15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Dicas de email marketing na Black Friday para aumentar suas vendas

A Black Friday 2020 está chegando – e é hora de começar a planejar suas campanhas para faturar alto! Quer você seja uma empresa de comércio eletrônico ou física, a Black Friday é uma data que não deve ser ignorada.

Colher os benefícios da maior data do comércio mundial, no entanto, requer um planejamento sério.

O email marketing, por exemplo, pode ser um excelente aliado para promover as suas ações de final de ano. Então, para começar, reunimos uma série de dicas e estratégias para aumentar suas vendas com a ajuda do email marketing na Black Friday.

Continue lendo e confira!

Email marketing da Black Friday para atrair clientes para sua loja física

Muitas empresas acreditam que o marketing digital e a experiência do comprador na loja são completamente separados um do outro, e não poderiam estar mais erradas.

É verdade que ferramentas como anúncios, redes sociais e email marketing facilitam para que as empresas de comércio eletrônico cheguem aos clientes e direcionem o tráfego para o site, mas o marketing digital também pode ajudar a aprimorar a experiência dos clientes na loja, e vice-versa!

Se você tem uma empresa local, a temporada de Natal que começa na Black Friday é o momento para começar a pensar em como você pode atrelar o marketing digital à sua experiência na loja.

Aqui estão algumas maneiras de usar ferramentas digitais para encorajar visitas à sua loja física:

1. Ofereça promoções exclusivas da Black Friday na loja para seus assinantes

Ofereça promoções exclusivas da Black Friday na loja para seus assinantes

Considere oferecer promoções especiais de Black Friday na loja para seus assinantes. A exclusividade é uma ferramenta de persuasão eficaz, o que faz dela uma ótima maneira de aumentar as visitas à loja!

As promoções podem vir como cupons, embalagens para presentes, brindes, ou qualquer outra coisa que você possa imaginar para entusiasmar os compradores e gerar interesse.

Certifique-se de que seus emails comuniquem claramente quando as promoções serão veiculadas – você não quer desperdiçar o tempo dos compradores durante esta época.

Além disso, ser específico e incentivar os clientes a visitar sua loja em um determinado dia, fim de semana ou semana cria o tipo de engajamento que aumenta o tráfego e as vendas.

2. Adicionar uma chamada à ação como “Encontre uma loja perto de você”

Se você tiver várias lojas, inclua uma chamada à ação local em seus emails da Black Friday para orientar os assinantes a visitar seu ponto físico.

Você pode fazer isso incluindo um botão que leva os destinatários à seção do seu site onde você lista os endereços das lojas. Lembre-se de certificar-se de que esta página seja otimizada para dispositivos móveis!

3. Promova eventos na loja

Promova eventos na loja

Promova eventos na sua loja e divulgue-os através de canais digitais como email, redes sociais ou SMS – anuncie as próximas datas e lembre seu público quando os eventos estão se aproximando. Você não só aumentará a conscientização, mas também ajudará a incentivar os compradores a compartilhar o evento em sua rede.

Lembre-se de incluir botões de redes sociais em seus emails para oferecer aos destinatários uma maneira fácil de acompanhar sua marca e obter informações atualizadas sobre esses eventos.

4. Informe aos usuários quando novos produtos chegam na loja

Informe aos usuários quando novos produtos chegam na loja

Forneça aos assinantes as informações mais atualizadas sobre os produtos em estoque ou os recursos e atualizações mais recentes do seu produto. Isso é especialmente importante para os produtos mais quentes e desejados da estação. Ele permite que você crie buzz sobre a marca e incentive mais visitas.

Se ficar sem estoque de um item popular, você também pode compartilhar informações sobre novas remessas que estão chegando para reabastecer o estoque. Essa é uma ótima maneira de incentivar os clientes a voltar para comprar um produto específico.

5. Faça com que os compradores se inscrevam para receber emails antes da Black Friday

Dessa forma, você pode atraí-los de volta à loja quando a Black Friday chegar! Mas qual é a melhor maneira de coletar os endereços de email? Aqui estão algumas opções:

Crie um formulário de inscrição

Com uma conexão à Internet e um tablet ou computador, você pode tornar fácil para os clientes se inscreverem em sua newsletter. Basta deixar o dispositivo aberto em uma página com seu formulário de inscrição para que os usuários possam digitar seus endereços de email diretamente.

