15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true
capa jornada do cliente

Jornada do cliente: saiba como ela impacta na sua taxa de conversão

É provável que já tenha lido ou ouvido falar por aí a respeito da Jornada do Cliente, sobretudo, se atua na área de Marketing Digital, criando estratégias para fazer com que uma empresa alcance os seus objetivos com maior velocidade, como o aumento do número de clientes, vendas e receita.

No entanto, caso deseje aprender mais, como entender o impacto que a Jornada do Cliente produz em relação à sua taxa de conversão, leia este conteúdo. Aqui, apresentamos tudo o que precisa saber acerca dessa relação: o que é a Jornada do Cliente? Quais são as etapas da Jornada do Cliente? O que é taxa de conversão? Qual a importância da Jornada do Cliente para o alcance de mais clientes? Entre outros tópicos que julgamos importantes para que compreender melhor esses conceitos.

Vamos conferir?

Contexto histórico sobre a Jornada do Cliente?

contexto historico sobre jornada cliente

Hoje, com o avanço da tecnologia e o progresso da web, muitas coisas mudaram, como por exemplo, a forma como interagimos com as pessoas e empresas. Antes, quer dizer, até o fim do século passado, a forma que a gente encontrava para entrar em contato com um amigo era por meio de telefone ou carta. A partir desses instrumentos, contávamos coisas como: nossas conquistas, anseios, relacionamento etc.

No que diz respeito ao relacionamento com as empresas, isso era algo bem precário, mas para a época moderno. Se a gente quisesse falar com alguém do setor de vendas, teríamos que ligar, explicar o nosso problema e exigir uma solução para ele.

Atualmente, porém, temos um bom quadro de opções de contato com uma pessoa ou empresa. É possível fazer isso utilizando as redes sociais digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, e-mail, entre outros.

Porém, o que mais distancia esse contexto do anterior é que agora a comunicação se dá muitas vezes de maneira mais ágil. Enviamos uma mensagem por celular e, dentro de alguns segundos ou minutos, ela é visualizada e respondida.

Mas por que estamos falando tudo isso? Assim como houve mudança com relação a forma como interagimos com as pessoas e empresas, o mesmo aconteceu com a Jornada do Cliente ou Jornada de Vendas.

Com a web, o cliente passou a adotar um caminho com etapas muitas vezes definidas antes de realizar uma aquisição, que pode ser a compra de um serviço ou produto.

A Jornada do Cliente se constitui como um caminho que ele segue antes de realizar a compra de um produto ou serviço que determinada empresa ou empresas estejam vendendo. Essa jornada também recebe o nome de experiência do cliente, Jornada de Vendas, entre outros.

Por fim, temos de salientar que a Jornada do Cliente prepara o consumidor para uma aquisição consciente, pautada em uma pesquisa séria, que o faça se sentir seguro com relação a sua compra.

Mas, e então, o que é Jornada do Cliente?

o que e a jornada do cliente

Os especialistas definem a Jornada do Cliente como o caminho que o cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a compra efetiva da solução que ela esteja fornecendo, que, como vimos, pode ser um produto, serviço, ideia etc.

Esse primeiro contato pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo: atendimento telefônico, atendimento online, conteúdo online ou até mesmo a partir de um panfleto que ele recebeu na rua sobre a empresa.

A Jornada do Cliente é um instrumento importante para desenhar ações de Marketing mais eficientes e produtivas, uma vez que permite a empresa traçar estratégias condizentes com o comportamento do potencial consumidor, de modo a fazer com que ele seja fisgado, virando uma excelente oportunidade de negócio.

Quais são as etapas da Jornada do Cliente?

quais sao as etapas

A Jornada do Cliente é constituída em etapas (três, geralmente). Mas veja bem: as etapas não são fixas, mas apenas orientativas. Isso significa que dizer que o cliente pode seguir outros caminhos que não estejam claramente previstos pela marca.

