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Marketing digital pequenas empresas

Marketing para pequenas empresas: o guia completo

As pequenas empresas possuem uma equipe mais enxuta e muitos empresários precisam se envolver em diversas áreas atuando como gestor, executor e líder. Para fazer um bom trabalho nas diferentes áreas, é preciso buscar conhecimentos para ajudar o seu time ir rumo ao caminho dos acertos e dos bons resultados.

Pensando nisso, nosso time de especialistas criou este guia completo que contempla as principais e mais importantes informações e ferramentas, para que você, empresário de uma empresa pequena, consiga entender sobre o assunto e possa colocar em prática as estratégias de marketing digital.

Seja lá qual for o seu negócio, ter presença de maneira estratégica no mundo digital é fundamental. O marketing digital certamente está mudando nosso processo de compra e venda – para muito melhor. Veja por onde começar e como dar continuidade no planejamento, execução e mensuração dos seus resultados utilizando o marketing digital.

PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado

Antes de criar qualquer tipo de presença digital, você deve fazer uma pesquisa no seu mercado de atuação.

É nesta etapa que você deve buscar respostas para as seguintes perguntas:

•    Quem são meus clientes? – gênero, faixa etária, local onde mora, formação, profissão etc.

•    Quais problemas ou dores do meu cliente que meu produto ou serviço resolve?

•    Em quais mídias sociais os meus clientes estão presentes e ativos? (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube etc.)

•    Em quais formatos meus clientes mais acessam informações sobre o mercado em que a sua empresa atua? (revistas, televisão, rádio, blogs, site, jornais, livros etc.)

Com essas respostas em mãos, você terá uma boa noção de quem é seu público-alvo e poderá criar algumas personas para o seu negócio. Mas, para chegar a essas respostas, de forma ainda mais precisa, é importante aplicar um questionário aos seus atuais clientes.

Google Forms

Vamos lhe apresentar a primeira ferramenta, que é muito útil para o marketing digital, pois com ela você pode coletar informações e feedbacks. O Google Forms é uma ferramenta gratuita do Google, que possibilita que criemos formulários e questionários personalizados para a nossa necessidade.

Ele é bastante intuitivo e amigável. Tire um tempo para explorar essa ferramenta e criar o questionário de pesquisa perfeito para você iniciar a sua estratégia de marketing digital.

Depois do questionário criado, é hora de enviar para os seus clientes. E é aí que entra a segunda ferramenta, que iremos lhe apresentar e que terá grande importância na aplicação da sua estratégia como um todo: o email marketing.

Email Marketing

Email marketing

Essa ferramenta é superpoderosa! De acordo com o estudo da Rock Content , o e-mail marketing é utilizado por 76,7% da empresas brasileiras! Ele é uma forma de comunicação direta entre a empresa e os seus clientes. Ele pode ser utilizado para:

•    Aumentar o tráfego de clientes no seu site;

•    Aumentar as suas vendas;

•    Divulgar notícias institucionais ou promoções de produtos e serviços;

•    Fortalecer a sua relação com o cliente;

•    Coletar informações dos seus clientes para a sua empresa;

•    Fidelizar o cliente.

Utilizando a ferramenta de e-mail marketing, você deve criar um texto pedindo para que seus clientes respondam o questionário. Se o seu orçamento permitir, indicamos que você dê uma bonificação singela, em troca da resposta dos clientes, já que eles dedicarão alguns minutos do tempo deles para ajudar a sua empresa. Estratégias como “Responda e ganhe 5% de desconto em qualquer produto da nossa loja” funcionam de maneira efetiva.

Essa ferramenta pode ser utilizada durante várias etapas da sua estratégia de marketing digital. Se você quer conversar mais sobre tipos de campanhas de E-mail Marketing, fale com a equipe de especialistas da Nitronews.

