15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Empreendedorismo e Marketing Digital: como fazer sua empresa crescer com a ajuda da internet

destaque

Quem abre uma empresa certamente espera ter resultados espetaculares de cara. Mas a realidade nem sempre é assim: você se depara com muita concorrência, já que o empreendedorismo está em alta e muita gente está apostando as fichas em um negócio próprio. O marketing boca a boca é muito eficaz, mas não dá para contar apenas com ele: é necessário investir em ações de Marketing Digital para atingir o máximo possível de pessoas e conquistar novos clientes.

Com as ferramentas certas, você poderá mostrar a sua empresa para uma vasta audiência, e mais do que isso: poderá fidelizar seus clientes e aproximá-los cada vez mais de sua marca. Claro que você não terá um sucesso estrondoso de cara, mas o Marketing Digital com certeza ajuda a encurtar o caminho até o êxito que você deseja. Esse caminho não é fácil: a inserção do seu negócio na era digital traz também a necessidade de novos aprendizados, o conhecimento de novos conceitos, metodologias e ferramentas, entre outras coisas.

Para ajudá-los, resolvemos criar esse guia com os passos para que os empreendedores possam ter sucesso com a ajuda do Marketing Digital. Confira:

Passos para fazer sua empresa crescer com a ajuda do Marketing Digital

1º passo: Estabeleça os seus objetivos

1-objetivos

O Marketing Digital oferece incontáveis possibilidades para os empreendedores. São muitas ferramentas, plataformas e serviços em que você pode investir para marcar presença na internet. Porém, nem todas podem ser as mais indicadas para o momento da sua empresa. Por isso, é muito importante que você estabeleça os seus objetivos para que possa fazer investimentos certeiros no Marketing Digital da sua empresa.

É fundamental que você observe o seu planejamento e entenda o momento em que sua empresa se encontra para determinar o que deseja que o Marketing Digital faça por você. Você quer que sua empresa se torne mais conhecida? Quer aumentar as vendas? Quer fidelizar os seus consumidores? Depois de estabelecer os objetivos será mais fácil saber como alcançá-los.

2º passo: Invista em conhecimento

2-conhecimento

Mesmo que você pretenda contratar funcionários para cuidar da área de Marketing Digital, é fundamental que você tenha conhecimento na área para fazer os melhores investimentos possíveis. Por isso, não meça esforços para saber o máximo sobre a área. Visite sites, leia blogs e livros, faça cursos e participe de eventos para conhecer cada aspecto do Marketing Digital e assim saber qual se aplica à estratégia que você deseja implementar. Adquira conhecimentos sobre links patrocinados, inbound marketing, SEO, redes sociais e email marketing, entre outras coisas.

E tão importante quanto conhecer o Marketing Digital é conhecer a sua concorrência. Faça um levantamento das empresas que se destacam em seu segmento e invista tempo em analisar o que elas fazem de certo (e de errado) dentro da sua estratégia de Marketing Digital. Inspire-se nas boas ações de divulgação e evite repetir os mesmos erros. Faça proveito da experiência alheia para começar o seu trabalho com o pé direito.

3º passo: Escolha as melhores tecnologias para a sua estratégia de Marketing Digital

3-tecnologias

Agora que você já sabe o que deve e o que não deve fazer para divulgar a sua empresa na internet, é fundamental encontrar as melhores ferramentas para colocar a sua estratégia de Marketing Digital em prática. Existem centenas de serviços disponíveis que podem ajudá-lo a aplicar as suas ideias, mas é importante determinar se esses serviços são os melhores e serão capazes de alcançar os seus objetivos. Leia reviews, peça opiniões, e tire todas as dúvidas que você possa ter antes de assinar um contrato.

No mercado você encontrará ferramentas de gerenciamento e monitoramento de redes sociais, de envio de email marketing (nesse caso, obviamente, nós recomendamos o Nitronews), de SEO (que identifica as melhores palavras-chave e monitora seu posicionamento nas ferramentas de buscas), entre outras necessidades. Atente também para a existência de diversas ferramentas gratuitas que complementam o seu trabalho com qualidade e economia – o que é sempre bom quando estamos tratando de uma empresa no início das suas atividades, não é mesmo?

4º passo: Produza conteúdo de qualidade

4-conteudo

Não importa se você resolveu investir em redes sociais, email marketing ou posts no seu blog: é fundamental que você apresente conteúdo de qualidade para os seus clientes em potencial. Textos bem escritos, sem erros de português, sem gírias e sem termos muito coloquiais são excelentes para construir uma boa reputação – a menos que você fale para um público específico em que gírias e termos coloquiais são bem-vindos.

O conteúdo disseminado pela sua empresa fala muito sobre ela, portanto preze pela qualidade de cada linha produzida. Se você não se sente capaz de escrever bons textos, contrate um profissional que faça isso em seu lugar. Ter um profissional é ainda mais importante nas redes sociais, onde qualquer resposta mal colocada pode ter uma repercussão negativa e afetar seriamente a sua reputação.

Pense na imagem da sua empresa: você não investiu todo esse trabalho para ver tudo ir por água abaixo por descuidos bobos, certo? Portanto, fique sempre de olho em qualquer conteúdo que leve a sua assinatura e evite dores de cabeça desnecessárias.

5º  passo: Acompanhe as métricas da sua empresa e tenha paciência

5-metricas

Os resultados em Marketing Digital dependem muito do seu esforço e investimento. Por exemplo: apenas postar conteúdo nas redes sociais não costuma trazer muito retorno em vendas – para isso você precisa de uma campanha bem estruturada de links patrocinados.

Mas, mesmo que você esteja criando as melhores campanhas de Marketing Digital do mundo, os resultados costumam demorar um pouco para aparecer. Acompanhe atentamente as métricas e relatórios da sua empresa, e estabeleça metas realistas, como 10% de aumento (de visitas ao site, por exemplo) ao mês. No começo esse crescimento pode parecer pouco, mas ao final de três anos você terá um aumento de 360% – e isso é sim muita coisa!

Ou seja, todas as sementes que você está plantando hoje trarão excelentes frutos no futuro. Cuide bem delas e você terá ótimos resultados!

Post anterior
Como e quando usar influenciadores na sua estratégia de marketing
Próximo post
Email Marketing segmentado: organizações não-governamentais

2 Comentários

Deixe uma resposta

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!