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KPIs de e mail marketing 6 indicadores para acompanhar

KPIs de e-mail marketing: 6 indicadores para acompanhar

Você já parou para pensar como andam os resultados das suas campanhas de e-mail marketing?

Contudo, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais importantes para que as organizações consigam manter um relacionamento com seus consumidores, consequentemente aumentando as vendas.

Mas, não adianta enviar e-mails sem nenhum acompanhamento. 

Então, o que você precisa saber sobre métricas de e-mail marketing?

Para te ajudar, preparamos esse artigo com 6 indicadores para que você saiba como anda o disparo dos seus e-mails marketing.

Acompanhe!

O que são os KPIs de e-mail marketing?

KPI, vem do termo em inglês Key Performance Indicator, que em tradução livre significa, Indicador-Chave de Desempenho.

Trata-se, de um parâmetro elaborado para medir o desempenho dos processos da sua empresa, visando colaborar para o aumento e alcance dos objetivos pré-definidos.

Como dito, acompanhar esses KPIs é fundamental para que a empresa entenda as suas ações, conquistando ou não, resultados positivos para o negócio.

E com isso, auxiliando a interação entre organização e potenciais clientes, em todas as etapas do funil de vendas.

Principais vantagens do uso de KPIs de e-mail marketing

Existem diferenças entre OKR e KPI.

O OKR é um framework de pensamento crítico, com foco no que é mais importante para que benefícios mensuráveis sejam gerados.

Ou seja, ele nos ajuda a aumentar o alinhamento, foco e a agilidade dos times dentro das empresas.

Por outro lado, KPIs são indicadores que ajudam a organização na hora de definir as partes do negócio que são mais críticas e ajudam a medir os processos e a saúde da empresa.

O termo consiste em indicador, valor atual e limites.

Para entender melhor, veja os benefícios de utilizar os KPIs.

  • Ampla visão sobre o andamento da empresa;
  • Facilidade na tomada de decisão;
  • Agilidade e compreensão das divulgações de resultados;
  • Identificação de pontos fracos e fortes;
  • Otimização de relatórios mais eficiente.

Apoio dos KPIs de e-mail marketing na produção dos relatórios

Realizar análises de cada ação do e-mail marketing, auxilia na identificação dos pontos fortes que a sua comunicação carrega.

Com os relatórios, fica mais fácil analisar as informações de cada envio, criando ações mais efetivas, corrigindo falhas de comunicação.

Os KPIs estão presentes para que você saiba a importância das métricas, acompanhando taxas e proporcionando uma ideia de como a sua marca está sendo vista pelos seus consumidores e contatos que recebem o e-mail marketing.

6 indicadores de KPIs de e-mail marketing

Uma coisa é certa, a principal vantagem do e-mail marketing, são as ferramentas de disparo.

São elas que permitem mensuração dos resultados, fazendo com que os dados de envio sejam acessados para entender o que está ou não funcionando.

Dessa forma, investir em um bom plano de marketing, é uma forma de guiar a sua marca para diversos objetivos, norteando as ações com a missão que deseja alcançar.

A seguir, 6 indicadores para te ajudar nessa mensuração de e-mail marketing.

#1 Taxa de abertura de e-mail

Taxa abertura email

A taxa de abertura, é o KPI mais utilizado, ele é responsável por indicar a porcentagem de pessoas que clicaram para abrir o seu link, após o recebimento do e-mail marketing.

Quanto maior for essa taxa, maiores são as chances do seu conteúdo estar sendo entregue e fazendo com que o público se interesse, o que melhora a taxa de conversão.

#2 Taxa de abertura em dispositivos móveis

Dispositivos moveis

É preciso que os e-mails sejam adaptados para favorecer a leitura, principalmente por dispositivos móveis.

Quando a taxa de abertura em celulares apresenta queda, pode ser um sinal de que os seus destinatários não estão tendo experiências positivas durante a leitura.

#3 Taxa de cliques

Taxa cliques

Também conhecida como CTR, a taxa de cliques demonstra quantas pessoas clicaram nos links enviados junto ao e-mail marketing.

Para que isso aconteça, realize chamadas que instiguem a curiosidade das pessoas, para saber do que se trata o conteúdo, ela precisará clicar.

#4 Taxa de cliques por e-mail aberto

Cliques email aberto

Quanto maiores forem os cliques, maiores serão as possibilidades do seu conteúdo ser entregue, aumentando as chances de conversão.

Pesquise quais assuntos fazem o perfil do seu cliente.

O assunto do e-mail é decisivo para que ele seja aberto.

Então, pense que você tem alguns segundos para fazer o consumidor se interessar e clicar no que você está enviando, mesmo que com uma caixa lotada.

#5 Taxa de conversão

Taxa conversao

Atua como o objetivo para qualquer campanha.

Pode ser uma venda, uma visita ao seu site, um download, envio de mensagem ou qualquer ação iniciada através de um clique.

A taxa de conversão, indica a quantidade de pessoas que foram convertidas com o envio do e-mail marketing.

#6 Taxa de cancelamento de inscrição

Taxa cancelamento

Esse KPI, como o nome já diz, indica quantos contatos cancelaram a inscrição para receber seus e-mails marketing.

O indicador é importante para saber o nível de interesse do seu público.

Agora que você já conhece e sabe como funcionam alguns dos KPIs mais importantes, é hora de colocar em prática, e garantir ótimos retornos com o disparo de e-mail marketing.

Lembre-se, envie sempre conteúdos relevantes.

Gostou desse conteúdo? Veja também: 6 benefícios do Marketing Interativo no e-mail marketing.

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