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conteúdo para seo

Elabore uma estratégia de conteúdo para SEO

O conteúdo é parte cada vez mais fundamental dentro de uma estratégia de marketing bem sucedida. Compartilhar artigos sobre assuntos relacionados à sua marca e aos seus produtos e serviços é uma excelente maneira de atrair novos consumidores para a sua empresa, e também para guiá-los dentro do funil de vendas – o que facilita muito a sua vida na hora de fechar novos negócios.

Porém, não adianta nada criar conteúdo de qualidade se a sua audiência não é capaz de encontrá-lo. Os seus textos devem ser facilmente encontrados na primeira página de buscadores como o Google, para que os clientes possam acessá-los e ter esse primeiro contato com a sua empresa. E não existe maneira mais indicada para garantir isso do que usar o SEO, tanto nos artigos quanto na estrutura do seu site ou blog.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, consiste em uma série de ações que você desenvolve dentro do conteúdo para que ele seja facilmente escaneável pelos mecanismos de buscas. Isso significa inserir palavras-chave ao longo do texto, nas imagens e nos títulos e subtítulos, entre outras coisas.

Usar SEO se tornou tão indispensável quanto publicar textos em seu site ou blog. Um não funciona sem o outro. E por isso é muito importante que você tenha uma estratégia para criar conteúdo voltado para o SEO e que atraia novos consumidores para o ambiente digital da sua empresa.

Antes de mais nada, é importante que você saiba quem é a sua audiência. Responda questões como: Quem são os seus leitores? Quais são as suas dores e necessidades? Que tipo de conteúdo essas pessoas querem consumir? Onde elas estão desenvolvendo suas conversas? É online? É offline? O que a sua empresa pode oferecer de único para elas? Como você pode resolver os problemas da audiência?

Feito isso, você saberá qual é o ponto de vista único que a sua marca pode oferecer através do conteúdo. E poderá elaborar uma estratégia de conteúdo que se destacará na multidão.

Saiba como:

  1. Defina objetivos

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Comece pelo final. O que você está tentando alcançar? Você deseja aumentar o número de leads? Você quer gerar aumento nas vendas? Você quer que as pessoas assinem a sua newsletter? Liste esses objetivos primeiro. Isso irá ajudá-lo a descobrir o tipo de conteúdo que deseja criar e como o seu call-to-action deve ser.

Por exemplo, um negócio como uma concessionária de automóveis terá como objetivo principal levar as pessoas à loja para comprarem um carro. Portanto, o conteúdo precisa ser localizado e falar sobre questões comuns que as pessoas têm sobre o processo da compra de um carro. Também é importante mostrar os elementos que tornam a concessionária única para estabelecer confiança e mostrar como o cliente será tratado. A confiança é especialmente importante nesse setor!

  1. Identifique seu público e suas necessidades

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O próximo passo é identificar para quem você está segmentando seu conteúdo. Há muitas pessoas à sua disposição para ajudá-lo nesta parte do processo. Dentro da sua empresa considere falar com as equipes de serviço ao cliente, vendas, suporte técnico, gestão de produtos e marketing, especialmente com quem cuida das redes sociais.

Estas são as pessoas que mais interagem com os clientes. Descubra o que o seu público está perguntando, e o conteúdo que pode ser criado para ajudar a responder suas perguntas. Você também pode fazer algumas dessas pesquisas por conta própria procurando em fóruns e redes sociais.

  1. Determine o que a sua marca tem de exclusivo

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Aprofunde a sua pesquisa e descubra o que torna a sua marca verdadeiramente única. Provavelmente não seja o próprio produto. Pense em quem são seus especialistas em assuntos e como eles contribuem para a organização. Pense sobre como seus produtos são desenvolvidos.

Mesmo experiências que podem parecer irrelevantes podem ser extremamente valiosas. Por exemplo, um profissional experiente em instalação de piscinas pode ter histórias interessantes para contar. Pode não parecer um assunto interessante, mas interessa a quem está procurando por uma piscina nova.

  1. Desenvolva uma lista de tópicos de conteúdo potenciais

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É hora de fazer brainstorms. Agora que você conhece a sua linha de conteúdo, é muito mais fácil encontrar tópicos sobre os quais sua marca deve criar conteúdo. São tópicos sobre os quais sua audiência se preocupa.

Este é um bom momento para envolver pessoas de outros departamentos da sua empresa, como o pessoal de vendas.

  1. Pesquise palavras-chave

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Agora que você tem uma boa lista de tópicos, é hora de realmente mergulhar na pesquisa de palavras-chave que deve usar no desenvolvimento do conteúdo.

Há muitas ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa. Aqui estão algumas:

Moz Keyword Explorer: se você tiver, é uma ótima ferramenta para descobrir palavras-chave e analisar a concorrência.

Keywordtool.io (gratuito): uma das únicas ferramentas de descoberta de palavras-chave por aí que lhe dará pesquisa de palavras-chave por mecanismo de pesquisa. Se você está procurando palavras-chave do YouTube ou da App Store, por exemplo, esta é uma ótima ferramenta de geração de ideias.

Ubersuggest.io (gratuito): Digite uma palavra-chave e a Ubersuggest lhe dará uma infinidade de outras idéias organizadas em uma lista em ordem alfabética ou em uma nuvem de palavras.

  1. Crie um calendário editorial

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Com base nas descobertas da sua pesquisa de palavras-chave, desenvolva um calendário editorial para o seu conteúdo.

  1. Crie conteúdo para SEO!

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Agora é hora de colocar a mão na massa. Com a sua linha editorial em mente e sua pesquisa de palavras-chave concluída, colete as informações ou pesquisa que você precisa e comece a escrever!

Depois de iniciar, você perceberá que os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Certifique-se de acompanhar as suas métricas mensalmente para acompanhar a performance do conteúdo que desenvolveu. Se o crescimento não aparecer após alguns meses, talvez seja a hora de rever a sua estratégia e talvez até reiniciar o processo. Pergunte-se: haveria uma lacuna no mercado caso o seu conteúdo desaparecesse? Se a resposta for não, alguma coisa ainda não está bem alinhada. Persista, e os resultados virão.

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