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O email marketing no futuro: como será o nosso trabalho em 2020?

Quem trabalha com email marketing sabe que as mudanças são constantes. A cada dia surgem novas técnicas, novas informações, novas ferramentas. E os servidores de emails também atualizam seus parâmetros do que vai para a caixa de entrada ou não, e nós temos que acompanhar todas essas mudanças para garantir que as nossas peças cheguem corretamente às caixas de entradas dos consumidores – e também que eles cliquem onde desejamos, e efetuem a conversão.

Daqui a três anos, em 2020, sem dúvida o nosso trabalho será bem diferente do que é hoje. O Litmus, instituto especializado em análise de email marketing, resolveu fazer um estudo de futurologia e convidou alguns gurus do mercado para que façam suas previsões sobre email marketing no futuro, ano de 2020.

E nós, que estamos sempre olhando pra frente, vamos trazer esse conteúdo semanalmente para nos preparar para o futuro que está logo ali!

Email marketing no futuro: as previsões de Daniel Burstein

O primeiro especialista a falar sobre as perspectivas para o email marketing no futuro é Daniel Burstein, diretor de conteúdo editorial do MarketingSherpa. Na opinião de Burstein, a grande mudança para a qual deveremos estar preparados em 2020 é o aumento da efetividade dos leitores de email para identificar qual conteúdo é relevante ou não para os consumidores.

Segundo ele, os atuais servidores de email são uma “grande bagunça” e não se comparam à precisão das ferramentas de busca na hora de selecionar o que é realmente de interesse dos usuários. Mas isso deve mudar.

Nós já começamos a ver algumas mudanças nesse sentido com algumas ferramentas lançadas recentemente, como a caixa de prioridade do Gmail, a ferramenta Clutter do Outlook e o Google Now. Mas com a quantidade de informações que as empresas de comunicações têm sobre os seus consumidores, o filtro deve ficar ainda mais estreito – prevendo com exatidão o que os usuários desejam ver em suas caixas de entrada.

Ele cita um exemplo do que deve ocorrer:

Imagine que são 13h de um domingo em que o seu time vai jogar. O email principal na minha caixa de entrada será de uma emissora falando sobre a exibição da partida. Mas no momento em que eu saio de casa para o mercado local, a lista de compras que recebi da minha esposa e um cupom de desconto de uma loja passam a ser a primeira sugestão na minha caixa de entrada. E isso vai acontecer de maneira orgânica, sem nenhuma ação da minha parte.

Segundo ele, dessa maneira os consumidores passarão a confiar mais em suas caixas de entrada, e deverão dar mais atenção ao que está no topo da lista. E o que muda para os profissionais de marketing? Deverão ter ainda mais cuidados com a segmentação de suas listas de contato, enviando informações realmente relevantes, para que seu email apareça com destaque para os consumidores.

O lado bom do email marketing no futuro é que, assim que você acertar na segmentação da sua lista, os emails deverão ter um destaque maior – e consumidores mais preparados para interagir com o seu conteúdo!

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