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O papel da Gestão de Ti

O papel da Gestão de TI no e-commerce

O papel da Gestão de TI no e-commerce

A área de tecnologias da informação surge como um conjunto de técnicas de controle de hardware, software, estratégias e ideias para processar os dados coletados em uma empresa para criar uma rota a ser seguida para o crescimento.

No passado o profissional de TI era visto como um acessório na empresa. Um funcionário a mais para gerir as informações comerciais. Com a informatização das relações de mercado, esse profissional se tornou indispensável para todos os negócios que buscam espaço na internet e ele tem muito a acrescentar se você está pensando em trabalhar com e-commerce.

Por que investir em TI no e-commerce?

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Por que é importante para um Ecommerce, ter investimento em TI

Tecnologia é a palavra-chave quando se fala em comércio virtual. As necessidades dos usuários vêm mudando tão rapidamente que pode ser difícil de acompanhar, e é por isso que a TI se faz importante, ela é a área que irá prever soluções para problemas antes mesmo deles surgirem.

O que diferencia uma loja virtual de uma física está muito além da estrutura. A relação empresa-cliente se altera, o contato humano se reduz, e é necessário que o negócio consiga entregar ao consumidor essa experiência de maneira tão agradável quanto seria se estivesse em um comércio real. Não é nada satisfatório um site que apresente instabilidades, demore para carregar, contenha informações desconexas sobre produtos, ou que até mesmo não consiga processar o pagamento do cliente de maneira ágil. É necessário ter mecanismos prontos para não deixar essas falhas acontecerem.

Profissionais com conhecimentos técnicos na área da computação conseguem levar o seu e-commerce a outro nível. São capazes de implementar algoritmos que auxiliam o marketing. Quando você entra em um site e encontra na primeira página justamente aquilo que estava procurando, ou adiciona ao carrinho um produto e em seguida recebe uma recomendação que complementa a sua necessidade, tenha certeza, uma equipe de TI está por trás desses algoritmos que fazem você economizar muito tempo de navegação.

Integração dos setores de gestão é essencial

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Antes a empresa tinha dois setores completamente independentes. O TI e o Marketing. Com e-commerces não há como fazer essa separação. Se não houver integração total de todas as áreas, o negócio fica estagnado.

O marketing é o processo que trabalha arduamente para fazer a marca ser reconhecida e para convencer o consumidor de que a sua empresa é diferente de outra em quase todos os aspectos. O marketing consistia em tentativa e erro. As ideias surgiam, eram testadas, se funcionassem ótimo, se atrapalhasse o negócio, eram cortadas.

A TI, ao ser integrada ao marketing, pode fornecer dados valiosos sobre as campanhas publicitárias através de diversos métodos e índices. O teste A/B é uma das técnicas mais usadas, e uma das mais eficientes. Esse teste irá comparar alternativas com pequenas variações e gerar dados que informam sobre o sucesso de cada uma. Uma empresa deve estar aberta a ouvir as ideias que os seus times de trabalho têm para fazer o negócio crescer. Quando surgem duas ideias, ou uma única que pode ser aplicada de inúmeras maneiras diferentes, é necessário que as opções sejam testadas a fim de saber qual é o melhor caminho a seguir.

O empresário por muito tempo acreditou que as informações sobre a receita da empresa devem ser guardadas a sete chaves, mas não é bem assim. Quando toda a equipe está ciente dos lucros e metas, mais estará engajada para atingir os objetivos estabelecidos. A empresa deve ser analisada como um sistema composto por várias pessoas que queiram chegar ao mesmo lugar, mas se as informações mais importantes lhe são negligenciadas, os funcionários podem não saber para onde estão indo.

A gestão de TI, por ter surgido como um setor acessório, sempre foi a que teve menos acessos às informações do rendimento da empresa, mas para e-commerces é imprescindível que ela participe de todas as discussões. É nas mãos dela que está a estrutura da sua loja virtual, conhecendo as metas e limitações, pode-se modificar o site de maneira que as vendas cresçam e o retorno sobre investimento seja o maior possível.

Como saber se o site vai bem

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Nos anos 90 quando a internet se popularizou, os primeiros e-commerces começavam a caminhar. Era uma conquista se o site ficasse 24 horas no ar. Hoje é obrigatório não haver instabilidades na navegação, assim, a preocupação é outra, saber se a campanha na internet está surtindo efeitos.

Existem diversas maneiras de analisar quantitativamente e qual é a qualidade dos acessos ao seu comércio eletrônico, sendo a principal métrica a taxa de conversão. Milhares de pessoas podem acessar o seu site diariamente, isso é bom, mas só é um tráfego efetivo se a maior parte se interessar e adquirir um produto do seu catálogo. Essa taxa é uma porcentagem que mede essa relação entre a quantidade de compras efetivadas e o número total de acessos. O TI, conhecendo como a conversão varia ao longo do dia, pode redirecionar ao longo do tempo as estratégias criadas pelo marketing, atingindo horários estratégicos e aumentando o número de vendas finalizadas.

Escolhendo uma equipe de TI

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Geralmente a equipe contratada fica na sede da própria empresa, por questões de comodidade e praticidade, mas não é uma regra. Equipes que possuam autonomia, com um objetivo claro a ser seguido, se engajam mais na causa da empresa e aumentam a sua produtividade. Você pode montar a sua própria equipe de TI com os profissionais que acredita estarem mais aptos à cada função na gestão do e-commerce, ou entrar em contato com uma empresa que terceiriza o serviço. Em qualquer uma das opções você terá um retorno de investimento enorme.

A gestão de tecnologias da informação deixou de ser a área tão abstrata que era quando surgiu. São várias as funções que a TI se responsabiliza dentro de um negócio. Hoje é mais fácil entender os processos dos quais ela se encarrega, e com isso em mente, é possível integrá-la completamente à realidade do seu negócio, aumentando a produtividade e, por consequência, ampliar o lucro.

 

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