15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
O que nao pode faltar em um formulario de assinatura de newsletter

O que não pode faltar em um formulário de assinatura de newsletter?

Muitas empresas veem as redes sociais como o único meio de comunicação que é capaz de garantir um bom relacionamento com os seus clientes, mas essa afirmativa não é verdadeira. O e-mail marketing cumpre essa missão com muito sucesso também.

Tanto isso é verdade que, conforme alguns estudos, essa solução oferece um retorno sobre investimento (ROI) de até 122%. Resultado 4 vezes maior quando comparado com os números fornecidos por outras ferramentas, como as redes sociais, por exemplo. Além disso, outra pesquisa apontou que 89% dos comerciantes observam o e-mail marketing como o principal canal para nutrir leads.

Mas, como utilizar essa estratégia de forma correta e poderosa? O primeiro passo é saber criar um formulário de assinatura de newsletter. Afinal, será por meio dessa ferramenta que conseguirá os e-mails de seus clientes e potenciais clientes para executar o seu plano de relacionamento.

Se quer aprender como fazer uma, está no artigo perfeito. Neste texto iremos te mostrar o que não pode faltar em um formulário de assinatura de newsletter! Pegue um papel e um lápis e anote tudo, combinado?

A simplicidade é tudo para uma comunicação eficaz

Ao contrário do que muitos pensam, um formulário de assinatura de newsletter precisa ser simples, mas com informações suficientes para conseguir captar a atenção do cliente ou potencial cliente. Em outras palavras, deve-se evitar textos e frases longas, que nada mais fazem do que tomar o tempo do consumidor.

Se o consumidor chegou até o seu site é porque (querendo ou não) ele tem interesse nos produtos ou serviços que oferece. Então, não precisa colocar no formulário de assinatura informações sobre a história de sua empresa, os anos de experiência no mercado de atuação, etc.

Deixe isso para uma landing page, ferramenta do marketing digital que tem como função principal converter visitantes em leads ou em oportunidades de negócio. Nessa estratégia, pode-se adotar textos um pouco mais longos. Além disso, oferece-se sempre um brinde como contrapartida dos dados cedidos pelos clientes, que pode ser um e-book, um artigo ou até mesmo cursos gratuitos.

No formulário de assinatura de uma newsletter, solicite apenas o essencial para que consiga montar seu banco de dados de clientes, como: nome completo (ou apenas nome e sobrenome) e e-mail. Com essas informações básicas você pode criar uma estratégia de relacionamento eficiente, desde que para isso segmente os seus públicos, criando para cada um uma estratégia de aproximação diferente. Fazendo assim, você pode obter melhores resultados.

Um exemplo de frase simples, mas que passa com sucesso o objetivo de um formulário de assinatura de uma newsletter, é esta: “Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades, promoções e lançamentos.”

Veja que ela é simples, mas abarca um universo de conteúdos: os produtos ou serviços da marca, bem como os textos, vídeos e imagens que ela produza para agregar valor aos seus negócios.

Usabilidade e responsividade é a tendência

Hoje, como sabemos, a maioria das pessoas procura facilidade em relação a tudo que faça ou pretenda fazer. Não tiramos a razão delas, afinal, quem gosta de enfrentar processos complexos e burocráticos, que nada mais fazem do que tomar o nosso querido tempo e paciência?

Então, no caso de uma assinatura de uma newsletter, o processo é o mesmo. Os clientes ou potenciais clientes desejam facilidade e usabilidade na hora de realizar a sua assinatura. Isso significa que deve criar um formulário simples e que seja possível assinar em diversos dispositivos: celular, tablet, Ipad, computador ou desktop, etc.

Quando o formulário não é usual ou responsivo, o consumidor para assiná-lo precisa utilizar um computador ou desktop, o que pode tomar seu tempo e até mesmo fazê-lo desistir. Todas as possibilidades têm que ser consideradas. Afinal, é somente fazendo isso que podemos preencher as lacunas.

Na verdade, ele até pode usar um tablet, por exemplo, mas a experiência não será tão boa assim, considerando que o produto não conta com a funcionalidade de adaptação. O que pode levar o cliente ou potencial cliente a desistir da assinatura.

