15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.nitronews.com.br/blog 300 true
tipos de vídeos

Os tipos de vídeos que você pode produzir para sua marca

Se você está lendo esse post, certamente já sabe da importância de usar vídeos na sua estratégia de marketing. Com vídeos você consegue se comunicar com a audiência de uma maneira mais objetiva, divertida e eficiente do que através de outros formatos.

A audiência do YouTube cresce a cada dia, e estima-se de que será maior do que a da televisão tradicional em poucos anos. Em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, os vídeos também ganham cada vez mais destaque, atraindo a atenção de usuários ávidos por conteúdo de qualidade.

Mas entendemos que produzir vídeos para uma marca não é tão simples quanto parece. Além de todos os cuidados com a pré e pós-produção, também é necessário encontrar o formato ideal para impactar a sua audiência e promover a sua marca.

Por isso, listamos alguns tipos de vídeos que você pode criar para estabelecer um diálogo ainda mais direto com o seu público-alvo, e de quebra reforçar o branding da sua empresa. Continue lendo e confira!

Defina os tipos de vídeos que você irá produzir

tipos de vídeos

Antes de sair produzindo vídeos para a sua marca, é importante que haja um planejamento bastante detalhado. É fundamental, por exemplo, que você determine qual será o público-alvo do seu vídeo.

Não adianta fazer um vídeo no estilo dos mais famosos influenciadores do YouTube, com um jovem gritando em frente às câmeras, se você pretende atingir uma audiência mais madura.

Também é muito importante pensar no seu orçamento antes de definir os tipos de vídeos que você irá produzir. Um vídeo com diversas externas, por exemplo, demanda mais trabalho (e consequentemente, mais recursos) do que um vídeo gravado em estúdio.

De posse dessas informações, você será capaz de pensar no melhor formato para os seus vídeos.

Os tipos de vídeo que você pode explorar na sua estratégia

Nem todos os tipos de vídeos são iguais. Existem diversos tipos de vídeo que você produzir e explorar junto ao seu público. Fizemos uma lista dos tipos de vídeos para que você determine qual é a melhor opção para a sua empresa. Confira:

– Tutoriais

tipos de vídeos

Os vídeos com tutoriais fazem muito sucesso na internet, e não é por acaso: as pessoas cada vez mais recorrem à rede para aprender como resolver os seus problemas e lidar com seus produtos.

E não importa qual é a sua área de atuação: sempre é possível pensar em um tutorial interessante para a sua audiência.

Se a sua empresa atua no ramo da moda, pode fazer vídeos ensinando a montar combinações de roupas. Se você trabalha com eletrodomésticos, pode ensinar a instalar e configurar os equipamentos. Se possui um restaurante, pode compartilhar receitas ou dicas de cozinha.

Ou seja, o céu é o limite. Pense no que você pode ensinar, e produza tutoriais de qualidade para a sua audiência. Lembre-se de que muitas pessoas procuram por tutoriais na internet, então as chances de figurar nas buscas e conquistar novos espectadores é grande!

– Resenhas

tipos de vídeos

Outro tipo de vídeo muito popular são as resenhas, que podem ser desde produtos até atrações culturais. As pessoas querem saber se vale a pena ou não investir seu tempo e dinheiro nesses produtos, e aí você pode não só atrair uma grande audiência como também impulsionar as suas vendas.

Muitos youtubbers ganharam fama fazendo resenhas, então por que não se beneficiar desse formato?

Porém, é importante que você não se distancie da sua marca ao trabalhar com reservas. Se você vende automóveis, não faz sentido produzir uma resenha de batom, por exemplo. Aproveite o espaço para falar das últimas novidades automobilísticas e fale sobre o seu produto.

Claro que ao resenhar um produto você pode incluir o seu link para a compra, o que aumenta suas chances de conversão!

– Entrevistas

tipos de vídeos

Se você deseja produzir vídeos mais aprofundados e que gerem mais engajamento, as entrevistas são uma boa opção.

Você pode entrevistar executivos da sua empresa, personalidades envolvidas em suas campanhas ou até clientes satisfeitos. Pense que você já tem um compartilhamento garantido: o do entrevistado!

O importante é que a entrevista seja realizada com personalidades que interessam ao seu público-alvo e que tragam algo novo para a mesa. Produzir um vídeo demanda bastante trabalho e recursos, e você não quer desperdiçar esses recursos com conteúdos que não serão interessantes para a sua estratégia de marketing.

– Perguntas frequentes

tipos de vídeos

Não importa qual é o seu negócio: é provável que você receba perguntas muito semelhantes com frequência. Essas perguntas podem ser sobre prazo de entrega ou sobre o uso do seu produto, tanto faz.

O importante é que você identifique quais são essas perguntas frequentes e que possa respondê-las para deixar o consumidor ainda mais tranquilo para fazer a compra com a sua empresa.

Você pode produzir um vídeo com todas as questões, ou um para cada uma. Tanto faz. O importante é que esse conteúdo esteja sempre à disposição dos consumidores, que poderão consultá-lo sempre que necessário.

E os vídeos de perguntas frequentes têm mais um benefício: podem diminuir o número de solicitações para o SAC da sua empresa.

– Webinar

tipos de vídeos

Já falamos aqui sobre os webinars: são uma excelente maneira de captar contatos para o seu mailing, além de reforçar a sua posição como autoridade no assunto debatido.

Você pode realizar webinars ao vivo, e depois disponibilizar os vídeos em seus canal no YouTube, por exemplo. Você será uma fonte de conhecimento, e frequentemente será consultado por clientes em potencial.

E o melhor é que um webinar não precisa de muitos recursos: basta ter um bom dispositivo para fazer a transmissão e uma conexão de internet de qualidade. Também é interessante ter uma landing page para a inscrição dos usuários e exibição do conteúdo.

Se possível, inclua recursos de chat para receber perguntas dos usuários e respondê-las em tempo real. É importante manter o tom informal da conversa e fazer com que sua audiência se sinta à vontade para interagir durante a realização do webinar.

 

Gostou das dicas sobre os tipos de vídeos? Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo!

chatbots
Post anterior
Chatbots: como usar a Inteligência Artificial a favor do seu e-commerce
boa-thumbnail-video-youtube
Próximo post
Como fazer uma boa thumbnail para o seu vídeo no YouTube

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!