Pergunte no caixa

Um dos melhores momentos para pedir a alguém para se inscrever é quando ele realmente comprou algo – esses clientes são mais propensos a querer manter contato com a sua marca. Fale sobre os benefícios de se inscrever, evitando ser muito agressivo, para dar aos clientes um motivo para fornecer suas informações pessoais. Uma tática eficaz é oferecer um incentivo, como um cupom de desconto para a próxima visita.

Realize um sorteio

Sorteios são uma maneira fácil de coletar muitos endereços de email. No entanto, você deve deixar claro que inscrever-se no sorteio também inscreve os compradores para receber seus emails. A LGPD já está valendo, e consentimento é essencial em qualquer campanha de email marketing.

Email marketing da Black Friday para atrair clientes para seu e-commerce

O marketing digital na Black Friday não foge muito das práticas recomendadas durante todo o ano, exceto que concentra mais esforço em um período de tempo menor. Portanto, não se esqueça do básico em termos de elementos como design e conteúdo ao criar sua campanha da Black Friday.

Se você não tem ideias sobre como otimizar sua estratégia de marketing especificamente para a Black Friday, seguem algumas sugestões.

6. Use a segmentação para enviar emails da Black Friday

Use a segmentação para enviar emails da Black Friday

O email sempre funciona melhor quando você adapta a mensagem ao destinatário. Segmentar sua lista de email é a principal maneira de fazer isso. Segmente um subconjunto menor de seus contatos de email que compartilham certas características e alinhe o conteúdo com o que eles precisam.

Então, que tipo de segmentação funciona bem para o marketing da Black Friday?

Dados de compras anteriores

Use o histórico de compras para segmentar clientes e, em seguida, personalize emails para apelar aos seus comportamentos de compra. Segmentar assinantes com base no que eles compraram antes permite que você promova produtos complementares e sugira outros tipos de produtos que podem interessá-los.

Preferências

Usar as preferências definidas pelo cliente como base para a segmentação é uma maneira infalível de criar conteúdo de email que atrairá os assinantes. Para fazer isso, dê aos assinantes a chance de falar um pouco sobre eles no momento da inscrição. Por exemplo, uma estratégia comum para varejistas de roupas é coletar informações sobre gênero para que possam adaptar o conteúdo do email de acordo. No entanto, dependendo da sua empresa, podem haver outros campos relevantes que você deseja adicionar, como localização geográfica.

Preferências de envio na hora do opt-in

Se você permitir que os assinantes definam preferências de tópico e frequência na inscrição inicial e respeitar essas preferências, a taxa de engajamento será muito maior do que enviar emails genéricos para toda a sua lista de contatos.

Engajamento Anterior

Você pode ajustar seu conteúdo de acordo com o nível de envolvimento dos assinantes em suas campanhas de marketing anteriores. Isso não só permite recompensar os assinantes que mostraram um nível mais alto de interesse em sua marca, mas também permite que você adote uma abordagem mais suave com assinantes menos engajados.

7. Use as redes sociais

Use as redes sociais

Para obter o máximo do marketing da Black Friday, é importante alcançar os compradores onde quer que estejam. E isso significa usar vários canais. Uma estratégia eficaz é fazer com que seu email e as redes sociais trabalhem em conjunto. Por exemplo, você pode redirecionar assinantes de email usando anúncios do Facebook. Com a enxurrada de marketing que antecede a Black Friday, é mais provável que você chame a atenção do cliente se ele vir sua mensagem mais de uma vez.

8. Comece sua campanha de da Black Friday cedo

Uma ótima maneira de criar entusiasmo em torno de suas ofertas da Black Friday é começar a falar sobre elas cedo. Só porque a própria Black Friday está centrada em torno de uma pequena janela de tempo, não significa que você não deve começar a construir antecipação.

Então, quando exatamente você deve lançar sua campanha da Black Friday? Você já pode começar a compartilhar teasers da Black Friday por meio de canais como redes sociais e email a partir do final de outubro.

Além de criar entusiasmo, os teasers também são ótimos para a criação de listas de email, pois você pode incentivar as pessoas a se inscreverem para serem as primeiras a saber sobre suas ofertas.

