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Dicas para produzir boas fotos para as suas campanhas

Muito se fala sobre a importância de ter um conteúdo de qualidade para divulgar a sua marca, e é justo: o conteúdo é rei, e é através dele que muitas pessoas terão o primeiro contato com a sua empresa. Mas boas fotos também são imprescindíveis nas suas campanhas. Já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que 1.000 palavras? Em tempos de excesso de conteúdo essa é uma grande verdade, já que muitas vezes as pessoas só têm tempo de “ver as figuras”.

Não importa se as imagens são para email marketing, redes sociais, para seu site ou para os posts no blog. É fundamental que elas transmitam a qualidade dos seus produtos ou serviços, e também que transmitam a mensagem imediatamente.

Ao planejar uma campanha para a sua marca é imprescindível pensar também em imagens que representem a essência da empresa, e que sejam igualmente atraentes para os consumidores. Seduzir os consumidores através de fotos é um recurso usado em larga escala pela Publicidade, e que pode fazer a diferença nos seus esforços em Marketing Digital.

Por isso, hoje vamos trazer uma série de dicas para que você possa produzir boas fotos para as suas campanhas. Fique ligado e confira:

Como produzir boas fotos para as suas campanhas

Faça um planejamento das suas campanhas

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O primeiro passo, logicamente, é um bom planejamento da sua campanha. Você precisa saber quais são os objetivos que deseja alcançar antes de pensar em produzir as suas imagens. Só dessa maneira você será capaz de criar boas fotos, alinhadas com a sua identidade visual. Caso contrário, você terá fotos aleatórias que não dirão muito ao seu público.

O ideal é aproveitar o planejamento anual para identificar quais serão as imagens que você precisará ao longo do ano. Assim você poderá otimizar as sessões fotográficas e produzir o máximo de fotos no menor espaço de tempo possível. Além da economia, isso poupará muito trabalho para a sua equipe.

Com um planejamento anual você terá mais tempo para se dedicar à pré-produção de cada sessão de fotos – o que significa também um resultado com mais qualidade, e campanhas mais bem sucedidas.

Faça um briefing completo

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O briefing é o melhor amigo dos profissionais de Marketing, e também ocupa um lugar muito importante nas produções fotográficas. Ele serve como um rascunho do que você irá precisar nas fotos, e deve ser bastante preciso para que o fotógrafo possa captar a mensagem que você deseja transmitir com as suas imagens.

Um bom briefing deve conter algumas informações básicas como: a descrição do cliente, a ideia a ser desenvolvida e o objetivo da campanha, o público-alvo, o veículo ou rede social onde as imagens serão publicadas, e também materiais de referência que podem servir como inspiração para a sessão de fotos.

O ideal é que sempre tenha um representante da agência ou da empresa junto com o fotógrafo no dia da sessão, mas se isso não for possível o briefing é uma maneira de garantir que as imagens atinjam as suas expectativas. Portanto, não deixe de caprichar no briefing!

Planeje a produção das fotos

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Como você deve imaginar, produzir fotos envolve uma série de detalhes técnicos que devem ser pensados com antecedência. Desde a contratação do fotógrafo até o cenário, passando por iluminação e modelos, entre outras coisas, tudo deve ser planejado antes da sessão de fotos.

Se você vai fotografar modelos usando seus produtos, por exemplo, é fundamental encontrar um fotógrafo que seja acostumado a trabalhar com pessoas. Um profissional que só capta imagens de produtos provavelmente não faria um bom trabalho na direção de cena.

Também é muito importante pensar no cenário: suas fotos serão feitas ao ar livre? Existe algum plano B para o caso de mau tempo? Será necessário alugar equipamentos de iluminação? Você terá camarim à disposição? Vai precisar contratar cabeleireiros e maquiadores para preparar os modelos?

Esse é o momento de pensar em todos os cenários possíveis, e também de fazer um orçamento mais preciso da sua sessão de fotos.

Execute as fotos conforme planejado

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Durante a sessão de fotos, certifique-se de que tudo ocorre conforme o planejado. Com as câmeras digitais é possível conferir o resultado das fotos em tempo real, então você tem a possibilidade de realizar qualquer ajuste necessário para ter as fotos de que você precisa.

Leve o planejamento e o briefing a sério para que as fotos fiquem exatamente como você imaginou durante a concepção da campanha. Fotos que não se encaixam nos seus planos não acrescentarão nada à sua estratégia de marketing. Não conte com a pós-produção para fazer as alterações necessárias: a edição pode aperfeiçoar as imagens, mas não irá alterar o conceito das fotos.

Certifique-se de que as imagens condizem com a identidade visual da marca, e que serão bem aproveitadas durante a sua campanha.

Capriche na pós-produção

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Hoje em dia existem programas como o Adobe Photoshop que podem fazer maravilhas pelas suas fotos. Mas o primeiro passo é selecionar as imagens que você vai utilizar nas suas campanhas.

Após escolher as melhores imagens, começa o trabalho de edição das imagens. E os programas como o Photoshop podem ajudá-lo a não só corrigir detalhes como sombras e iluminação e tirar defeitos que podem ter passado despercebidos na hora da sessão, como também podem ajudá-lo a reforçar a sua marca.

Essa é a hora de aplicar logotipos e outros elementos que reforçam a sua identidade visual e a mensagem que você deseja transmitir com a sua campanha.

Pense na melhor maneira de vender os seus produtos ou serviços, e não tenha medo de usar todos os recursos que estão à sua disposição para alcançar seus objetivos. Só tenha o cuidado de ser elegante e não exagerar nos elementos nas fotos.

Caso você pretenda usar as imagens em redes sociais como o Facebook, também é importante ter cuidado com a proporção de texto na sua imagem, já que a rede social promove um melhor alcance às imagens com até 25% de texto.

E aí, gostou das dicas? Use os comentários para deixar sua opinião!

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