No entanto, por se tratar de uma solução que abrange de maneira geral o caminho que o cliente segue, muitas empresas a adotam. A seguir, conheça melhor cada etapa da Jornada do Cliente, bem com os principais pontos de contato, os quais são geralmente utilizados por uma empresa:

Descoberta

descoberta

A descoberta é uma das primeiras etapas da Jornada do Cliente. Ela diz respeito ao fato de que o cliente, até certo momento, não sabe muito bem o que deseja. Ele está mergulhado em dúvidas, questionamentos, reflexões que o fazem se sentir de certo modo perdido. É o caso do cliente que nem sabe que tem um problema em casa ou em sua empresa que precisa de solução.

Nessa etapa, a empresa assume papel essencial no que diz respeito ao fornecimento de uma consideração inicial que faça com que o cliente veja o seu problema de maneira mais clara.

Aqui, são utilizados alguns instrumentos de Comunicação e Marketing para ajudar o potencial cliente a enxergar o problema que está enfrentando de maneira mais clara, como por exemplo, redes sociais, blog, Marketing de Conteúdo, landing page, entre outros.

Um exemplo de conteúdo que uma empresa pode adotar é: Como utilizar certo produto de maneira correta? Ao ler o material, o potencial consumidor se dará conta que não está usando o produto da forma correta, descobrindo, portanto, que tem um problema que precisa de solução.

É aqui que a empresa dá o segundo passo, recomendando mais leituras para que o potencial consumidor siga pelo funil de vendas ou Jornada de Compras idealizada por ela.

Consideração acerca do problema

consideracao acerca do problema

Até o momento passado, o cliente sabe que tem um problema e que precisa de uma solução, para que assim tudo volte a acontecer ou aconteça como o idealizado: de forma eficiente e produtiva. No entanto, ele ainda está naquela situação de descoberta e precisa considerar melhor o problema que tem.

Então, nessa segunda etapa, a empresa deve fornecer conteúdos mais aprofundados com o objetivo de fazer com que o potencial cliente entenda melhor e de forma mais clara a complexidade do seu problema.

Geralmente, nessa etapa, algumas soluções em marketing digital utilizadas são:

– Blog, para a produção e publicação de conteúdos mais complexos;

E-books, que são uma espécie de livros digitais que podem abordar um tema de maneira holística, como “Aprenda tudo sobre e-mail marketing”;

– Redes sociais, para compartilhar o conteúdo produzido;

– E-mail marketing, que aproxima a marca do potencial cliente e a ajuda a enviar materiais que façam com que ele considere melhor a sua situação.

Nessa etapa, além de a empresa se preocupar em garantir que o potencial cliente considere melhor o seu problema, ela fornece soluções que possam ajudá-lo nesse sentido.

Por exemplo:

Imagine que o cliente envie e-mail marketing para os clientes de sua empresa, mas a sua taxa de conversão deixa a desejar. Nesse caso, ele tem um problema. Ele emprega esforços, mas não obtém o resultado que deseja. Qual seria a solução? No caso, talvez publicar e enviar para ele um e-book sobre como enviar e-mail marketing de maneira correta possa ajudá-lo.

No entanto, se a sua empresa possui uma plataforma de envio de e-mail marketing, com recursos e funções interativas, talvez a melhor solução seja indicá-la.

É uma forma de fazer com que o potencial cliente entenda que existe mais de uma forma de resolver o seu problema e que a sua pode se colocar como a melhor do mercado. É preciso, realmente, saber vender o “peixe”, garantindo que o potencial cliente opte pela sua solução.

Compra

compra

Na etapa de compra, espera-se que o potencial cliente já tenha compreendido perfeitamente o seu problema, considerando algumas soluções que podem ajudá-lo a resolver a situação pela qual está passando.

Aqui, ele já terá noção acerca do problema e qual o caminho que deve adotar para garantir que ele seja resolvido de uma vez por todas. Os especialistas dizem que é nesta etapa, a da compra, que a empresa deve colocar em evidência as qualidades de sua solução, de maneira a convencer o potencial cliente que o seu produto ou serviço é o melhor do mercado.

Assim, por exemplo, podem ser necessário criar conteúdos que destaquem que o seu produto conta com tais características e que já ajudou muitas empresas ou pessoas. Uma forma de convencer o potencial cliente de que a sua solução é a melhor é por meio de depoimentos e provas sociais.