No entanto, quando o formulário é responsivo, pode assinar até mesmo enquanto caminha pelas ruas, de forma simples, fácil e ágil, bastando para isso preencher os dados solicitados e dar apenas um clique.

Mas não é somente por isso que deve tornar o seu formulário de assinatura de uma newsletter responsivo. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo E-commerce Brasil, site referência no mercado eletrônico, é consenso nesse meio que os dispositivos móveis se tornaram os principais meios de acesso à internet.

Os clientes utilizam seus equipamentos móveis não apenas para comprar produtos ou serviços, mas também para fazer outras atividades, como assinar uma newsletter, realizar pesquisas, etc.

A sinalização pode conferir maior assertividade

A sinalização pode conferir maior assertividade

Um bom formulário de assinatura de uma newsletter não só possui um texto conciso, claro e objetivo, mas também sinalizações que tornam a experiência do interessado ainda mais agradável e marcante, a ponto de fazê-lo decidir pela assinatura rapidamente.

Colocar sinalizações em seu formulário pode não só garantir isso, como também o correto preenchimento dos dados solicitados.

Muitas vezes, como sabemos, o interessado, na correria do dia a dia, pode preencher o formulário de todo jeito, sem que perceba que deixou de inserir algumas informações obrigatórias, como o nome completo ou nome e sobrenome, colocou o e-mail de forma errada ou, ainda, deixou alguma espaço em branco. Nessa situação, a sinalização pode lhe orientar a fazer o preenchimento da forma correta.

Algumas sinalizações que são utilizadas em um formulário de assinatura de newsletter são: asteriscos na parte superior do espaço a ser preenchido; informe escrito na cor vermelha de que alguns dados solicitados foram fornecidos de forma errada ou deixados em branco; e até mesmo ícones com setas indicando qual o espaço obrigatório o cliente ou potencial cliente deve preencher.

Utilizar a criatividade nesse momento é fundamental para criar sinalizações atraentes e capazes de fazer o formulário de assinatura de uma newsletter obter o sucesso que se espera. Portanto, não tenha medo de inovar e coloque em sua mídia o que for necessário para que o cliente se interesse pelo conteúdo, mas sempre prezando, como já dissemos, pela simplicidade e objetividade.

Botão de envio

Botão de envio

Pode parecer algo simples, mas colocar um botão de envio em seu formulário estimula o cliente ou potencial cliente a assiná-lo. Ao menos foi isso que apontou um estudo desenvolvido por algumas agências de marketing de digital.

Nesse caso, o botão se configura como uma chamada para ação (CTA), ou seja, impulsiona o consumidor a fazer algo que seja do interesse da organização, como ceder os seus dados e finalmente assinar o boletim digital desta.

O botão deve possuir o tamanho, a cor e a dimensão necessários para que o cliente seja atraído para essa armadilha. Geralmente, ele é colocado na parte inferior do formulário, pois, dessa maneira, o cliente ou potencial cliente pode, assim que preencher as informações solicitadas, clicar nele, finalizando tal processo.

Conexão entre formulário e marca

O ideal é construir um formulário que dialogue com as cores da logo da marca, ou seja, com a sua identidade visual. Isso significa que o layout do seu formulário de assinatura de uma newsletter deve possuir as cores adotadas pela marca em suas comunicações visuais oficiais — logo, banner, folder, etc.

Manter essa coerência ajuda a marca a se fortalecer na mente de seus públicos e a se destacar no mercado. Portanto, quando estiver desenvolvendo o seu formulário, busque adotar tais tons.

Espaço para comentário

Alguns especialistas recomendam colocar no formulário de assinatura de uma newsletter espaço para comentários. A ideia com isso é permitir que os consumidores ou interessados possam sugerir posts ou publicações, bem como produtos ou serviços, de acordo com os seus interesses.

É uma iniciativa bastante inovadora, considerando que a maioria dos formulários não conta com esse recurso, inibindo assim o cliente de emitir sua opinião ou de deixar uma mensagem que possa contribuir para o crescimento da marca.

