15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true
capa google updates impacto seo

Google Updates: qual seu impacto no SEO do seu site?

A maioria dos aplicativos ou programas do Google, como Google Meu Negócio, sistema de busca do Google e Google Ads, por exemplo, sofre atualizações diariamente em seus algoritmos. Algumas mudanças são perceptíveis, outras, porém, nem tanto. O fato é que os grandes updates impactam significativamente o SEO (Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para motores de buscas) de um site, deixando, muitas vezes, os especialistas em marketing digital com a cabeça a mil, tentando arrumar uma nova solução para manter a página obtendo os mesmos resultados ou ainda melhores, como boas posições nos resultados de buscas.

Uma pergunta que merece ser feita: até que ponto o Google Updates impacta o SEO de um site? Se essa é também sua dúvida, continue a leitura e veja o que alguns especialistas dizem a respeito do assunto.

Antes, porém, vamos entender melhor o que é e como funciona o Google Updates, bem como o SEO. Acreditamos ser essencial fazer essa curtíssima introdução para que facilite a compreensão e para que entenda como esses dois campos estão interconectados. Acompanhe!

O que é o Google Updates?

Um servidor e suas devidas conexões

O Google Update nada mais é do que um processo utilizado pelo Google para aprimorar ou atualizar suas soluções tecnológicas ou informatizadas. Geralmente, ele é executado em segundo plano, a partir de um servidor do Google.

O processo de update pode acontecer de duas formas: de forma automática ou manual. Alguns processos de atualização, porém, ocorrem de forma automática, o que foi o caso do

Em resumo, o Google Updates é um processo pelo qual o Google aprimora ou atualizar seu sistema, alterando muitas vezes, para isso, o seu algoritmo. Algumas atualizações exigem dos usuários um comportamento adaptativo, o que foi o caso, por exemplo, do Mobile-First Indexing – atualização que priorizou sites no formato mobile (responsivo). Assim, os empresários com sites no formato desktop tiveram que adaptá-los, colocando-as na forma responsiva, de maneira a não comprometer o seu alcance e visibilidade no sistema de busca do Google.

Como funciona o Google Updates?

Notebook e alguns objetos

Então, dito de modo simples, claro e objetivo, o Google Updates funciona alterando o algoritmo de um processo ou mecanismo. Para realizar a mudança de um algoritmo de um mecanismo ou processo, a empresa considera diversas questões, como:

– Conteúdos de valor;

– Forma de procura ou busca de material, produtos ou serviços (se pelo desktop ou pelo celular, por exemplo);

– Se o conteúdo oferecido realmente é relevante para a sociedade e se é de qualidade.

O que é SEO?

Notebook e alguns gráficos em 3D

Objetivamente, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites e blogs, bem como outras páginas da web. O principal objetivo dessa ferramenta é fazer com que as páginas da web alcancem um melhor resultado na busca orgânica, de modo a gerar maior tráfego e, assim, aumentar os seus clientes e, consequentemente, as vendas.

O resultado da busca orgânica difere do que chamaremos de resultado de busca induzido. No primeiro caso, os resultados que aparecem quando acionamos o Google Pesquisa são fruto de técnicas de otimização SEO, ou seja, aplicação de palavras-chaves estratégicas e produção de conteúdo de valor, bem como boas descrições de produtos e serviços, que sejam capazes de serem lidos pelos algoritmos do Google.

No segundo caso, os resultados que aparecem são produtos de campanhas ou anúncios pagos, ou seja, a empresa precisa desembolsar certo valor para que o seu site ou blog figure entre as primeiras páginas do Google, como solução para resolver os problemas pelos quais os clientes estejam passando em dado momento.

Mas como o SEO ajuda uma empresa a melhorar a sua posição no sistema de busca do Google?

Ilustração de uma pessoa e outros itens

De modo geral, podemos dizer, com base no que já foi apresentado, que as técnicas de SEO otimizam as páginas, como sites e blogs, melhorando, assim, o seu ranqueamento pelo sistema de busca do Google.

Ainda que muitas organizações não levem isso em consideração, não dando a devida atenção, ocupar uma boa posição no mecanismo de pesquisa do Google pode aumentar os seus clientes, as vendas e o faturamento.