Outra estratégia eficaz para chamar a atenção dos compradores da Black Friday é criar guias de compras ou campanhas de destaque de produtos ao longo de novembro. Isso ajudará a sua marca a ficar na memória assim que chegar o grande dia.

9. Crie senso de urgência

Crie senso de urgência

Urgência é uma ferramenta de marketing muito poderosa. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos sobre promoções por email. Na verdade, criar um senso de urgência em seus emails pode aumentar as vendas em mais de 300%!

Mas, como você pode conseguir isso?

Linguagem atraente

Utilizar uma linguagem de tempo limitado em suas linhas de assunto de email e chamadas para ação (CTAs) é uma maneira inteligente de criar urgência e aumentar as vendas. Certifique-se de que seus CTAs não deixem dúvidas sobre qual é sua oferta e o que o assinante deve fazer a seguir para aproveitá-la.

Contagens regressivas

O efeito psicológico de ver um relógio de contagem regressiva correndo é um incentivo muito poderoso para os clientes agirem e fazerem uma compra. Tente incluir uma contagem regressiva em seus emails para aumentar as conversões.

Medo de perder

O medo de perder, ou FOMO (fear of missing out), é uma tática de marketing poderosa que você pode utilizar por meio do uso da linguagem. Use frases como “maior venda do ano” ou “melhores preços da temporada” em seu marketing da Black Friday para incentivar os destinatários a comprar antes que seja tarde demais.

Envolvendo novamente os compradores que abandonam carrinhos

Como em qualquer época do ano, sempre haverá alguns compradores que não concluem a compra. Por volta da Black Friday, configurar emails de carrinhos abandonados se torna uma tática ainda mais importante para as empresas de comércio eletrônico reconquistarem esses clientes em potencial.

Oferecer descontos e outras promoções é uma das maneiras mais eficazes de trazer os clientes de volta. Mas não se esqueça de que a Black Friday tem uma janela de oportunidade muito menor do que os períodos de compras típicos, portanto, você precisará adaptar o tempo de emails do carrinho abandonado de acordo.

10. Aumente o valor médio do pedido

É ótimo ter pessoas fazendo compras na sua loja online, mas você sabe o que é ainda melhor? Fazer essas pessoas pedirem mais coisas no momento da compra. Existem algumas maneiras de fazer isso:

Frete Grátis

Oferecer frete grátis é a maneira mais comum de aumentar o valor médio do pedido. Apenas certifique-se de definir um limite acima do preço médio do produto para que os clientes devam comprar outro para alcançá-lo, em vez de simplesmente optar por um pequeno complemento.

Porcentagem de desconto

Dar uma porcentagem de desconto em pedidos acima de um determinado valor é outra maneira de aumentar o valor do pedido. Você pode definir um limite para receber o desconto ou criar níveis de economia (por exemplo, 10% de desconto em pedidos acima de R$ 100, 15% de desconto em pedidos acima de R$ 150 e 20% em pedidos acima de R$ 200). Os clientes que estão em dúvida quanto a gastar mais serão levados a fazê-lo pela perspectiva de obter um desconto maior nesses produtos.

11. Destaque-se com sua linha de assunto

O fator número um que determina se um assinante abrirá ou não seu email é a linha de assunto. No entanto, a Black Friday é uma das épocas mais movimentadas (se não a mais movimentada) do ano para as caixas de entrada de email dos clientes. Mantenha sua oferta clara, mas escolha palavras diferentes da norma. Experimente estruturas de palavras estilosas ou talvez até mesmo uma rima para se destacar.

12. Crie um design atraente para as campanhas da Black Friday

Crie um design atraente para as campanhas da Black Friday

Com todos os descontos e promoções inundando a caixa de entrada do seu assinante na Black Friday, você precisa garantir que seu email se destaque da multidão. Portanto, é importante pensar e se esforçar para criar um design envolvente.

Pronto! Com essas dicas de marketing para a Black Friday você poderá tirar o máximo proveito daquele que se tornou o maior dia de compras do ano. Agora é hora de começar a planejar sua campanha e ver suas vendas decolarem. Crie já sua conta gratuita no Nitronews e comece a preparar sua campanha desde já!

Post anterior
Dicas para construir uma estratégia de marketing integrada de sucesso para sua marca
capa-spam-gmail
Próximo post
As principais regras utilizadas pelo Gmail ao definir se um e-mail é spam ou não

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!