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As dicas de Philip Kotler para a fidelização de clientes

Considerado o maior especialista em marketing no mundo, o americano Philip Kotler criou e popularizou alguns dos conceitos que trabalhamos em exaustão hoje em dia, como segmentação e os 4ps do marketing. Seu livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle” é considerado a grande bíblia do marketing, marcando presença na bibliografia obrigatória de muitas faculdades – e em seus cursos de especialização.

Com passagens por empresas gigantescas como IBM, Bank of America e Motorola, podemos dizer que os ensinamentos de Kotler não são apenas teóricos: apesar de ser pós-doutor em marketing e lecionar desde 1988 na Universidade de Northwestern, ele realmente traz a vivência profissional para sua obra (que é atualizada a cada cinco anos com novos cases e ensinamentos).

E é claro que o guru tem dicas sensacionais sobre fidelização de clientes. Separamos algumas para você aplicar na sua empresa, confira:

Entregue valor para o seu cliente

Cada produto ou serviço tem um preço. Mas isso é muito diferente de valor, que engloba todas as etapas da venda. Ou seja, você entrega valor quando oferece uma experiência completa para o seu cliente, que começa na atração (através do email marketing, redes sociais ou outra forma de propaganda), passa pelo atendimento antes, durante e depois da compra, e segue na maneira como você conduz seu relacionamento com o consumidor depois disso. Ou seja, pense em todos os detalhes da sua operação para entregar valor e fidelizar seu cliente.

 Defina estratégias de fidelização de clientes

Segundo Kotler, existem quatro níveis de clientes fiéis, que vão desde os clientes fiéis convictos (que não abandonam sua marca por nada) até os clientes infiéis, que não têm preferência por marca nenhuma. O especialista recomenda que sejam realizadas pesquisas com todos os tipos para identificar seus pontos fracos e fortes, e assim construir uma estratégia sólida para a fidelização de clientes.

Você concorda com as dicas de Kotler? Já adotou alguma dessas estratégias? Compartilhe suas experiências nos comentários!

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