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Descubra como crescer no mercado com o ZMOT

Você sabe como conquistar o cliente moderno? Conheça o ZMOT e descubra as melhores maneiras de atrair e converter o seu público na internet!

O modo como consumimos se alterou bastante nos últimos tempos. Do mesmo modo, a maneira como precisamos passar a olhar para os clientes também!

Por mais que inúmeras estratégias de marketing digital tenham sido desenvolvidas para nos ajudar exatamente com isso, nada é mais eficiente do que conhecer seu cliente. Ainda mais quando essa informação pode fazer de você um destaque em seu meio.

Com tamanha concorrência promovida pelo mercado digital, ter uma carta na manga é essencial, por isso te apresentamos o melhor dela: o ZMOT!

Chamado de Zero Moment of Truth, ou Momento Zero da Verdade, esse é um modelo de comportamento pré venda que te auxilia a entender e influenciar o consumidor antes mesmo que ele tome uma decisão de consumo.

E se a atração é a chave do negócio, nada melhor do que o ZMOT para isso.

Venha descobrir tudo o que precisa sobre esse momento da verdade e comece a crescer seus leads hoje mesmo!

O que é o Momento Zero da Verdade?

Para entender o que o ZMOT significa na prática, é mais simples utilizarmos um exemplo. Assim, imagine que você é um consumidor comum em 1950 e acabou de perceber que precisa comprar um novo eletrodoméstico para a sua casa.

Sua primeira reação, naturalmente, é perguntar para seus amigos e parentes se eles têm alguma indicação de marca para que você a adquira. Logo após, você começa sua pesquisa pelo item nas lojas próximas a sua casa até que se decida por um.

Imagine agora a mesma situação, mas nos dias de hoje. Qual seria sua primeira reação? Como você faria essa compra?

A resposta está no ZMOT!

Ele nada mais é do que o nome dado ao momento no qual os clientes, logo após perceberem uma necessidade de compra, exploram a internet em busca de informações que as auxiliem a realizar uma decisão de compra.

Ou seja, elas pesquisam online para escolher se vão ou não comprar algo.

Assim, respondendo aquelas perguntas que fizemos à pouco, a primeira reação do cliente seria jogar o que deseja no Google, e então explorar suas opções nas plataformas digitais, ainda que ele fosse realizar esse consumo em um meio físico ou não.

O ZMOT foi descoberto a pouco tempo atrás pelo próprio Google, em pesquisa realizada com a Shopper Sciences onde eles tentaram entender como os clientes se comportam em um momento pré consumo. Para isso, investigaram os consumidores de 5 mil empresas.

Através de tal pesquisa, conseguiram encontrar 4 comportamentos recorrentes, aos quais deram o nome de pilares. Eles são as bases do momento zero da verdade e as diretrizes que vão nos guiar para influenciar o cliente.

Assim, antes de entrarmos em detalhes sobre cada um dos pilares, deixamos uma dica de leitura para que você se aprofunde no ZMOT e em suas aplicações!

Ranqueamento orgânico

Como mencionamos, com o momento zero da verdade, o primeiro passo tomado pelos clientes é a pesquisa na internet. Assim, plataformas como o Google, Yahoo! e Bing se tornam uma espécie de vitrine virtual das empresas.

Do mesmo modo como acontece no mundo físico, para que uma vitrine surta efeito ela precisa ser vista. Logo, o primeiro pilar do ZMT se preocupa em entender quais sites os clientes veem durante uma exploração online.

Segundo dados da Smart Insights, a resposta para isso são os 3 primeiros ranqueados organicamente! Parece pouco, e é mesmo, mas infelizmente são o que os números mostram.

Assim, o primeiro ranqueado fica com 34% dos acessos, o segundo com 17% e o terceiro com apenas 11%. A partir daí, os números caem até serem nulos por volta do 15º colocado.

Para que consiga acompanhar esse pilar, é preciso investir em estratégias de ranqueamento como o SEO e o Marketing de conteúdo. Elas farão com que você fique bem visto pelas plataformas e ganhe algumas posições.

Tabelas e listas comparativas

O segundo ponto está relacionado às dúvidas frequentes que podem impedir o cliente de consumir. Afinal, quem nunca ficou indeciso em uma compra?

Assim, trazer listas e tabelas de comparação ajudam o consumidor a não desistir da compra por não tomar uma decisão.

Se já não bastasse, as listas te ajudam a ter uma chance a mais de ser encontrado pelo público, já que os compradores buscam por tais tabelas na internet.

Avaliações online

Lembra do exemplo dos anos 1950 que demos anteriormente? Pois bem, a procura pela opinião de parentes e amigos que mencionamos também se altera no ZMOT, migrando diretamente para o mundo online.

Segundo dados da Bright Local, 95% dos clientes buscam por avaliações e reviews online na internet. Além disso, 57% afirma consumir apenas de empresas que apresentam entre 4 e 5 estrelas.

Ou seja, ter uma boa reputação online nunca foi tão essencial! Por isso invista em como os clientes veem sua empresa, pois isso fará grande diferença no momento deles decidirem entre você e seu concorrente.

Cupons

Por fim, o último pilar do ZMOT está diretamente ligado com o dinheiro!

Os clientes amam descontos, cupons e bônus. Amam tanto que isso pode ser um fator de decisão altamente considerado em um momento de escolha.

Logo, não deixe que o público escape de você simplesmente porque não oferece tais vantagens. Lembre-se que aqui ele está muito próximo de fechar uma compra, só basta esse empurrãozinho final.

Conclusão

O ZMOT é mais do que uma estratégia de marketing digital, ele é uma nova maneira de pensar o mercado, os consumidores e a sua relação com as empresas.

Sendo ainda pouco conhecido, ele é a jogada necessária para sair à frente dos concorrentes em seu ramo de negócio.

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