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Os maiores erros que você pode cometer em Marketing Digital

Aplicar o Marketing Digital na sua empresa parece uma tarefa simples. Na teoria é só criar uns posts no Facebook para ter uma “presença digital”, mas na teoria essa tarefa exige muito estudo e trabalho duro.

Uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida tem diversas iniciativas, para que a empresa seja encontrada facilmente pelos clientes. Se antigamente era você que ia até os seus consumidores em potencial, hoje em dia são eles que encontram você. E a sua marca tem que estar preparada, com conteúdo de qualidade para captar a atenção dos usuários.

E é nessa ânsia de levar o seu conteúdo até o maior número possível de consumidores que cometemos muitas falhas na estratégia de Marketing Digital.

Por isso, confira quais são os maiores erros que você pode cometer em Marketing Digital, e como evitá-los:

Não produzir conteúdo

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Como mencionamos anteriormente, muitos profissionais acreditam que basta uma página no Facebook para estarem inseridos no universo do Marketing Digital. Embora seja muito importante manter uma presença nas redes sociais, é fundamental que você vá além – muito além.

Produzir conteúdo é fundamental para a sua empresa por diversos motivos. E não estamos falando apenas de conteúdo para redes sociais: você precisa publicar artigos em blogs, sites e e-books, entre outros.

Com a produção de conteúdo você ampliará de maneira significativa a sua presença online, dando muito mais oportunidades para que os clientes encontrem a sua empresa. Com a produção de conteúdo você receberá links de volta para a sua página, o que é fundamental para a estratégia de SEO. Mas o mais importante é que com a produção de conteúdo você se tornará referência no segmento em que atua: ao ler os seus artigos, os clientes confiarão muito mais na sua marca.

Portanto, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa não ignore a produção de conteúdo!

Comprar listas de email

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O email marketing é um dos grandes pilares do Marketing Digital e nisso nós todos concordamos. Porém, na ânsia de ver resultados rápidos em suas campanhas, muitas pessoas acabam recorrendo a listas de email compradas para atingir o maior número de internautas no menor tempo possível. E isso não poderia estar mais errado.

Pra começar, esse ato fere uma das boas práticas no envio de email marketing, que é somente enviar mensagens para usuários que se cadastraram na sua base de contatos. Mas essa prática não é apenas moralmente questionável, ela também pode prejudicar as suas campanhas de maneira irreparável.

Isso porque a maioria das listas que são oferecidas por aí são desatualizadas. Você vai desperdiçar recursos com usuários que jamais lerão as suas mensagens, e os leitores de email mais populares perceberão que você envia emails para usuários inexistentes – e irão classificar seus envios como SPAM. E você quer suas mensagens na caixa de entrada, não na pasta de SPAM. Certo?

Mas isso nem é o pior. Muitos desses emails inexistentes são transformados em SPAM traps (ou armadilhas de SPAM) pelos servidores. Ou seja, ao enviar uma mensagem para determinados endereços você será classificado imediatamente como um spammer.

Sem mencionar que ao comprar uma lista você não tem informação nenhuma sobre o contato, sobre suas preferências e seu histórico de compras. Você não será capaz de enviar mensagens segmentadas, o que também irá prejudicar o resultado da sua campanha. Resumindo: não compre listas de emails sob hipótese alguma!

Não analisar as suas métricas

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Quando você envia um email marketing, um relatório é gerado (pelo menos se você usa uma ferramenta bacana como o Nitronews). As redes sociais possuem relatórios bastante completos, mostrando o alcance de cada post. O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, que pode ser configurada para mostrar os mais diferentes tipos de dados. Ou seja, mesmo sem contratar uma ferramenta dedicada à análise do tráfego no seu site, você já tem dados bem completos sobre a sua audiência.

E esses dados são muito importantes. Através da análise das suas métricas você pode identificar de onde os seus visitantes estão vindo; qual foi o fator que os atraiu; quais foram as compras que eles realizaram, entre outras coisas. Dessa maneira, você consegue visualizar quais são os seus acertos e erros na estratégia de Marketing Digital – e, claro, repetir o que dá certo e abolir o que não funciona.

Não usar as palavras-chave certas

Se você já leu sobre SEO sabe da importância das palavras-chave para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. As palavras-chave, quando bem exploradas, atraem tráfego para o seu site, blog, vídeo ou qualquer outro conteúdo publicado por você. Mas o que você talvez não saiba é que não basta utilizar qualquer palavra-chave. Tem que ter cuca no lance – sim, pensamento e estratégia são fundamentais na hora de determinar as palavras-chave que serão utilizadas na sua estratégia.

Para identificar quais são as palavras-chave relevantes para o seu negócio, é necessário pesquisar muito. Utilize ferramentas como o Google Adwords Keyword Planner para descobrir quais palavras possuem um volume alto de buscas na internet e quais farão com que o seu conteúdo alcance uma boa classificação nas ferramentas de busca.

Além disso, é fundamental monitorar cada palavra-chave constantemente para monitorar a sua classificação no ranking, a quantidade de tráfego que está recebendo e também a conversão. Com esses dados, você será capaz de ajustar constantemente não só o seu conteúdo como também os seus esforços em links patrocinados para que você tenha o melhor resultado com o menor investimento possível. Dessa maneira você impactará positivamente o ROI da sua empresa – menos gastos e mais resultados é o sonho de qualquer profissional de Marketing Digital, não é?

Não procurar ajuda

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O Marketing Digital é composto de diversas iniciativas: redes sociais, email marketing, conteúdo, links patrocinados… é humanamente impossível que um empreendedor possa cuidar do seu negócio e ainda dar conta de tudo isso. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto para alcançar resultados satisfatórios. Aqui no Nitronews estamos prontos para ajudá-lo a criar campanhas de email marketing incríveis, por exemplo. Não deixe de nos procurar para dar um gás nas suas campanhas!

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