Hoje, o cliente moderno não só pesquisa sobre a empresa antes de realizar a compra de uma de suas soluções, mas também a experiência de antigos clientes. Assim, talvez colocar em evidência depoimentos de clientes seja uma maneira estratégica de convencê-lo a tomar uma decisão que o leve a efetivar a compra do seu produto.

O que é taxa de conversão?

o que e a taxa de conversao

Ora, o que a taxa de conversão tem a ver com a Jornada de Compras de um cliente? Tudo!

Para quem ainda não sabe, a taxa de conversão é uma importante métrica do Marketing digital, a qual é utilizada para mensurar os resultados que uma estratégia alcançou no que diz respeito à conversão de leads em oportunidades de negócios ou, no termo popular, em clientes.

A taxa de conversão é quem vai dizer, por exemplo, se a Jornada de Compra que a empresa traçou é realmente eficaz, ou seja, se ela está de fato oferecendo os resultados que se espera.

Imagine a seguinte situação para que entenda melhor:

Considere que a sua empresa traçou uma Jornada de Compras, com base em pesquisa feita. Assim, investiu em conteúdos e em recursos humanos para garantir que ela fosse devidamente colocada em execução.

A empresa seguiu todas as recomendações de profissionais especializados na área. No entanto, ao aferir os seus resultados, percebeu que a taxa de conversão deixou a desejar.

Depois de muito pesquisar a causa do problema, descobriu que na última etapa, compra, a marca poderia ter utilizado algumas ações mais poderosas do Marketing Digital para alcançar uma boa taxa de conversão.

Desse modo, investiu em e-mail marketing, que é uma ferramenta de comunicação que pode ser vista como dirigida, ou seja, que permite que uma empresa entre em contato diretamente com quem mostrou interesse em sua solução.

O erro da empresa foi que no lugar de investir em uma solução especializada, atirou para tudo que é lado, apostando em ações em redes sociais, Google Ads, entre outras. Não que essas ferramentas não possam contribuir, todavia, geralmente são utilizadas para atingir a massa, ou seja, qualquer que seja o potencial cliente.

Na última etapa, é muito importante que a empresa adote uma estratégia de Marketing Digital mais especializada, dirigida para quem de fato mostrou interesse em sua solução. Ao fazer isso, pode-se alcançar o público desejado, melhorar os resultados e reduzir esforços.

Qual a importância da Jornada do Cliente para o alcance de mais clientes (taxa de conversão)?

importancia da jornada do cliente

A Jornada do Cliente, como vimos, é uma estratégia basilar em uma ação de Marketing Digital, pois é a partir dela que a empresa pode melhor se aproximar do potencial cliente e, assim, garantir que ele se torne em uma oportunidade de negócio. O que, no final das contas, pode aumentar a sua taxa de conversão.

No entanto, cumpre dizer que para que a sua taxa de conversão seja um sucesso, é fundamental desenvolver uma Jornada de Compra eficiente e que seja condizente com a realidade do público que deseja alcançar.

No processo de elaboração de uma Jornada de Compra, é essencial considerar:

– O perfil do seu público consumidor;

– A criação de conteúdos de qualidade, que sejam atrativos e relevantes para resolver os problemas pelos quais um potencial cliente passa;

– Definir com precisão as etapas, selecionando para cada qual as ferramentas de Marketing que irá utilizar para potencializar a sua taxa de conversão;

– Ferramentas de controle e avaliação, para garantir que a sua estratégia alcance o sucesso desejado.

A partir desse conteúdo, vimos que existe uma relação intrínseca entre Jornada de Compra e taxa de conversão, e que o primeiro precisa ser bem traçado para que o segundo seja um sucesso. Do contrário, a estratégia poderá ser insuficiente.

Por isso, desenhe uma eficiente Jornada de Compra que impacte positivamente a sua taxa de conversão e, consequentemente, as suas vendas.

Ficou interessado em ler mais conteúdos? Acesse agora mesmo o nosso blog e aprenda muito!

10 erros mais comuns de email marketing que você pode evitar
Post anterior
Os 10 erros mais comuns no email marketing (e que você deve evitar)

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!