivo é encantar. Presentear é um ato de amor entre amigos e familiares, e sem dúvida o seu cliente quer demonstrar esse carinho da melhor maneira possível.

E esse espírito carinhoso e generoso das festas de fim de ano é a oportunidade perfeita para as empresas, especialmente aquelas que atuam no varejo. Tradicionalmente as vendas disparam nessa época, impulsionadas pelo reforço no salário oriundo do 13º, e as lojas inclusive contratam ajuda extra para as festas de fim de ano. Sendo assim, as lojas online também têm grandes chances de lucrar alto em novembro e dezembro – e também nos dias pós-Natal, quando os preços baixam e muitos consumidores aproveitam as promoções.

Mas não basta colocar a sua loja online no ar e esperar que os consumidores apareçam e resolvam comprar – a lucratividade nessa época é proporcional ao seu esforço para encantar os clientes. Além das ações específicas para essa época citadas no nosso artigo anterior, é importante aproveitar as festas de fim de ano para destacar seus melhores produtos, tanto no site quanto no email marketing.

Essa é a época perfeita para deixar um pouquinho as promoções de lado e mostrar o melhor do seu portfólio.  Se você trabalha com produtos esportivos, por exemplo, esse é o momento perfeito para promover aquele tênis com tecnologia de ponta que é o sonho de todo atleta, mesmo que ele custe algo próximo da casa dos milhares de reais. Seu cliente está com dinheiro extra na conta, lembra?

O mesmo vale para o email marketing e as redes sociais: Natal é época de encantar, por isso faça uma seleção dos seus produtos mais desejados para destacar tanto em posts quanto nas suas comunicações via email. Porém, nossas recomendações do resto do ano seguem também nessa época: segmente suas listas para obter melhores resultados. Por exemplo, que tal disparar emails com sugestões de presentes para crianças para os seus contatos que são pais? Com certeza o resultado irá surpreender!

Mas para que tudo seja perfeito…

Você certamente quer mais do que apenas converter uma venda durante as festas de fim de ano: quer conquistar um cliente para sempre. Para que isso aconteça, não basta encantar com o seu produto. Você tem que encantar em todos os detalhes.

Por isso, planeje desde já a logística da entrega dos seus pedidos. O ideal é que você disponha de uma entrega rápida para que o produto chegue ao seu cliente o quanto antes, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Porém, é fundamental que você só faça promessas que pode cumprir: se diz que vai entregar em até uma semana, não ultrapasse um minuto que seja dessa previsão.

Natal é uma época em que muitos deixam para comprar na última hora, e é muito importante que ninguém fique frustrado por não receber o presente a tempo. Boas festas, e boas vendas!

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