É simples chegar a tal raciocínio: hoje, as pessoas quando desejam comprar um produto ou serviço, primeiro buscam informações sobre estes na web. Para isso, utiliza, na maioria das vezes, o Google. Colocam em seu sistema de busca alguma palavra-chave que faça referência ao produto/serviço, como, por exemplo, “serviços de marketing digital em São Paulo”. Ao colocar essa palavra-chave no Google, como resposta, vão aparecer dezenas de sites ou blogs que tenham relação com o assunto. Os primeiros sites/blogs (os que ocupam uma boa posição, ficando, geralmente, na primeira página) costumam atrair mais e serem mais acessadas. Dificilmente, as pessoas vão para uma segunda página, até mesmo por achar que a primeira é mais relevante.

Nesse sentido, vale citar um levantamento realizado por uma agência de marketing, Protofuse, que observou que 90% das pessoas que fazem pesquisa no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do sistema, ou seja, somente 10% decidem ir para a segunda, terceira ou quarta página. Esses dados deixam claro a importância de ocupar uma boa posição nos mecanismos de pesquisa, não só do Google, mas também Bing e Yahoo.

Para que uma página de uma empresa apareça como primeira opção de resposta para uma pesquisa feita no Google, é necessário de muito trabalho e de boas estratégias, como:

– Pensar em palavras-chaves que sejam, de fato, procuradas pelas pessoas quando desejam saber mais sobre produtos e serviços;

– Inserir hiperlinks nos conteúdos, tanto de forma interna como externa. No primeiro caso, são links de conteúdos produzidos pela empresa; no segundo, todavia, são links que levam o leitor para outras páginas, como pesquisas acadêmicas, matérias jornalísticas etc.;

– Produzir um conteúdo de qualidade, com citações de autores que sejam referência na área, pois o Google valoriza conteúdo que tenha autoridade no tema abordado;

– Criar conteúdos que sejam capazes de gerar engajamento, como comentários, compartilhamentos e curtidas, pois isso faz com que eles se tornem relevantes, ganhando a atenção dos robôs do Google e das redes sociais por onde eles transitarem.

Mas, afinal, qual o impacto do Google Updates no SEO do seu site?

Essa pergunta é relativa e o impacto varia conforme o tipo de atualização. Com o objetivo de ampliar o seu entendimento a respeito do tema, buscamos apresentar as principais atualizações do Google e tecer algumas considerações acerca de cada uma, mas observando-as com foco no impacto.

Mobile First

Celular e outros itens

Trata-se de uma atualização do Google que mudou a sua ótica de verificar os sites, passando a valorizar os que contassem com a configuração mobile. Essa atualização se deu em razão de uma pesquisa do Google, que constatou que a maioria das pessoas realiza pesquisa utilizando dispositivos móveis, como celular e tablet, por exemplo.

Inclusive, de acordo com dados da Agência Brasil de Comunicação, hoje, a principal forma de acesso à internet no Brasil é via celular.

Assim, os sites que foram criados e colocados no ar sem a configuração mobile, podem ter o seu ranqueamento, visibilidade e alcance prejudicados – logo, também as vendas e o faturamento, justamente pelo fato de que agora o Google entende os sites como sendo mobile. Essa atualização impactou fortemente as estratégias de SEO dos sites configurados com base na lógica desktop.

O site pode até contar com uma boa estratégia SEO, com palavras-chaves atrativas e competitivas, chamadas para ação, conteúdos, redes sociais etc., todavia, caso não esteja configurado para se tornar responsivo, dificilmente dará os resultados que os gestores esperam, pois as pessoas não o encontrarão nos resultados de buscas, logo, é provável que não tenha tráfego orgânico e não aumente as vendas, nem o número de clientes.

Além disso, como o Google lê o site como sendo mobile, talvez ele não promova a experiência que o cliente deseja enquanto trafega nele. O site mobile se configura conforme a tela do celular, o que é diferente quando acessamos um site não responsivo pelo celular. A experiência não é nada agradável, pois o site fica lento e as imagens das páginas (outros domínios) não costumam carregar, afetando sobremaneira a estratégia de marketing digital da empresa, bem como o seu SEO.