CRIE PRESENÇA DIGITAL ESTRATÉGICA

É hora de colocar a mão na massa e começar a criar os seus endereços digitais:

Site e blog

Site e blog

A primeira coisa a se fazer é criar o seu site e blog. O seu site será a representação da sua empresa no mundo digital. Nele você deve colocar informações institucionais e dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Lembre-se também de disponibilizar uma página exclusiva para seu blog. Mais adiante você vai entender a importância que um espaço como esse tem quando você investe em marketing de conteúdo.

Busque ajuda profissional para criar um site que seja corretamente desenvolvido, tanto para desktop, quanto para Smartphone, com design amigável, com fácil edição e que esteja de acordo com o algoritmo de ranqueamento dos principais buscadores da internet.

Mídias sociais

Agora que você tem as respostas dos seus clientes analisadas, é possível perceber quais são as mídias sociais que os clientes mais utilizam e estão mais ativos – são nessas que você deve estar presente.

Crie sempre os perfis respeitando a identidade visual da sua marca, para que você consiga se posicionar sempre da mesma forma nas diferentes redes. As principais redes sociais atualmente são: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Pinterest.

PLANEJAMENTO

Planejamento

Chegando neste ponto, já conhecendo quem são os seus clientes e já tendo um site e perfis nas redes sociais, é chegada a hora de planejar como você irá usar essas ferramentas para atingir os seus objetivos de marketing digital.

Defina os objetivos

Se você tentar atingir a todos, é bem provável que você atinja a quase ninguém. É por isso que os objetivos devem ser definidos para que o seu planejamento seja efetivo e você saiba aonde quer chegar. Os objetivos podem ser muitos, mas vamos separar os principais para você:

•    Aumentar o volume de vendas;

•    Criar um canal de comunicação, de via dupla, com clientes e futuros clientes;

•    Educar o cliente através de diferentes formatos (texto, e-mail, vídeo, imagens) sobre como o seu produto ou serviço facilita a vida dos seus clientes e prospectos;

•    Fortalecer a marca.

Com o objetivo definido – vale ressaltar que você pode usar mais de um, mas não todos ao mesmo tempo – vamos ao próximo passo, que é definir o calendário editorial para o uso de todas as plataformas que você tem disponível.

Calendário editorial

Há vários formatos disponíveis online de calendários editoriais. Faça uma pesquisa no Google e encontre o formato que você considere mais fácil de você e sua equipe utilizarem. Para iniciar o planejamento do seu calendário editorial, você deve colocar as datas comemorativas do ano e as que são importantes para o seu negócio e para seus clientes. Vamos a um exemplo:

supomos que um dos públicos-alvo da sua empresa sejam professores e pais. No seu calendário editorial, o dia dos professores, dos pais e das mães, por exemplo, não podem deixar de ser considerados para criação de algum conteúdo comemorativo. E assim por diante, dependendo do seu ramo de negócio e do seu público-alvo, adicione as datas que você e sua equipe julguem relevantes.

Com isso feito, é hora de planejar as postagens e campanhas semanais e mensais nas diferentes plataformas. Crie uma legenda para diferenciar cada uma das redes ou ferramentas que você utilizar.

Vamos a um exemplo: considere apenas plataformas e ferramentas que o seu negócio optou por utilizar.

•    Azul para Facebook;

•    Vermelho para YouTube;

•    Rosa para Instagram;

•    Verde para E-mail Marketing;

•    Amarelo para post no blog.

Defina quais serão o assunto e o formato daquele post e siga para a criação deste conteúdo.

A criação envolve toda a produção que aquele conteúdo exige (produção de texto, de foto, de vídeo, gráfica, produção das campanhas de e-mail marketing etc). Essa tarefa exige o investimento de tempo e de criatividade por parte de quem cria. Como já falamos lá no início, uma empresa pequena possui uma equipe enxuta e, muitas vezes, não tem recurso humano para colocar todo esse planejamento de marketing digital em ação.

Por isso, se esse for o seu caso, considere contratar uma agência especializada neste segmento para ser o seu suporte tanto na hora de planejar quanto na hora de executar as suas estratégias. É importante, entretanto, que você esteja sempre por perto e coloque suas ideias e essência do seu negócio no planejamento do marketing digital.

