15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

O email marketing do futuro e o e-commerce

Pelo que já vimos até aqui nessa série de artigos, fica claro que o email marketing do futuro será ainda mais rico e preciso, utilizando informações primordiais dos consumidores para oferecer uma experiência mais personalizada e completa. E o setor que mais vai se beneficiar dessa evolução, sem dúvida, é o e-commerce. O segmento já é um dos que mais utiliza o email marketing, com investimentos altos para manter uma comunicação frequente com os consumidores, mas no futuro deverá ser o principal protagonista das mudanças que a ferramenta vai apresentar.

Se hoje consideramos o email uma poderosa ferramenta de marketing, em alguns anos ele vai desempenhar um papel fundamental na experiência de compra online. Especialistas como Tom Klein, vice-presidente de marketing da Mailchimp, apostam em emails mais parecidos com aplicativos, com funcionalidades como vídeo e interação dentro do leitor. Ou seja, o cliente não vai nem precisar sair do Gmail (ou Yahoo, ou qualquer outro servidor que ele utilize) para fechar uma compra. Além de oferecer uma experiência completa para os clientes, o email marketing vai oferecer mais chances para a tão almejada conversão.

As ferramentas já caminham em direção a um reconhecimento maior de seus clientes, com mais informações sobre preferências e particularidades sobre cada um para enviar conteúdo cada vez mais relevante. Mas no futuro teremos um nível de precisão que vai beirar a ficção científica, com emails praticamente 100% personalizados.

Segundo Dave Chaffey, CEO da Smart Insights, hoje em dia a maioria das campanhas de email marketing divide seus contatos em apenas seis segmentos. Mas no futuro isso deve mudar: com a automação dos processos e maior acesso às informações dos clientes, o email marketing deve acompanhar cada passo no ciclo de compra e oferecer uma experiência completamente personalizada. O processo de segmentação vai ser totalmente automatizado, criando públicos segmentados baseados em informações como perfil, comportamento e ações anteriores.

Chaffey também acredita que a integração do email marketing com outras plataformas, como as redes sociais, deverá acontecer de maneira mais orgânica no futuro. Com o armazenamento dos dados em nuvem, ficará mais fácil seguir os passos dos clientes tanto no email marketing quanto no site ou nas ferramentas de compartilhamento social. O especialista aposta nessa mudança já para os próximos anos, já que estamos em uma época de rápidas evoluções nas ferramentas de email marketing.

O profissional de marketing do futuro não será mais aquele que é capaz de criar a linha de assunto mais atrativa. Em 2020, o marqueteiro mais procurado (e valorizado) será aquele capaz de lidar com as novas tecnologias para trazer os melhores resultados para a empresa.

As companhias com interesse em crescer com a ajuda do email marketing deverão oferecer ainda mais benefícios para reter os talentos que possuem não só o conhecimento para desenvolver sólidas estratégias de marketing, mas também buscam sempre as últimas novidades e sabem usar corretamente as diferentes ferramentas que serão lançadas no futuro. Com um profissional bem preparado e as ferramentas certas, o céu será o limite para o seu e-commerce.

Post anterior
Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?
Próximo post
As dicas de Philip Kotler para a fidelização de clientes

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!