Favicon Mobile

Celular e um símbolo de verificado

O Favicon Mobile é um ícone que aparece ao lado do link do seu site, o qual serve para garantir maior confiança ao cliente na hora acessar o seu ambiente digital. É uma atualização do Google que, de certo modo, trouxe um bom impacto para a estratégia SEO de um site, mas um positivo, que pode ser utilizado para tornar a experiência do cliente ainda mais agradável.

O Favicon Mobile, como o nome já diz, é uma atualização voltada para as pesquisas feitas em um celular. Se fazer a mesma pesquisa pelo desktop, o ícone do qual falamos não aparecerá.

O Favicon Mobile é importante para a estratégia SEO porque garante também maior visibilidade ao site, à medida que surge como algo que é visual e, de certo modo, grande, identificando a marca que procura.

Se, por exemplo, procurar a marca “Coca-Cola”, na mesma linha do site, aparecerá um pequeno vidro/garrafa que simboliza a Coca-Cola, dando maior evidência seu produto e marca.

Atualização de diversidade

Ilustração de uma pessoa em cima de livros

A atualização de diversidade do Google impactou o SEO de um site. No que consiste essa atualização? Antes dessa atualização, você fazia uma pesquisa e, às vezes, tinha um domínio com vários resultados – algo em torno de 2 a 5 resultados. Então, o Google começou a reduzir isso, limitando a dois o número de resultados de pesquisa.

Vamos supor que você, em certo tipo de pesquisa, estava bem posicionado, oferecendo de 2 a cinco resultados. Hoje, porém, o Google só fornece no máximo dois, conforme especialistas. Isso trouxe grande impacto para a estratégia de SEO de um site, fazendo com que ele perdesse visibilidade e, consequentemente, diminuísse a taxa de conversão, uma vez que ficou com menos acesso.

Em contrapartida, porém, os sites com uma posição relativamente ruim no sistema de busca do Google, terão mais chance de trabalhar para obter boas posições, o que é muito interessante, uma vez que gera oportunidade para dezenas de domínios.

Uma forma de garantir boas posições no sistema de busca do Google é oferecer conteúdo de qualidade, otimizado, e bem direcionado para um público específico, o qual a marca deve conhecer como ninguém. Saber quais palavras ele utiliza para procurar produtos e serviços é fundamental para garantir o sucesso nesse processo.

No caso, a atualização de diversidade se preocupa, de certo modo, em oferecer mais opções de domínios diferentes para um mesmo tipo de pesquisa, de forma a evitar a dominância de temas e, o que muitos teóricos chamam, a bolha informacional.

Atualização do Core

Computador ligado a um servidor e a um serviço na nuvem

Uma das mais recentes do Google Update foi a Core, atualização que ainda está sendo estudada. A priori, os especialistas apontaram que essa atualização girou em torno da qualidade dos sites ou blogs. Com outras palavras, o Google passou a valorizar mais os sites que fornecem conteúdos de qualidade, como artigos científicos, estudos acadêmicos e profissionais etc., com o objetivo de garantir que os seus usuários tenham acesso à informação de valor, que agreguem.

Portanto, o site que fornece conteúdos de caráter duvidoso ou que não sejam, do ponto de vista do Google, relevantes, poderá perder tráfego e, consequentemente, vendas.

Como se vê, a maioria das atualizações do Google impacta o SEO de um site, algumas de forma mais radicais, outras, nem tanto. O fato é que é importante que a empresa acompanhe de perto os updates do Google, com o objetivo de realinhar o site, blog ou página e mantê-lo, assim, na liderança em seu setor de atuação ou campo de pesquisa.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Caso seja do seu interesse, cadastre-se em nosso site para receber em seu e-mail artigos exclusivos, feitos em primeira mão.

Em nosso blog, estamos sempre compartilhando textos que pode enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e fazer com que a sua marca cresça muito mais.

Fontes:

https://www.protofuse.com/blog/details/first-page-of-google-by-the-numbers/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/celular-se-torna-principal-forma-de-acesso-internet-no-brasil

https://youtube.com/watch?v=MXlaRc9q7z4

Cross Selling
Post anterior
Aprenda a aplicar técnicas de cross selling na sua empresa e venda muito mais!

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!