Mais do que isso, na verdade, um formulário eletrônico de assinatura de newsletter pode ser utilizado para os clientes expressarem suas dúvidas e elogios, assim como também reclamações referentes a produtos ou serviços que forneça.

Ainda que a sua missão principal não seja essa, mas quando os clientes utilizam esse espaço para isso, pode contribuir para o desenvolvimento de sua organização, bem como para a sua maturidade comercial.

As reclamações, elogios e sugestões podem ser utilizados para melhorar serviços, a qualidade de produtos e até mesmo o atendimento ao cliente.

Sinceridade ou honestidade

Muitas empresas se valem do espaço para serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para enviar e-mail marketing para clientes. Na verdade, utilizam estrategicamente o formulário do SAC para solicitar dados como e-mail, telefone, nome, entre outros.

De posse dessas informações, passam a enviar newsletter para consumidores que não aprovaram o envio desse material. Nunca faça isso!

Esse tipo de atitude não traz nada, a não ser aborrecimento para o consumidor, que talvez não tem o menor interesse de receber o material enviado. De imediato, pode cancelar a inscrição, dando assim a impressão que a sua estratégia de e-mail marketing foi um fracasso.

O ideal é ser sincero com o cliente ou potencial cliente, ou seja, garantir que ele saiba exatamente o que está assinando e o que vai receber dali em diante em seu e-mail. Dessa maneira, evitam-se conflitos.

Brinde ou algo em troca como contrapartida dos dados cedidos e assinatura

Toda diferenciação adotada em uma estratégia de marketing pode ajudar a empresa a conseguir com maior agilidade os seus objetivos. Assim, por que então não conceder aos seus clientes ou potenciais clientes um brinde como contrapartida pela assinatura de sua newsletter?

Que a verdade seja dita, hoje, a maioria das pessoas recebe em seu e-mail dezenas e até mesmo centenas de e-mails comerciais dos mais variados segmentos: moda, saúde, educação, tecnologia, viagens, etc.

Em outras palavras, estão saturadas de tanta informação, ofertas e promoções. Então, a primeira pergunta que deve fazer: qual é o diferencial do meu formulário de assinatura de uma newsletter e por que ele iria chamar a atenção do cliente, a ponto de fazê-lo assinar?

Se perceber que o seu formulário não oferece nenhum atrativo, igualando-se aos demais, não deixe de adicionar um ponto de destaque, que pode ser a oferta de um brinde.

Em suma, mais do que apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, para a marca estimular o seu cliente a tomar uma decisão que deseja, ela precisa ir além. Precisa estudar os seus públicos, saber o que eles desejam e quais são as suas principais necessidades.

Um executivo, por exemplo, poderá se interessar por assuntos relacionados à inovação e gestão. Por que então não oferecer um e-book sobre práticas de gestão de sucesso como uma forma de estimular a sua assinatura?

A marca precisa entender que quanto mais clientes ou potenciais clientes assinaram a sua newsletter, maior será a sua probabilidade de aumentar as vendas e o seu poder investimento.

Notificação de conclusão de assinatura

Notificação de conclusão de assinatura

Outra coisa que deve inserir em seu formulário de assinatura de uma newsletter é a notificação de que as informações solicitadas foram enviadas corretamente e a sua assinatura foi concluída. Algumas técnicas nesse sentido podem ser adotadas, como é o caso da confirmação da assinatura por e-mail.

Assim que o cliente ou potencial cliente assinar a newsletter, é enviado para o seu e-mail uma mensagem de agradecimento e de confirmação da assinatura, o que assegura maior segurança para o interessado de que vai receber periodicamente as suas ofertas, promoções e novidades.

Então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que comece desde já a montar o seu formulário de assinatura de uma newsletter de forma correta e poderosa. Siga direitinho as nossas recomendações e verá que a sua estratégia de marketing digital poderá ser um sucesso!

 

16 dicas para escrever um email marketing que converte
Post anterior
16 dicas para escrever um email marketing que converte
landing page e email marketing juntos resultado
Próximo post
Landing Page e Email Marketing trabalhados juntos otimizam o resultado?

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!