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Google AMP para email: tudo o que você queria saber

Tem novidade na área: o Google AMP (Accelerated Mobile Pages), projeto lançado pela empresa em 2015 visando melhorar a velocidade de carregamento de sites nos dispositivos móveis, também deve se estender ao email (e, consequentemente, ao email marketing) em breve. Mas o que isso significa na prática?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que significa AMP, uma sigla que ganha cada vez mais popularidade no mundo do marketing digital. Continue lendo e saiba mais sobre o AMP:

O que é AMP

Google AMP para email

Com a popularização dos dispositivos móveis, o Google passou a observar uma mudança no comportamento dos usuários. Hoje em dia, com a facilidade de acessar qualquer conteúdo de qualquer lugar, os internautas esperam resultados cada vez mais rápidos e eficientes em suas buscas.

Isso significa sites mais leves, mais rápidos, e otimizados para mostrar qualquer tipo de conteúdo de maneira quase que instantânea. E essas novas necessidades fizeram com que a gigante empresa de internet estabelecesse a sua política “mobile first”. Isso quer dizer que, antes de qualquer coisa, os resultados do Google devem funcionar muito bem em dispositivos móveis.

Essa novidade surpreendeu muita gente, que teve que correr para colocar sites mobile mais eficientes no ar para não perder o lugar no topo dos resultados das pesquisas no Google. Por isso, juntamente com empresas como o Linkedin, o Pinterest e o Twitter, o Google lançou em 2015 o AMP Project.

O projeto, que pode ser acessado no site https://www.ampproject.org/, é um esforço coletivo para melhorar o consumo de conteúdo, tornando os sites mais leves e rápidos. O projeto conta com alguns princípios, como a experiência do usuário em primeiro lugar e não criar sites pensando em navegadores futuros hipoteticamente mais rápidos, entre outros.

O que promete o Google AMP para email

Google AMP para email

O AMP para email aumentará a eficiência dos usuários no dia-a-dia ao possibilitar ações simples, como marcar um compromisso no calendário, preencher um formulário ou confirmar presença em um evento, diretamente no layout do email. Os usuários poderão interagir com o conteúdo sem sair da interface do Gmail e sem visitar um site. Ou seja, o Gmail permitirá que você navegue em websites em seu email com o novo suporte a AMP.

O seu email mostrará telas semelhantes a aplicativos e se comportará como um site mobile. E as empresas, por sua vez, poderão enviar conteúdo altamente segmentado, alterando o conteúdo com base na atualização de dados, ações tomadas ou comportamentos dos usuários.

Em resumo, o Google AMP está revelando em primeira mão como será o futuro do email marketing. Por isso é bom prestarmos muita atenção a essa iniciativa.

A importância da velocidade no marketing

Google AMP para email

Seja através do email marketing ou através de um site criado seguindo os princípios da AMP, a velocidade é crucial para que os profissionais de marketing tenham bons resultados.

“Se não é instantâneo, não é rápido o suficiente”. A frase, publicado no site do AMP Project, mostra a realidade dos profissionais de marketing, que devem pensar cada vez mais no desempenho das suas criações.

Segundo pesquisas realizadas pelo Google, a taxa de conversão cai 12% a cada segundo que um site demora para carregar. Páginas AMP, que demoram menos de um segundo para carregar, entregam o conteúdo que o usuário busca no momento exato – o que aumenta o engajamento e proporciona melhores resultados em vendas.

Desenvolvimento do Google AMP para email

Google AMP para email

O Google disponibilizou seus recursos de AMP para email em fevereiro deste ano através de um preview para desenvolvedores do Gmail. O chamado AMP para email permitirá aos desenvolvedores tornar os emails mais interativos e envolventes.

A empresa prevê que o recurso seja benéfico para os usuários, pois os desenvolvedores podem incorporar widgets e incluir funções que permitem que o usuário realize tarefas sem sair da sua caixa de entrada. As páginas de AMP existentes no Google são um padrão para sites que são carregados muito mais rápido do que as páginas para dispositivos móveis comuns. Ou seja, podemos esperar muita velocidade nas mensagens que chegarão através do AMP para email.

O AMP para email é um código aberto para que os desenvolvedores possam brincar livremente com os recursos e usá-los em seu benefício. Empresas que atualmente desenvolvem recursos para AMP para email em parceria com o Google incluem Pinterest, Booking.com e Doodle.

Interação sem sair da caixa de entrada

Google AMP para email

Um email do Pinterest, por exemplo, permitiria que você navegasse pelas imagens e clicasse nelas para obter mais detalhes, como no site, mas através do próprio email. Pode ser um recurso útil para usuários que trabalham com diversas abas abertas e se distraem facilmente.

O interesse em emails interativos é alto. No início deste ano, profissionais de marketing entrevistados pela Litmus afirmaram que o email interativo é a principal tendência de design de email de 2018. Outra pesquisa, também da Litmus, mostrou que 31% das pessoas que sabiam o que é AMP também achavam muito provável que seu programa de email usasse o recurso no futuro.

Contras do Google AMP para email

Google AMP para email

Mas nem todos os desenvolvedores estão animados com as perspectivas do Google AMP para email. Por enquanto, o recurso não conta com suporte e é exclusivo para o Gmail (o que dobraria o trabalho, já que os profissionais teriam que mandar uma peça para os usuários do Gmail e outra para os contatos restantes). Também não está claro como será possível acompanhar o desempenho dos emails, e nem se haverão relatórios para os profissionais de marketing e desenvolvimento.

Como ter acesso ao Google AMP para email

Google AMP para email

O lançamento do Google AMP para email ainda deve demorar um pouco. Atualmente, o recurso é limitado à visualização dos desenvolvedores de email que se inscreveram e assinaram um contrato de confidencialidade para poder participar do projeto. Em breve, empresas selecionadas devem começar a disparar emails utilizando o recurso, e só após isso ele deve ser liberado para o público geral.

Gostou das novidades? Está preparado para o Google AMP para email? Conta pra gente nos comentários!

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