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Email marketing segmentado: supermercados

Ainda que o seu supermercado não tenha entrado no mundo do e-commerce, campanhas através de email marketing já se tornaram uma exigência do público mais fiel que, não raramente, organiza a própria agenda de acordo com os dias de oferta.

Visando atender bem a esse consumidor e também alavancar as vendas em dias de menor movimento, projetar bem uma newsletter pode fazer toda a diferença.

Sextas e Sábados

Os tradicionais dias de ir às compras podem não ser os mais atraentes para o envio de newsletter. Mas se a mensagem trouxer ofertas imperdíveis, de maneira clara e direta, tais como os encartes de produtos, acionar o mailing faz todo o sentido. Procure fazê-lo ainda na sexta-feira, de modo que o usuário possa planejar sua ida ao estabelecimento.

Rompendo padrões

Tudo bem que o seu supermercado tenha ofertas diferentes diariamente. Mas o envio diário de newsletter pode soar exagerado. Se o seu objetivo for aumentar as vendas no meio da semana, selecione produtos em promoção e divulgue-os em uma mensagem enviada no começo do dia sob o título “Ofertas para HOJE” – enfatizando que elas valerão apenas para aquela data.

Para atrair ainda mais o público fora dos horários de maior movimento, agregue à newslettercupons de ofertas que poderão ser descontados no caixa.

Receitas

Quem não gasta um tempo entre as prateleiras pensando nos ingredientes necessários para uma receita gostosa? Se você disponibilizar a receita já na newsletter, com um design que induza ao “recorte” – como linhas pontilhadas – ao redor da lista de ingredientes, prepare-se para repor o estoque desses itens rapidamente.

Serviço

Ao final de cada newsletter, não esqueça de informar todas as formas de pagamento que seu supermercado aceita. Além disso, horário de funcionamento, disponibilidade de estacionamento e entrega de compras são dados importantes para o cliente que nem sempre são óbvios. Por isso vale sempre repetir.

Conteúdo diferenciado

Se você quiser sair do óbvio e apostar num conteúdo de qualidade para a sua newsletter, formatos que funcionam para o segmento de supermercados são dicas do chef, cuidados com plantas (se o seu estabelecimento vender produtos de jardinagem), dicas de nutricionista, de consultora de moda (se houver seção de vestuário), etiqueta à mesa (se o público for mais AB), ideias de decoração ao tipo “faça você mesmo” (para promover o bazar).

Tematizar suas mensagens de acordo com efemérides – Dia das Mães, dos Namorados, Natal, Páscoa etc – chega a ser esperado pelos clientes. Então, entre essas datas, aproveite para inovar na abordagem e fazer sempre uma newsletter especializada em um tema alto astral que vá surpreender seu cliente e despertá-lo a necessidades que ele nem imaginava ter.

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