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo

Uma das estratégias mais utilizadas por empresas de todos os portes é o Marketing de Conteúdo. O digital criou várias possibilidades e o marketing de conteúdo chegou como uma forma de engajar o público-alvo, através da divulgação de conteúdo valioso, atrativo e que gere valor para quem lê.

O Inbound Marketing tem quatro pilares para que você consiga atrair esse leitor para o seu conteúdo.

•    Atração: conteúdo relevante que chame a atenção do visitante.

•    Conversão: conteúdo que transforma um simples visitante em um lead. Nesse momento, ele já tem interesse no que você vende.

•    Venda: o seu lead interessou tanto ao cliente, que seu produto e/ou serviço proporcionam soluções e ele quer comprar de você.

•    Encantamento: conteúdo que dê o suporte no pós-venda e faça seu cliente se sentir importante, mesmo depois de já ter efetuado a compra com você!

O Inbound marketing exige estudo, planejamento, pesquisa e muita produção de conteúdo. Há agências de marketing digital que oferecem todas essas etapas para o cliente e a sua empresa irá colher ótimos resultados conquistando novos leads e aumentando suas vendas.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

Ferramentas de marketing digital

Além do e-mail marketing que falamos anteriormente, há outras ferramentas que são essenciais para que as suas ações de marketing atinjam os objetivos definidos.

Links Patrocinados

O sonho de qualquer empresa é estar na primeira página do Google, não é mesmo? Os links patrocinados ajudam o seu negócio a resolver esse problema.

Através de anúncios configurados da maneira correta, você conseguirá ser relevante nas pesquisas que os usuários fazem no Google e que, de alguma forma, o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver o problema dele.

Faça um estudo das palavras-chaves relevantes para o seu negócio e analise qual são os melhores custos-benefícios para você investir nos links patrocinados. Para lhe ajudar nessa tarefa, nós indicamos que você use o Google Trends, que é uma ferramenta a qual analisa o volume de termos pesquisados por usuários. Acesse e explore as funcionalidades dessa ferramenta gratuita.

O seu anúncio será cobrado por clique, o que significa que você só paga quando um lead realmente for direcionado para a sua página.

Você tem todo o controle de orçamento diário, com flexibilidade de aumentar o período da sua campanha ou anúncio.

Google Analytics

Uma das grandes diferenças entre o marketing digital e a mídia tradicional é que no digital tudo é mensurável.

Veja essa comparação: quando você coloca um anúncio no principal jornal da sua cidade, você consegue ter o número exato de quantas pessoas foram impactadas pelo seu anúncio? Não. Você consegue ter o número de quantos jornais foram impressos, mas não sabe quantos destes foram lidos. E vamos além, não basta só ler o jornal, a pessoa tem que parar e ver o seu anúncio.

No digital, você sabe exatamente quantas pessoas acessaram o seu site, seu blog ou seu anúncio, quais as páginas mais visitadas, os conteúdos mais lidos, e as páginas que mais tiveram abandono. Para isso, o Google Analytics é uma das melhores ferramentas para fazer essa mensuração e lhe fornecer dados sobre o seu site.

Para as redes sociais, cada uma tem em seu sistema de administrador a plataforma de mensuração (Insights) onde você pode ter acesso a posts mais curtidos, comentados, compartilhados, os níveis de engajamento, número de acessos etc.

CONCLUSÃO

O marketing digital é um processo contínuo. Com a mensuração dos resultados, é possível fazer uma nova análise do planejamento, tomar novas decisões sobre conteúdo, investimentos e estratégias para então voltar a colocar tudo em prática.

Siga o nosso guia completo e comece a colocar em prática todo o conhecimento que você adquiriu até aqui.

Se o seu negócio precisa de mais recursos humanos para pensar em estratégias e colocar em prática todas as suas ações de marketing digital, conte com o time especializado da Nitro Digital , que há 13 anos vêm ajudando empresas a marcarem presença na internet de forma inteligente.

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