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Growth Hacking e as táticas que podem trazer milhões de usuários para o seu serviço

Se você trabalha com Marketing Digital, certamente se deparou com a expressão Growth Hacking em algum momento durante as suas pesquisas sobre novas técnicas e táticas de crescimento digital. O termo, cunhado por Sean Ellis em 2010, é cercado por interpretações (muitas vezes errôneas) e crenças sobre um crescimento rápido e milagroso – especialmente entre as startups de qualquer segmento.

Ellis criou a expressão quando não encontrava um profissional capaz de substituí-lo em sua função em uma empresa: fazer a marca decolar entre milhares (ou até milhões) de usuários de maneira rápida, barata e muitas vezes fora do convencional.

O Growth Hacking é que possibilitou que marcas como Facebook, PayPal, Uber e AirBnb, entre outras, se tornassem tão populares. Growth Hacking não é uma tática simples que a gente possa ensinar através de algumas dicas, mas sim o “pulo do gato” que permitirá que a sua empresa viralize e se torne conhecida entre os usuários.

Alguns exemplos de Growth Hacking

Cada empresa precisa analisar cuidadosamente os seus serviços e o seu público antes de definir a sua estratégia de Growth Hacking. Mas para que o conceito fique mais claro, vamos compartilhar alguns cases que podem também servir como inspiração:

Hotmail
O Hotmail, que durante muitos anos foi o serviço de email gratuito mais conhecido do mundo, tinha uma base de usuários pequena no início das suas operações. Imagine que você criou um serviço muito útil, gratuito, mas que precisa de público para funcionar – e esse público simplesmente não aparece. Esse era o dilema do Hotmail, até que um profissional na equipe teve uma ideia genial: inserir a frase “Tenha o seu email grátis no Hotmail”, com um link para cadastro de novos usuários.

A tática funcionou, e o Hotmail passou a receber 3.000 novos usuários a cada dia, dobrando a sua base em apenas seis meses. Quando foi vendido para a Microsoft, o Hotmail contava com 12 milhões de usuários – em um cenário com apenas 70 milhões de usuários na internet do mundo inteiro.

Uber
O Uber oferece um serviço que beneficia ambas as partes: tanto os usuários, que economizam tanto tempo quanto dinheiro realizando trajetos por um custo mais baixo, quanto os motoristas, que podem garantir uma renda usando os seus próprios carros. Mas o pessoal da empresa sabia que não seria fácil conquistar a confiança dos usuários, acostumados a usar táxis e transporte público para os seus deslocamentos.

O que eles fizeram? Esperaram o festival SXSW, em Austin (Estados Unidos), para distribuir corridas gratuitas entre hipsters e formadores de opinião no lançamento do serviço. Além disso, o Uber tem o sistema de convite e cupom de desconto, que faz com que os usuários compartilhem e divulguem o serviço em troca de bônus. Isso garantiu um crescimento exponencial para a empresa – isso é Growth Hacking.

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Quem é o profissional de Growth Hacking

Não é porque você é um programador ou profissional de Marketing que pode necessariamente trabalhar como Growth Hacker. Mas você pode desempenhar uma dessas profissões e focar no Growth Hacking através de cursos e muita leitura (entender o comportamento do consumidor, por exemplo, é uma excelente habilidade para quem trabalha na área).

Fora isso, para ser um bom profissional na área é necessário ser criativo, curioso, e pensar fora da caixa – as ações tradicionais de Marketing Digital não são indicadas para Growth Hacking. Também é necessário ser obcecado com métricas – e saber interpretá-las com precisão.

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Táticas que podem ajudá-lo no Growth Hacking

Como vocês podem perceber, o Growth Hacking não é um modelo que funciona com todas as empresas. Por exemplo, se você fabrica fraldas, talvez não haja uma tática que faça as suas vendas dispararem. Mas se você tem uma startup que oferece um serviço personalizado de entrega de fraldas, talvez existam maneiras de fazer a sua empresa se tornar muito conhecida entre os pais recentes. Como fazer isso? Vamos conferir algumas táticas que podem ajudá-lo a implementar uma estratégia de Growth Hacking:

Crie um produto que as pessoas querem (e precisam)
Existe algo em comum entre as empresas que apresentamos nos cases anteriormente: elas são revolucionárias, e trouxeram para o mercado algo que não existia antes. Isso não quer dizer que só empresas completamente novas podem se beneficiar do Growth Hacking, mas é importante que você traga algo de novo para a mesa.

E para saber se você tem um bom produto em mãos, nada melhor do que oferecer amostras e coletar feedback dos seus usuários. Aperfeiçoe seu serviço até ter certeza de que você estará revolucionando o mercado.

Defina qual é o público que você quer atingir
Assim como a gente trabalha com personas no Marketing Digital, é importante delimitar o perfil do público que a sua empresa quer impactar com as táticas de Growth Hacking. Digamos que você quer divulgar sua startup de entrega de fraldas: pais, avós, tios e madrinhas podem se interessar pelo produto, mas o seu público principal são as mães – que costumam ser responsáveis por essas aquisições com mais frequência.

Depois que você delimitou sua tática para as mães, pense em como trazer experiências exclusivas para elas, e também como incentivá-las a compartilhar a novidade com as suas comunidades. Lembre-se de que mães adoram trocar ideias e experiências!

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Torne seu produto viral
Assim como o Hotmail e o Uber fizeram, é sua hora de buscar maneiras para tornar o seu produto viral. Estude bem o seu público-alvo e descubra quais são as ações que podem incentivá-los a compartilhar a sua empresa. Isso pode exigir um investimento alto, assim como o Uber faz ao disponibilizar um crédito para os novos usuários, mas pense no retorno. Growth Hacking custa caro na maioria das vezes, mas compensa.

Fidelize os seus consumidores
Pense que a cada dia surgem novas empresas no mercado, e que uma delas pode abocanhar um pedaço do seu mercado – como aconteceu com o Uber, que hoje compete com Cabify, Lyft e diversas outras empresas. Por isso, é importante que você pense em ações e estratégias constantes para fidelizar os seus clientes.

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